Receitas Sem Glúten

Receita de pão integral sem glúten fácil de fazer

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Quem sofre com a doença celíaca ou algum outro problema que impede a ingestão do glúten não pode passar nem perto da farinha de trigo. Ainda bem que existem várias opções de farinhas sem glúten para usar na cozinha.

Uma delas é a farinha de arroz integral, que pode ser utilizada no preparo de um pão integral sem glúten. Afinal, mesmo sem poder ingerir o glúten, a vontade de comer um pãozinho no café da manhã ou no lanche da tarde não deixa de aparecer.

A receita que vamos conhecer também é livre de lactose e pede apenas mais quatro ingredientes ao lado da farinha de arroz integral. São eles: azeite de oliva, fermento biológico, sal e água morna.

A preparação não é difícil de fazer, porém exige um pouquinho de paciência para aguardar a massa descansar e crescer. Mas a espera certamente valerá muito a pena!

Quer ver só? Então, aprenda o passo a passo do pão integral sem glúten, corra até a cozinha para colocar a mão na massa e experimente como ele fica ótimo!

continua depois da publicidade

Pão integral sem glúten

Um pão caseiro para quem não pode com o glúten. Feito com farinha de arroz integral!
4,75 de 20 avaliações
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Espera 30 minutes
Tempo Total 50 minutes
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 8
Calorias 276 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Batedeira
  • Pano bem limpo
  • Assadeira
  • Papel-manteiga
  • Grade

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Junte a farinha de arroz integral e o fermento em uma tigela. Misture. Então, adicione o azeite de oliva e o sal.
  • Enquanto mistura, acrescente a água aos poucos. Amasse e sove a massa à mão por 10 minutos ou na batedeira ao longo de 5 minutos. A massa deve ficar macia, lisinha e um pouco grudenta.
  • Cubra a massa com um pano bem limpo e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente sem correntes de ar. Forre uma assadeira com papel-manteiga e reserve.
  • Passado esse tempo, passe um pouco de farinha de arroz integral em uma superfície bem limpa e nas suas mãos. Transfira a massa para a superfície e amasse um pouco para remover o gás da fermentação.
  • Modele a massa no formato de uma bola. Ponha a massa na assadeira forrada com papel-manteiga. Com uma faca afiada ou um cortador de pizza, faça cortes superficiais na massa.
  • Cubra a massa com um pano bem limpo e deixe descansar para crescer por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
  • Leve para assar em um forno com calor em cima e em baixo por 30 minutos ou até dourar. Após assar, deixe o pão em uma grade de resfriamento e sirva apenas quando ele estiver morno ou completamente frio.

Notas

  • Para garantir que o pão não tenha glúten e/ou lactose, leia detalhadamente tudo que estiver escrito na embalagem de todos os ingredientes usados na receita, inclusive e especialmente as letrinhas pequenas. Verifique nos rótulos se não há o risco dos produtos terem sofrido uma contaminação cruzada: mesmo quando um ingrediente é naturalmente livre de glúten e/ou leite, ele pode ser contaminado quando processado ou manipulado no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten e/ou leite. 
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias do pão.

Informação Nutricional

Nutrition Facts
Pão integral sem glúten
Amount Per Serving
Calories 276 Calories from Fat 63
% Daily Value*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 299mg15%
Potássio 189mg4%
Carbohydrates 48g16%
Fibras 3g12%
Açúcar 1g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pão integral, pão integral sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4,75 de 20 avaliações
4.8 de 5 (20 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade