Receita de panqueca de ricota light e integral fácil

Especialista da área:
atualizado em 19/03/2021

A panqueca é uma receita muito prática e fácil de fazer, ao mesmo tempo em que é bastante versátil. Afinal, ela pode receber os mais diferentes recheios. No entanto, para quem está controlando a dieta para não ganhar peso, o ideal é buscar as versões mais saudáveis do prato.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, essa panqueca de ricota light. Conforme o próprio nome já entrega, o recheio da preparação conta com a ricota, que é uma espécie de queijo magro. Mas, ele não aparece sozinho: o saudável e nutritivo espinafre também faz parte do recheio do prato.

A massa desta panqueca também é mais saudável, pois não usa a farinha de trigo branca tradicional. Quem aparece em seu lugar é a farinha de trigo integral. Sabia que existe uma grande preocupação de que a farinha branca faz mal?

Entretanto, não pense que isso impede o prato de ser saboroso, viu? Isso porque ele também leva vários temperos saborosos como azeite de oliva, alho, noz-moscada e pimenta-do-reino, além do delicioso molho de tomate.

Que tal provar já como fica a panqueca de ricota light? Então, aprenda como preparar e experimente a receita agora mesmo! O passo a passo está logo a seguir:

Panqueca de ricota

Panqueca de ricota light

Uma versão light de panqueca sem farinha branca. Para seu café da manhã ou lanchinho!
5 de 2 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 20 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 6
Calorias 300 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Frigideira
  • Papel-toalha
  • Panelas

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar a farinha de trigo, o ovo, o leite, a água e um pouquinho de sal em uma tigela e misturar bem até ficar homogêneo. Deixar descansar por 20 minutos.
  • Enquanto isso, lavar bem as folhas de espinafre na água corrente e deixar de molho por 10 minutos em uma tigela com água.
  • Após, descartar a água do molho e levar as folhas do espinafre ao fogo em uma panela com água fervente. Cozinhar por quatro minutos.
  • Então, picar os espinafres e espremê-los para se livrar do excesso de água.
  • Colocar duas colheres de sopa de azeite em uma panela e levar ao fogo baixo. Juntar o alho e refogar por um minuto. Adicionar o espinafre e misturar bem. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Desligar o fogo.
  • Juntar o refogado de espinafre com a ricota e a noz-moscada em uma tigela e misturar bem. Reservar.
  • Passados os 20 minutos de descanso da massa, untar uma frigideira com a margarina light e levar ao fogo para derreter. Enxugar o excesso da margarina com o papel-toalha.
  • Despejar uma concha pequena da massa e girar a frigideira para espalhar bem a massa, por todo o fundo da panela. Não use muita massa para que a panqueca não fique grossa ou pesada.
  • Levar a frigideira ao fogo alto para cozinhar até as bordas da panqueca começarem a se soltar. Então, virar para assar o outro lado da panqueca por mais um minuto ou até começar a dourar. Repetir o mesmo processo com o restante da massa até acabar.
  • Rechear as panquecas com a mistura de ricota com espinafre e enrolar. Colocar as panquecas em um refratário e despejar o molho de tomate por cima.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 300kcalCarboidratos: 22gProteína: 16gGordura: 17gGordura Saturada: 8gGordura Trans: 1gColesterol: 71mgSódio: 300mgPotássio: 603mgFibras: 4gAçúcar: 3gVitamina A: 5889IUVitamina C: 17mgCálcio: 299mgFerro: 3mg
Palavras Chave panqueca de ricota, panqueca de ricota light, panqueca light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário