Receita de pudim sem leite para intolerantes a lactose

Especialista da área:
atualizado em 29/03/2021

Quem não ingere leite de vaca por necessidade, devido a problemas de saúde como a intolerância à lactose, ou por uma simples escolha não é obrigado a parar de comer as suas sobremesas favoritas. Basta recorrer a receitas adaptadas que se encaixem na sua dieta.

Isso porque existe uma série de sobremesas sem leite. Para quem morre de amores por um pudim, uma excelente notícia é que dá para preparar pudim sem leite. Nós vamos conhecer uma receita do tipo justamente hoje!

  Continua Depois da Publicidade  

Além de não trazer o tradicional leite de vaca, a preparação também não leva leite condensado. Assim, a sua massa é feita com um tipo de leite vegetal: o leite de coco. Aliás, sabia que você pode preparar o seu próprio leite de coco natural em casa?

Ingredientes como amido de milho, ovos e açúcar fazem companhia ao leite de coco na massa do doce. A sobremesa também tem direito a uma deliciosa calda, feita à base de açúcar e água.

Que tal testar o pudim sem leite para a sobremesa do seu próximo almoço de domingo? Então, confira o passo a passo da receita logo a seguir e aprenda como prepará-la agora mesmo!

Pudim sem leite

Pudim sem leite

Um pudim para quem não toma leite de vaca. Uma delícia de sobremesa!
4.77 de 13 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr 30 mins
Tempo Total 1 hr 40 mins
Refeição Sobremesa
Rendimento 8
Calorias 395 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Tigela
  • Forma de pudim
  • Liquidificador
  • Forma retangular

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar uma xícara de açúcar em uma panela e levar ao fogo baixo até derreter, mexendo de vez em quando com o auxílio de uma colher de pau.
  • Após começar a dourar, derramar a água aos pouquinhos na panela, mexendo até desmanchar os torrões de açúcar que se formaram.
  • Quando a calda já estiver bem líquida, despejar em uma tigela e deixar esfriar totalmente – ela deverá ficar bem cremosa.
  • Então, despejar a calda na forma de pudim. Girar a forma para espalhar bem a calda. Preaquecer o forno em 180º C.
  • Juntar os ovos, uma xícara e meia de açúcar, o leite de coco, o amido de milho e uma pitada de sal no liquidificador. Bater em velocidade alta por dois minutos para produzir uma massa homogênea.
  • Despejar a massa na forma caramelizada. Colocar a forma de pudim em cima de uma forma retangular com água e levar ao forno para assar em banho-maria por cerca de uma hora.

Notas

  • Mesmo os ingredientes originalmente sem leite/lactose e sem glúten podem ser contaminados por essas substâncias caso sejam fabricados, processados ou manipulados junto de outros alimentos. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo dos produtos. Portanto, leia minuciosamente a embalagem de todos os ingredientes antes de usá-los na receita para ter certeza que eles realmente são livres de leite/lactose e glúten.
  • O número de porções que a receita rende e a quantidade de calorias por porção vão variar conforme o tamanho em que você cortar cada pedaço de pudim.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pudim sem leite
Quantidade por Porção
Calorias 395 Calorias da Gordura 126
% Valores Diários*
Gordura Total 14g22%
Gordura Saturada 10g50%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 2g
Colesterol 123mg41%
Sódio 60mg3%
Potássio 157mg3%
Carboidratos 66g22%
Fibras 1g4%
Açúcar 62g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pudim, pudim sem leite
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.77 de 13 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário