Ágar-Ágar Emagrece? – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Receitas

Especialista:
atualizado em 22/03/2020

Muitas pessoas que fazem dieta se perguntam se o ágar-ágar emagrece, pois ele ganhou fama de inibidor de apetite devido à sua capacidade de aumentar de tamanho dentro do estômago, ocupando o lugar de outros alimentos e garantindo uma saciedade com menos comida e por mais tempo. 

Sabe-se que é um produto com aspecto gelatinoso extraído de algumas espécies de algas, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. A versão em pó é mais usada em preparos culinários, enquanto o produto em cápsulas é mais concentrado e, por isso, pode ser utilizado como suplemento alimentar. Abaixo você aprenderá mais sobre o ágar-ágar, o que é, para que serve, seus benefícios e receitas.

Alguns alimentos, como salgados e comidas gordurosas, muitas vezes fornecem somente metade da saciedade do que outros. E, neste caso, a saciedade que eles proporcionam não compensa porque vem acompanhada de muitas calorias. Veja abaixo os 15 alimentos que dão saciedade e ajudam a perder barriga.

Se a pessoa estiver iniciando a vida vegana, pode ser que em algum momento tenha se sentido confuso com receitas complexas que usam ingredientes que não são tão fáceis de achar no mercado ou que são muito caros, mas não se preocupe, para cada receita super complicada existem outras mil vezes mais simples e fáceis. Leia abaixo e aprenda sobre as dicas de alimentação vegana deliciosa e variada.

Derivado de algas marinhas, sua origem é vegetal e é repleto de benefícios, pois é fonte de fibras, rico em vitaminas, livre de glúten e lactose, além de ter baixas calorias. Seu uso é aplicado principalmente no preparo de receitas, algumas vezes como um substituto da gelatina e ovos e em outras como espessante para sopas, sorvetes e outras sobremesas.

Vamos conhecer mais sobre ele e entender se o ágar-ágar emagrece mesmo, além de conferir para que serve, seus benefícios, onde encontrar, e como usar em receitas.

Ágar-ágar – O que é?

O Agar é uma substância que estrutura as paredes das células de algas marinhas do Mar Vermelho. Considerado um carboidrato de algas marinhas, ele também é conhecido pelo seu nome japonês Kanten, ágar-ágar ou agar. A olho nu, é uma substância quase transparente, seu uso está relacionado ao preparo de alguma receitas, pois é muito utilizado como ingrediente considerando que ele não tem sabor, cheiro, cor e não acrescenta açúcar e gordura aos preparos.

Para que serve?

O ágar é usado para gelificar (transformar em gel) muitas receitas como sobremesas, sopas, molhos, geleias e mais. É também uma alternativa vegetariana para substituir a gelatina, uma vez que ela tem origem animal, mas a sua troca traz algumas diferenças, pois o agar é mais firme e resulta em receitas menos crocantes e cremosas. Uma vantagem é que ele resiste às altas temperaturas, então você não precisará se preocupar com a consistência das suas receitas no verão.

Na indústria farmacêutica o ágar-ágar pode ser tratado como matéria-prima para embalar cápsulas, vitaminas, laxantes e pasta de dente, por exemplo. Já na indústria cosmética, pode ser usado em produtos para amaciar e hidratar a pele e o cabelo. Muitos fabricantes estão introduzindo o ágar-ágar como matéria-prima para fazer batom, sabonetes, pomadas, loções e cremes.

Benefícios

O ágar-ágar é uma substância muito versátil e tem tido usos diferentes ao longo dos anos em todo o mundo. A alga contém muitas substâncias importantes para o organismo e por isso pode ser usada de várias maneiras para ajudar a melhorar nossa saúde. Confira abaixo alguns benefícios gerados pelo consumo de ágar-ágar.

  • Pobre em carboidratos, não tem açúcar e gorduras, resultando em um alimento de baixo valor calórico ideal para incluir nas dietas de emagrecimento.
  • É livre de amido, soja, glúten, fermento, trigo, leite, ovo e conservantes. Adequado para pessoas que têm intolerância a esses alimentos.
  • Fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo cálcio, ferro, zinco, potássio, manganês.
  • Ajuda na digestão e funciona como desintoxicante, eliminando toxinas ruins do organismo.
  • Auxilia no tratamento de diabetes tipo 2, controlando os níveis de açúcar no sangue devido a sua capacidade de absorver a glicose no estômago, permitindo que ela passe rapidamente pelo sistema digestivo sem ser absorvida.
  • Tem origem vegetal e é um ótimo substituto para gelatina, que por sua vez tem origem animal. Essa condição torna-o adequado para as dietas vegetarianas, veganas e restrições alimentares.
  • É composto por 94,8% de fibras que colaboram com o trânsito intestinal, auxiliando no tratamento de constipação, diarreia e doenças inflamatórias.
  • Ajuda a fortalecer unhas e cabelos.
  • É rico em aminoácidos que ajudam a reduzir a inflamação, promovem um sono melhor e diminuem a ansiedade e o estresse.
  • Estimula a síntese do colágeno, evitando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e hidrata a pele.

São muitos os benefícios decorrentes do ágar-ágar, porém, ele tem sido muito usado como um emagrecedor e vem mostrando contribuições significativas para a redução de peso.

Ágar-ágar emagrece mesmo?

Sim, o ágar-ágar pode ajudar no emagrecimento. Ele é popularmente conhecido como um inibidor de apetite e recebe essa fama pela capacidade de se tornar gelatinoso e expandir seu volume quando atinge os sucos estomacais ou quando é consumido com água e outros líquidos.

Essa condição traz uma sensação de saciedade maior e que é sentida por mais tempo, além de condicionar o organismo a uma digestão mais lenta, evitando que você coma em excesso. Um estudo mostrou também que o ágar-ágar emagrece porque acelera o metabolismo.

Sua composição revela que uma porção de 28 gramas contém 87 calorias, 09 gramas de gordura e 1,76 gramas de proteína. Uma ótima opção para as dietas de baixa ingestão calórica.

Outro fator a ser considerado é que ele é rico em fibras e consequentemente uma excelente ferramenta para a redução de peso. A fibra do ágar-ágar contribui com a limpeza do sistema digestivo, absorve a glicose no estômago e a bílis, não permite que elas permaneçam muito tempo no sistema digestivo e impede o organismo de reter e armazenar o excesso de gorduras e colesterol, além de contribuir com a eliminação de toxinas e redução de líquidos e inchaços do corpo, o que colabora com o emagrecimento.

As pessoas frequentemente confundem sede com fome e, ao descobrir que se trata de sede, pode-se descobrir que a vontade de comer diminui. Mas, se você realmente estiver com fome, procure esses alimentos que não engordam e dão saciedade quando precisar de mais sustância e menos calorias. Você gostará de saber e conhecer sobre os 8 alimentos que não engordam e dão saciedade.

Onde encontrar?

Você pode comprar o ágar-ágar em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas, farmácias e em sites de produtos especializados. Pode ser encontrado também em alguns supermercados que têm uma seção de alimentos saudáveis ​​ou suprimentos de culinária especiais.

Ele está disponível principalmente em duas versões: em cápsulas e pó, mas pode ser encontrado também em forma de gel. As versões em cápsulas são comercializadas em quantidades e doses diferentes, então é importante estar atento para comprar aquela que realmente atenderá a suas necessidades. Já a versão em pó pode ser comprada por quilo (gramas) e é recomendada para o preparo de receitas.

Como usar?

O ágar-ágar tem muitos usos, mas o seu principal é na culinária.  É um substituto de gelatina, funciona como um espessante para receitas, sorvetes e outras sobremesas.

Para aqueles que pretendem utilizá-lo como um inibidor de apetite, é adequado verificar com o médico ou nutricionista a quantidade recomendada, e como ela será inserida na dieta.

Para receitas, o ágar-ágar requer um preparo. Veja as etapas, a base e algumas dicas e receitas para usá-lo.

1. Prepare o ágar-ágar Dosagem

A versão em pó é a mais utilizada para o preparo de receitas e é geralmente mais fácil de usar. O agar pode facilmente substituir a gelatina, sua dosagem é de 1 para 1, ou seja, 1 colher de sopa de gelatina equivale a 1 colher de sopa de agar.

2. Adicione líquido e misture

A consistência será formada pela quantidade de ágar-ágar adicionada à mistura, principalmente para as receitas que não trazem uma medida exata. Você pode utilizar para preparar um agar firme a dosagem de 1 xícara de chá para uma colher de chá de pó.

Caso o objetivo seja gelificar (transformar em gel) um líquido mais ácido, como os derivados de sucos de frutas, pode ser preciso uma quantidade um pouco maior de agar. Isso será necessário devido à quantidade de enzimas presentes nos líquidos ácidos, pois elas impendem a formação do gel.

3. Leve a mistura para ferver

O ágar-ágar só ganhará a forma de gel se for fervido. Caso contrário, ele irá apenas hidratar.

A mistura de pó e água deve ferver por no mínimo 2 minutos, mexendo frequentemente até que ele esteja completamente dissolvido.

Vale ressaltar que o ágar-ágar precisa de uma temperatura mais alta do que a gelatina, isso significa que ele só sofrerá a transformação após a fervura. Caso sua receita leve outros ingredientes, prepare primeiro o agar, deixe ferver por dois minutos e misture ainda quente, com sucos, chás, frutas ou outro ingrediente de sua preferência.

4. Deixe esfriar

Depois de fervido, despeje em um recipiente e deixe esfriar. A mistura começará a gelificar quando começar a esfriar e permanecerá nessa consistência em temperatura ambiente, ou seja, não é necessário refrigerar.

Dicas

  • Caso não tenha certeza se colocou a quantidade certa de ágar-ágar, após o preparo coloque uma pequena quantidade em uma tigela e veja se ele ficará firme. Se não definir após 30 segundos, adicione mais e leve novamente ao fogo. Caso esteja muito firme para a sua receita, adicione mais água ou outro líquido.
  • Após o preparo, evite mexer a mistura até que ela esteja completamente pronta (gel), pois ela poderá não atingir o ponto certo.
  • Não unte ou forre o recipiente. Essa prática poderá impedir o processo de transformação.
  • O ágar-ágar não tem gosto, isso significa que ele vai assumir o sabor de qualquer alimento que for misturado ao preparo, independente de doce ou salgado. Use a criatividade.
  • O agar pode ser utilizado como um substituto para as claras de ovos, sendo uma boa alternativa para veganos e alérgicos. Para substituir o ovo, misture uma colher de sopa de pó de agar com 1 colher de sopa de água. Use um liquidificador ou mixer para misturar, em seguida coloque na geladeira para esfriar. Quando a mistura estiver fria, retire-a da geladeira e bata pela segunda vez. Esta mistura substitui as claras de ovos da sua receita e não vai alterar o sabor ou a cor.
  • Faça pudins ou cremes usando o agar no lugar no lugar dos ovos. Faça uma receita básica de agar, quando estiver pronto use um liquidificador ou mixer e bata até ficar homogêneo. Misture com os demais ingredientes e está pronta a sua receita sem ovos.

Como usar?

Tome nota de algumas receitas com ágar-ágar que cabem na sua dieta.

1. Gelatina detox de ágar-ágar

Ingredientes:

  • 01 xícara (chá) de suco de fruta natural de sua preferência sem açúcar.
  • Adoçante culinário (se necessário).
  • 01 colher de chá de ágar-ágar.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até levantar fervura. Deixe ferver por dois minutos e depois coloque em um recipiente e deixe esfriar. Não é necessário refrigerar.

Dica: Escolha frutas que possuem alta concentração de água, como melão e melancia, assim sua eliminação de líquidos será maior.

2. Chá de ágar-ágar

Ingredientes:

  • 01 colher de chá de ágar-ágar;
  • 01 xícara (chá) de água morna.

Modo de preparo:

Dissolva o pó de agar na água morna e beba em seguida.

3. Pudim de leite com chocolate simples

Ingredientes:

  • 01 litro de leite (desnatado);
  • 250 gramas de chocolate em pó ou cacau;
  • 250 gramas de adoçante culinário;
  • 01 colher de sopa de ágar-ágar.

Modo de preparo:

Coloque o ágar-ágar em um copo com água e deixe descansar por 10 minutos para hidratar. Em uma panela misture o leite, o chocolate e o adoçante e deixe ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Junte o agar hidratado e deixe ferver por mais 5 minutos. Coloque numa forma e deixe esfriar. Pode ser servido gelado se preferir.

4. Gelatina de abacaxi com ágar-ágar

Ingredientes:

  • 02 xícaras de água;
  • 02 xícaras de suco de abacaxi;
  • 01 ágar-ágar (10 gramas);
  • Abacaxi em cubinhos.

Modo de preparo:

Dissolva o pacotinho de agar em água fria. Adicione o suco de abacaxi e misture bem. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Coloque o abacaxi picado em cubinhos nos potinhos. Quando o líquido ferver, complete nos potinhos de abacaxi e deixe esfriar.

Contraindicação

O ágar-ágar não é recomentado para mulheres grávidas ou amamentando. Também não é recomendado para pessoas que sofrem com obstrução intestinal. Qualquer uso nessas condições deve ser feito mediante recomendação médica.

Pessoas que não têm o hábito ou não gostam de ingerir líquidos não devem consumir o agar, pois ele é ativado a partir da água e precisa dela para garantir os benefícios ao organismo.

Se o seu principal objetivo é a redução de peso, saiba que ágar-ágar emagrece sim, e você terá um ótimo aliado com ele. Consumir o ágar-ágar na forma de cápsulas, gelatina ou em outras receitas do seu cardápio associando a uma alimentação equilibrada e hábitos mais saudáveis trará benefícios para o seu organismo e ajudará a perder de peso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o ágar-ágar emagrece? Tem curiosidade de experimentar no dia a dia e conferir os benefícios do produto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário