Receita de mortadela vegana light imperdível

Especialista da área:
atualizado em 12/11/2021

Ao descobrirmos do que é feita a mortadela, fica bem claro que ela não pode passar nem perto da cozinha dos adeptos do estilo de vida vegano. Mas você sabia que existe uma versão do embutido pensada especialmente para quem não consome produtos de origem animal?

  Continua Depois da Publicidade  

É isso mesmo: hoje, vamos conhecer uma receita de mortadela vegana que dá para preparar em casa! Ela é feita à base de ingredientes como cogumelo shimeji, soja, arroz, amido de milho, beterraba, pimentão e ágar-ágar.

Ao mesmo tempo, a preparação conta com uma série de temperos como curry, pimenta-do-reino, páprica defumada, cebola, alho, vinagre de maçã e azeite de oliva.

Ficou curioso para saber como juntar tudo isso para preparar uma mortadela vegana? Então, não deixe de conferir o passo a passo da receita, descrito logo a seguir:

Mortadela vegana

Mortadela vegana light

Uma mortadela pensada especialmente para os veganos. Mas até quem come carne vai aprovar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 20 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Acompanhamento
Culinária Brasileira
Rendimento 10
Calorias 125 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Liquidificador
  • Forma
  • Filme plástico

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Em uma panela, refogue o shimeji, o pimentão, a cebola e o alho com molho shoyu e no vinagre de maçã. Deixe dar uma murchada no shimeji.
  • Espere o refogado esfriar e ponha no liquidificador. Junte o arroz, a soja, a beterraba, uma xícara de água, a pimenta-do-reino, o curry, a páprica defumada e outros temperos da sua preferência, como tempero baiano.
  • Adicione o sal, prove e ajuste o tempero. Bata bem até a massa ficar uniforme. Dê uma mexida na mistura e adicione mais ½ xícara de água. Bata novamente. Se achar que precisa, adicione mais sal e misture.
  • Adicione o amido de milho, bata mais uma vez e reserve, Dilua bem o ágar-ágar em ½ xícara de água.
  • Coloque a mistura do liquidificador em uma panela e cozinhe por aproximadamente quatro a cinco minutos, mexendo o tempo todo.
  • Então, adicione o ágar-ágar diluído aos pouquinhos e cozinhe por cerca de mais quatro minutos, mexendo sempre.
  • Desligue o fogo, mexa a massa com uma colher, adicione o azeite de oliva e misture bem até que ele se incorpore à massa. Deixa a massa esfriar.
  • Transfira a massa para uma forma ou recipiente com formato de cilindro e coloque filme plástico apenas na parte de cima da mortadela. Bata embaixo do recipiente para compactar bem a mortadela.
  • Leve para gelar e deixe de um dia para o outro: a mortadela vegana deve ficar no mínimo oito horas na geladeira. Passado esse tempo, é só desenformar e aproveitar!

Notas

  • A mortadela vegana dura até uma semana na geladeira.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar os pedaços da sua mortadela vegana.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Mortadela vegana light
Quantidade por Porção
Calorias 125 Calorias da Gordura 54
% Valores Diários*
Gordura Total 6g9%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 232mg12%
Potássio 217mg5%
Carboidratos 14g5%
Fibras 2g8%
Açúcar 2g
Proteína 4g8%
Vitamina A 337IU11%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 11mg12%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 7mcg6%
Cálcio 36mg3%
Cobre 1mg
Folato 28mcg7%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 32mg8%
Fósforo 75mg6%
Selênio 4mcg7%
Zinco 1mg9%
Colina 5mg1%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave mortadela, mortadela caseira, mortadela vegana, mortadela vegana light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário