Receita de pão de kefir: diferente e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 18/06/2021

Tem coisa mais gostosa que comer um pão fresquinho logo pela manhã ou no lanchinho da tarde? Principalmente se for um pão caseiro, feito há bem pouco tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Se ninguém da sua casa se arrisca a preparar uma receita do tipo, que tal você mesmo fazer? Hoje vamos te apresentar o passo a passo de um pão de kefir, que te permite aproveitar aquele iogurte de kefir que você cultivou antes que ele vença.

Além do kefir, este pão é feito com farinha de trigo e farinha de trigo integral. Está no pique de trabalhar na cozinha? Então, aprenda também como fazer a sua própria farinha de trigo integral.

Estamos quase chegando ao passo a passo da receita, porém, antes precisamos avisar que ao usar o kefir em preparações como essa não dá para garantir totalmente a sua eficácia.

Enfim, vamos aprender como fazer o pão de kefir? Então, confira as instruções do modo de preparo:

Pão de kefir

Pão de kefir

Um pão caseiro diferente para o seu café da manhã. Feito com iogurte de kefir!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 1 hr
Tempo de Espera 50 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 15
Calorias 286 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Vasilha
  • Assadeira
  • Grade

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Esquentar um pouquinho o kefir, mas deixar ele apenas morno, não é para deixar quente.
  • Colocar o kefir morno dentro de uma vasilha, juntar o açúcar, o sal e o fermento. Misturar bem.
  • Adicionar o sal, os ovos, três colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente e duas colheres de farinha de trigo. Misturar tudo muito bem.
  • Adicionar as farinhas aos poucos, amassando bem, até dar o ponto. Intercale: coloque um pouco da farinha de trigo branca e um pouco da farinha de trigo integral.
  • Separar a massa em três partes, fazer cortes na diagonal e colocar em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixar as partes de massa bem separadas umas das outras para que não grudem.
  • Colocar para descansar em um lugar quentinho, como o micro-ondas, e esperar dobrar de tamanho, o que pode levar aproximadamente uma hora.
  • Bater a gema de ovo e pincelar nos pães antes de assar. Então, levar ao forno para assar por 45 minutos ou até dourar. Desenformar o pão apenas quando você conseguir encostar na forma. Deixar terminar de esfriar em cima de uma grade e cortar somente quando ele tiver esfriado completamente.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar cada fatia do pão.
  • O pão pode ficar guardado dentro de um saco plástico por até três dias. Depois desse tempo, ele fica seco e duro.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão de kefir
Quantidade por Porção (1 )
Calorias 286 Calorias da Gordura 45
% Valores Diários*
Gordura Total 5g8%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 22mg7%
Sódio 500mg25%
Potássio 202mg4%
Carboidratos 53g18%
Fibras 5g20%
Açúcar 2g
Proteína 9g18%
Vitamina A 98IU3%
Vitamina C 1mg1%
Cálcio 19mg1%
Ferro 3mg17%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave kefir, pão caseiro, pão de kefir
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário