Uma maneira muito inteligente de não enjoar dos alimentos que tem em casa é usá-los em receitas diferentes e saborosas. Ao mesmo tempo, que não deixam de ser saudáveis e não acabam com a dieta.
Hoje, vamos aprender o que você pode fazer aquela lata de atum guardada aí na sua casa. Por exemplo, você pode usar o alimento para preparar uma torta de atum light!
Além de ser uma forma deliciosa de aproveitar os benefícios do atum, a preparação não leva a farinha de trigo branca, vista como vilã por muitos. Ela pede farinha de aveia e aveia em flocos no lugar do ingrediente.
Para acompanhar a aveia e o atum, há ainda o delicioso queijo parmesão e temperos muito saborosos, como orégano, salsinha, cebolinha, pimenta e azeite. Ou seja, o prato realmente tem tudo para ficar muito gostoso.
Você pode fazê-lo, por exemplo, para um lanchinho da tarde ou café da manhã. Mas também pode levá-lo em um piquenique ou colocar na lancheira das crianças. Enfim, são infinitas as possibilidades de como usar o prato!
Entretanto, para que possa fazer tudo isso, é necessário aprender como preparar a torta de atum light, não é mesmo? Então, não falta mais nada, pois o passo a passo da receita está logo a seguir:
Torta de atum light
Equipamento
- Tigela
- Forma de silicone pequena
Ingredientes
- 1 lata atum light
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa aveia em flocos sem glúten
- 1 colher de sopa farinha de aveia sem glúten
- 1 cebola picadinha
- 1 colher de sopa queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 1 colher de sopa fermento químico sem glúten
- sal a gosto
- salsinha a gosto
- cebolinha a gosto
- orégano a gosto
- pimenta a gosto
Instruções
- Juntar todos os ingredientes em uma tigela e misturar muito bem até formar uma massa homogênea.
- Despejar a massa na forma e levar ao forno médio, em 250º C, para assar por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.
Notas
- Para garantir que a aveia e a farinha de aveia usadas na receita realmente não contêm glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito nas embalagens dos produtos (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten.
- Se quiser, você pode assar a torta em forminhas individuais.
- Dá para substituir o atum por outros recheios de sua preferência, como frango, legumes ou ricota, por exemplo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?