Um estudo publicado na sexta-feira (09/06) apontou que um medicamento acessível e amplamente disponível pode ser útil no combate à Covid de longa duração. Entenda o que é a síndrome pós-Covid-19.
A pesquisa, que se tratou de um ensaio clínico de fase 3, indicou que a metformina, um medicamento utilizado no tratamento da diabetes do tipo 2, pode reduzir em 40% o risco de desenvolver Covid de longa duração.
Como foi realizado o estudo?
O estudo foi publicado na revista Lancet Infectious Diseases e contou com a participação de 1.126 pessoas com sobrepeso ou obesidade nos Estados Unidos.
Metade delas recebeu tratamento com metformina, enquanto a outra metade tomou placebo nos dias após testarem positivo para Covid-19.
- Confira os efeitos colaterais da metformina para o emagrecimento.
- Será que cloridrato de metformina emagrece mesmo?
Um placebo é uma substância falsa ou um tratamento sem efeito real que é usado em estudos médicos para ver como a mente das pessoas pode influenciar os seus sintomas.
Após um período de 10 meses, verificou-se que 35 dos participantes que tomaram metformina foram diagnosticados com Covid de longa duração, ao passo que no grupo do placebo, esse número foi de 58 pessoas. Segundo a pesquisa, isso correspondeu a uma diminuição de 40% no risco.
Além disso, a sua disponibilidade no mercado facilita o acesso das pessoas que poderiam se beneficiar dessa proteção adicional contra os sintomas prolongados da Covid.
Essa não é a primeira vez que a metformina se destaca como uma possível alternativa contra a Covid. Outros estudos da mesma equipe responsável pela pesquisa já tinham demonstrado que o medicamento pode reduzir o risco de hospitalização e morte entre os infectados pela Covid em mais de 40%.
É importante destacar que a professora de epidemiologia do King’s College de Londres, Frances Williams, apontou que por se tratar de um método preventivo, o uso da metformina contra a Covid longa requer que sejam medicadas pessoas que provavelmente não teriam contraído a doença.
Essa é uma questão que deve ser cuidadosamente avaliada e discutida para garantir o melhor uso dos recursos e dos tratamentos disponíveis, assim como a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Sintomas da Covid longa
Os sintomas da Covid de longo prazo, também conhecida como Covid longa, incluem:
- Fadiga
- Dificuldades respiratórias
- Problemas de memória e concentração
- Tosse
- Dificuldade para falar (veja também o teste de sintomas para diagnóstico de Covid longa criado por pesquisadores de Havard).
Embora seja necessário realizar mais pesquisas para confirmar os resultados promissores obtidos até o momento, a descoberta sobre o potencial da metformina no combate à Covid de longa duração certamente abre portas para novas possibilidades de tratamento e prevenção.
A comunidade científica continuará investigando e desenvolvendo estratégias eficazes para mitigar os efeitos prolongados da doença, fornecendo esperança para aqueles que sofrem com os seus sintomas. As informações são do VivaBem UOL.