Receita de pão integral sem glúten fácil de fazer

Especialista da área:
atualizado em 09/02/2022

Quem sofre com a doença celíaca ou algum outro problema que impede a ingestão do glúten não pode passar nem perto da farinha de trigo. Ainda bem que existem várias opções de farinhas sem glúten para usar na cozinha.

Uma delas é a farinha de arroz integral, que pode ser utilizada no preparo de um pão integral sem glúten. Afinal, mesmo sem poder ingerir o glúten, a vontade de comer um pãozinho no café da manhã ou no lanche da tarde não deixa de aparecer.

  Continua Depois da Publicidade  

A receita que vamos conhecer também é livre de lactose e pede apenas mais quatro ingredientes ao lado da farinha de arroz integral. São eles: azeite de oliva, fermento biológico, sal e água morna.

A preparação não é difícil de fazer, porém exige um pouquinho de paciência para aguardar a massa descansar e crescer. Mas a espera certamente valerá muito a pena!

Quer ver só? Então, aprenda o passo a passo do pão integral sem glúten, corra até a cozinha para colocar a mão na massa e experimente como ele fica ótimo!

Pão integral sem glúten

Um pão caseiro para quem não pode com o glúten. Feito com farinha de arroz integral!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 8
Calorias 276 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Batedeira
  • Pano bem limpo
  • Assadeira
  • Papel-manteiga
  • Grade

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Junte a farinha de arroz integral e o fermento em uma tigela. Misture. Então, adicione o azeite de oliva e o sal.
  • Enquanto mistura, acrescente a água aos poucos. Amasse e sove a massa à mão por 10 minutos ou na batedeira ao longo de 5 minutos. A massa deve ficar macia, lisinha e um pouco grudenta.
  • Cubra a massa com um pano bem limpo e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente sem correntes de ar. Forre uma assadeira com papel-manteiga e reserve.
  • Passado esse tempo, passe um pouco de farinha de arroz integral em uma superfície bem limpa e nas suas mãos. Transfira a massa para a superfície e amasse um pouco para remover o gás da fermentação.
  • Modele a massa no formato de uma bola. Ponha a massa na assadeira forrada com papel-manteiga. Com uma faca afiada ou um cortador de pizza, faça cortes superficiais na massa.
  • Cubra a massa com um pano bem limpo e deixe descansar para crescer por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
  • Leve para assar em um forno com calor em cima e em baixo por 30 minutos ou até dourar. Após assar, deixe o pão em uma grade de resfriamento e sirva apenas quando ele estiver morno ou completamente frio.

Notas

  • Para garantir que o pão não tenha glúten e/ou lactose, leia detalhadamente tudo que estiver escrito na embalagem de todos os ingredientes usados na receita, inclusive e especialmente as letrinhas pequenas. Verifique nos rótulos se não há o risco dos produtos terem sofrido uma contaminação cruzada: mesmo quando um ingrediente é naturalmente livre de glúten e/ou leite, ele pode ser contaminado quando processado ou manipulado no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten e/ou leite. 
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias do pão.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão integral sem glúten
Quantidade por Porção
Calorias 276 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 299mg15%
Potássio 189mg4%
Carboidratos 48g16%
Fibras 3g12%
Açúcar 1g
Proteína 5g10%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 4mg25%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 2mg13%
Vitamina K 3mcg3%
Cálcio 9mg1%
Cobre 1mg
Folato 30mcg8%
Ferro 1mg6%
Manganês 3mg130%
Magnésio 71mg17%
Fósforo 216mg17%
Selênio 1mcg2%
Zinco 2mg18%
Colina 1mg0%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave pão integral, pão integral sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário