Comprimidos brancos

Efeitos Colaterais de Metformina Para Emagrecer

A busca pelo corpo perfeito pode levar muitas pessoas a cometerem erros que podem resultar em consequências graves ao estado de saúde. Sabemos que manter uma alimentação rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento e saúde de nosso organismo.

A Metformina é um dos medicamentos destinados àqueles que têm diabetes, porém é utilizado por pessoas que desejam controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea para emagrecer. O fato é que a forma mais segura de controlar a ação de insulina é através da alimentação, sendo assim, os consumidores “forçam” um equilíbrio artificial que pode ser prejudicial à saúde posteriormente.

Os efeitos colaterais de Metformina podem ser inúmeros, por isso, é imprescindível que você reflita se vale a pena consumi-la para emagrecer.

Acidose láctica

Muitas pessoas que consomem Metformina para emagrecer desenvolvem uma condição que pode oferecer risco de vida. Essa condição é denominada acidose láctica, que consiste no acúmulo de ácido láctico no organismo. Essa ocorrência pode resultar na acidificação do sangue, a qual pode ser considerada como acidose metabólica.

Dentre os sintomas de possível acidose láctica, podemos destacar dores musculares, fraquezas, dores no estômago, náuseas, redução no ritmo cardíaco, tonturas, vômitos e indisposição. A acidose láctica referente ao uso de Metformina pode ser tratada com a ingestão de bicarbonato de sódio.

Hipoglicemia

Caso você consuma outros medicamentos que induzem à queda dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, casos de hipoglicemia não são descartados. Os sintomas mais comuns de hipoglicemia é agitação, aceleramento dos batimentos cardíacos, fome, tonturas, formigamento nas mãos e pés, visão turva e sudorese súbita.

A forma mais rápida de elevar os níveis de açúcar na corrente sanguínea é consumindo um alimento rico em açúcar, como açúcar de mesa, mel, doces ou até suco de frutas. É importante manter uma alimentação rica em nutrientes, pois é uma das medidas para evitar esses efeitos colaterais de Metformina.

Hiperglicemia

Como o medicamento é indicado para diabéticos, dentre os efeitos colaterais de Metformina, o caso de hiperglicemia não pode ser uma surpresa, por isso, é importante dar continuidade ao tratamento com orientação médica. Não pense que por haver casos de hipoglicemia, a hiperglicemia é descartada dentre os efeito colaterais de Metformina, muito pelo contrário.

Como destacamos, cada organismo pode reagir de uma forma diferente, por isso, se você consumir Metformina para emagrecer combinado com determinados remédios, você pode aumentar a probabilidade de ocorrência de hiperglicemia.

Veja abaixo alguns dos fármacos que podem colaborar com o aumento dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Se você consome regularmente um desses medicamentos citados abaixo, é importantíssimo informar ao médico que esteja lhe acompanhando.

  • Isoniazida;
  • Diuréticos (pílulas de água);
  • Esteroides (prednisona e outros);
  • Medicamentos para saúde do coração ou pressão arterial (Cartia, Cardizem, Covera, Isoptin, Verelan, e outros);
  • Niacina (Advicor, Niaspan, Niacor, Simcor, Slo-Niacina, e outros);
  • Fenotiazina;
  • Medicamentos para a tiróide (Synthroid e outros);
  • Pílulas anticoncepcionais e outros hormônios;
  • Medicamentos anticonvulsivos (Dilantin e outros);
  • Pílulas de dieta ou medicamentos para o tratamento de asma, resfriados ou alergias.

Sonolência

O consumo regular de Metformina pode ocasionar sonolência e indisposição. É importante que você atente para os horários de consumo do medicamento, pois os efeitos colaterais de Metformina podem gerar desconfortos e acontecimentos inoportunos enquanto estiver realizando as tarefas do seu dia a dia.

Consequências gastrointestinais

São os efeitos colaterais mais comuns. A Metformina pode agir de forma significativa no sistema digestivo, um dos principais fatores referentes ao seu uso para emagrecer. Dentre os sintomas mais frequentes, podemos destacar vômitos, náuseas, gases intestinais, diarreia e redução no apetite, o que resulta na perda de peso consequente e inconsequentemente. Esses efeitos colaterais são ainda mais frequentes nos casos de dosagens excessivas.

Desequilíbrio hormonal

Estudos realizados nos Estados Unidos levantaram a hipótese de que a Metformina pode agir diretamente sobre a função de hormônios da tireoide. É dito que o medicamento pode suprimir esses hormônios, causando hipertireoidismo ou aumento significativo dos níveis de tiroxina. Vale destacar que esse efeito colateral ainda está em fase de comprovação.

Redução da absorção de carboidratos a nível intestinal

A Metformina pode inibir a absorção de carboidratos. Isso ocorre devido a absorção de glicose, a qual é reduzida.

Produção inferior de glicose pelo fígado

Esse efeito colateral pode resultar também na produção de glicose hepática basal, o que interfere também na redução de gliconeogenese. Afirma-se que também é possível haver queda de glicogenólise, o que consequentemente condensa as concentrações plasmáticas e contribui para a utilização de glicose pelos tecidos, como músculos esqueléticos e adipócitos.

Aumenta a sensibilidade a insulina

A sensibilidade a insulina pode indicar uma falha na comunicação que há entre a insulina e o mecanismo celular interno de seu organismo. Os níveis de glicose podem se manter altos, se mantidos fora dos músculos. A permanência dos níveis altos de glicose pode contribuir para que o pâncreas produza uma quantidade de insulina a mais, ou, em caso de reposição, é recomendado uma distribuição injetável no sistema circulatório.

Interação entre medicamentos

É fundamental que você saiba que alguns medicamentos podem reagir negativamente se consumidos paralelamente à Metformina, assim agravando os efeitos colaterais de Metformina. Por isso, atente para os listados abaixo, e informe ao médico que esteja acompanhando o seu tratamento, pois ele poderá orientar e evitar consequências graves à sua saúde.

  • Furosemida (Lasix);
  • Nifedipina (Adalat, Procardia);
  • Cimetidina (Tagamet) ou Ranitidina (Zantac);
  • Amilorida (Midamor) ou Triantereno (Dyrenium);
  • Digoxina (Lanoxin);
  • Morfina (MS Contin, Kadian, Oramorph);
  • Procainamida (Procan, Pronestyl, Procanbid);
  • Quinidina (Quin-G) ou quinino (Qualaquin);
  • Trimethoprim (Proloprim, Primsol, Bactrim, Cotrim, Septra); ou
  • Vancomicina (Vancocin, Lyphocin).

Um resumo dos efeitos colaterais de Metformina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica à metformina: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Este medicamento pode causar acidose láctica (acumulação de ácido láctico no organismo, que pode ser fatal). A acidose láctica pode começar devagar e piorar com o tempo. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas, mesmo leves de acidose láctica, tais como:

  • Dores muscular ou fraqueza;
  • Sensação de dormência ou frio em seus braços e pernas;
  • Dificuldade em respirar;
  • Sentir-se tonto, cansado ou muito fraco;
  • Dores de estômago, náuseas com vômitos; ou
  • Ritmo cardíaco lento ou irregular.
  • Chame o seu médico imediatamente se tiver qualquer outro efeito colateral grave, tais como:
  • Sensação de falta de ar, mesmo com esforço leve;
  • Inchaço ou rápido ganho de peso; ou
  • Febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe.

Menos graves efeitos colaterais de metformina podem incluir:

  • Dores de cabeça ou dores muscular;
  • Fraqueza;
  • Náuseas leves, vômitos, diarreia, gases, dor de estômago.

Você conhece alguém que tenha tomado este medicamento para emagrecer, ou você mesmo o fez? Que efeitos colaterais de Metformina foram percebidos na ocasião? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (155 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

80 comentários

  1. Estou usando Metformina há 4 dias ( tenho SOP e pré diabetes) e estou me sentindo muito mal… Estou sem disposição, muito enjôo, ânsia de vômito, diarréia e falta de apetite. Na verdade não é falta de apetite, é que estou me saciando com pouquíssima quantidade . Nesses 4 dias, pude perceber que desinchei bastante.
    Alguém mais sentindo esses ou outros sintomas?

    • Estou tomando a 5 dias também para tratar SOP, pra mim os piores efeitos é ânsia de vomito, náuseas e gases que da dores horríveis. Também estou me saciando com muito pouco e quando como a mais fico dois dias passando muito mal, sufocada como se o estomago estivesse demorando a digerir. hoje volto a minhas atividades normais (trabalhar e malhar) pois não estava aguentando fazer nada, muito enjoo e cansaço. Espero que isso passe.

      • ESTOU TOMANDO TAMBEM HA 6 DIAS (HOJE), NOSSA AS SENSAÇÕES SAO HORRIVEIS. FICO COM GOSTO RUIM NA BOCA O DIA INTEIRO, UMA DOR NO ESTOMAGO. É HORRIVEL. TENHO SOP E PRÉ DIABETES. AS VEZES DA VONTADE DE PARAR O TRATAMENTO

        • tembem tenho SOP e por varias vezes interrompi o tratamento por não suportar os efeitos , agora estou há dois dias tomando e desta vez não tive diarréia porém, uma dor de cabeça muito intensa e muita nausea.

    • Você tem buscado o positivo? Meu sonho é ser mãe, também tenho SOP, consultei a ginecologista há uns meses, mas começo tomando a metformina e paro, agora tomo a 5 dias e estou passando muito mal! Você conhece alguém que conseguiu o positivo tomando a metformina?

      • Oi cida tudo bem ? Eu engravidei com a ajuda desse medicamento, depois de tomar vários medicamentos esse foi o que me ajudou com a SOP , e acabei engravidando em 3 meses, depois que engravidei tomei mais 3 meses com orientaçao médica.
        Achei muito bom, hoje minha filha já esta com 1 ano e 6 meses, ainda tomo ele mas não para tentar engravidar novamente e sim para tratar a síndrome dos ovários policisticos.

        • Oi meninas
          Estou tomando metformina a 25 dias, e estou passando muito mau, enjoou, dor de cabeça, dor muscular. Achei q esses sintomas passariam, mas não passam. Estou tomando pq tenho SOP e vou ser sincera q se não tivesse o desejo tão grande de ser mãe eu não continuaria tomando. Ao ler alguns depoimentos me senti mais animada com os resultados.

    • Resolvi tomar por minha conta..quase morri.Tive falta de ar,o fígado ficou ruim..fui parar no hospital ..e eu estava na India…afff..claro q não contei pros médicos o q havia tomado.Minha família ficou apavorada.Enfim.nunca mais tomo remédio por minha conta.

    • Edna de Cerqueira Roseira

      Olá meninas! Eu comecei usar esse medicamento há três dias e os sintomas que sentir foi umbpouco de tontur no primeiro dia e cansaço com um batimento um pouco acelerado. Mas hoje me sento melhor, ou seja, sacio minha fome e tive um pouco de gases com diarréia. Mas como tenho intestino preguiçoso para mim tá otimo. Estava tomando dois por dia, hoje passei a Tomar um. Sinto já o meu corpo desinchando. Ah…a minha tontura foi pq eu tirei o açúcar mas, como um doce e passei usar o demerara.

    • Sim fiz o uso de metformina e me senti muito mal forte dor no pescoço cansaso falta de apetite parei de tomar por conta própria estou com medo de voltar a tomar também tive calafrios á noite

      • Boa tarde
        Faço uso a mais de 6 meses, e nunca me fez mal.
        Detalhe: deve ser tomado após a janta.
        Faço uso pois tenho SOP. Emagreci aliada a reedução alimentar, porem a qualidade de vida melhorou um monte.
        Obs: Deve ser consultado antes e recomendado por seu médico.

        • Ana Cristina Teles de Abreu

          Pois é minha amiga vi todo mundo falando mal da metformina !! Muitos efeitos eu estou tomando há uns 10 dias e não estou sentindo absolutamente nada !! Mas tome sempre após as refeições !!

          • Meu Deus! Gente eu sinto um enjoo que é fora do normal, será que é pq tomo antes das refeições. o médico que mandou tomar antes do almoço e janta.

            Obrigada,

  2. Tomei. Um dia pois medi e deu 105 tomei de manhã é um a noite a 2dias sinto calafrios fraqueza dor no corpo dor no estômago hj tomei o bicarbonato de sódio é uma sensação horrível

  3. Eu tomo não tive nenhum efeito colateral, tenho diabetes.

  4. Horriveis os sintomas, parece com uma virose estomacal, fraqueza, dor no corpo, vomito dor no estômago, diarreia, cansaço fisico. Tive que parar por 2 dias pois nada parava no estômago. Vou tentar voltar com apenas 1 dose de 500mg por dia ate os efeitos passarem.

  5. Tomei somente 4 dias…me deu asma!
    Parei …até hoje. Faz uns três anos!
    Talvez volte a tomar…pra se vai dar algum efeito colateral.

  6. Eu mesmo não tomo,no entanto, 2 colegas tomam 1 comprimido por dia há 1 ano e não apresentaram nenhum desconforto. Nenhuma delas tem problema de glicose alta.

  7. Tomo a 45 dias, no início fiquei com desconforto, agora somente sonolência, mas nada que atrapalhe.

  8. Estou tomando à 4 dias . O primeiro dia foi horrível parecia que minha cabeça ia explodir e tive diarréia tbm. É muito ruim ,não tenho diabete. Ms meu ginecologista passou para tratamento de SOP e disse que iria emagrecer, tbm podera ne. Quando não estou vomitando , estou sendo rainha. 😑

  9. Normando José da Costa

    Estou tomando Metformina e tenho sentido uma irritação no corpo (corseira). Gostaria de saber se esse provocação é normal ou pode causar outros efeitos colaterais.

  10. Estou tomando metformina vai fazer um mês para emagrecer,sintomas que apresentei foram: diarreia leve, as vezes dor de cabeça, boca amarga, insonia, enjoo de alimentos, redução na quantidade de comida enjerida, perda de peso, já perdi 3k e desinchei bastante. No inicio o que mais incomodava era a dor de cabeça , mas agora não tenho mais a referida dor, apenas enjoos, boca amarga e não consigo comer tanto como antes…. Realmente emagrece, os sintomas citados são os mesmos para quem utiliza o medicamento para o controle da diabete.

  11. ola pessoal

    faço uso da metformina 850 para controle da diabetes que deu 160 mg agora normalizou 95 mg nao sei se devo parar ou continuar,estava acima do peso e com esteatose hepatica e desinchei bastante,reduziu o apetite exagerado, tive mts diarreias e fezes escurecidas, leve tonturas, nao sei por quanto tempo devo continuar

  12. Estou tomando metformina para emagrecer tem 30 dias, junto com outro remédio, sob acompanhamento de um médico. Nesse tempo tive vômitos frequentes, também são frequentes os formigamentos e a hipoglicemia após a prática de exercícios, sinto-me constantemente com sono, também tenho tido problema com gases, principalmente arroto e na primeira semana tive diarreia. o Médico informou que esses sintomas são normais, minha dosagem é 2 comprimidos de 850mg após almoço e janta, sinto-me saciada com mais facilidade e emagreci 10 kg.

    • Olá Ana, qual o outro medicamento que você está tomando conjuntamente com o metformina?

    • Ana Cristina Teles de Abreu

      Vc toma 4 compridos de 850 ao dia ? Estou tomando dois de 500 1 depois do almoço e outro depois da janta !! Mas não estou sentindo nada e nem emegdecendo !! Vc comentou que toma outro remédio junto qual é ?

  13. Tbm tomo a metformina para controle da SOP ele me da náuseas … Diarreia … Enjoo … Dor no estômago …. Sono … Falta de apetite ….E muitooooooo gases horrível, já tentei tds as doses e tds me dão a msm reação hj tomo 850mg após o jantar e muito sofrimento com esse medicamento … Eu não quero engravidar mais preciso tomar pra não ficar diabética pois a SOP aumenta minha glicemia …

  14. Estou tomando a metfotmina 850 mg ao dia para tratar a SOP para conseguir engravidar e o único sintoma que eu tive foi diarréia durante os primeiros 5 dias de ingestão. Quando meu corpo se acostumou não senti mais nada, acredito que varia de organismo para organismo

  15. estou tomando metformina 850 mg a 10 dias , o problema que estou tendo e a visao embasada e horrivel, e apos academia tenho sentido um pouco de tontura, sera q isso e normal

  16. Olá tomo metformina 500 g, ja tomei 5 comprimidos, para controle de SOP , minha ginecologista recomendou tomar 1 dia sim 2 não. Os meus sintomas até agora foram: dores na barriga, muuuito cansaço, fadiga, indisposição.

  17. Eu tomo a 45 dias tive e as vezes tenho diarreia dores de cabeça, gases ,dor abdominal e vista muito turva e o que mais Está me incomodando … vou tomar mas só por 10 dias e não quero mais tomar .

  18. Gente, é a terceira vez que eu tento continuar esse tratamento. Os efeitos são horríveis! Sinceramente, é muito difícil de aguentar náuseas, dor de cabeça, fraqueza, apatia, tontura. Tô quase desistindo! 🙁 muito triste…Não sei mais o que fazer, enfim. Será que depois de 3 meses melhora? Estou tomando só 500 mg por dia.

  19. Estou tomando a 1 mês para tratar SOP, só no segundo dia senti um enjoou, até agora não tive nenhum dos sintomas citados. espero que continue assim rsrsrsr

  20. Boa noite comecei a tomar dois comprimidos de metiformina por dia nos primeiros dias foi td normal mais depois de uma semana tenho muito vômito e náusea diarréia foi somente uma vez e realmente perdi uns quilinhos mais diminui p um comprimido por dia e realmente não tenho apetite oq está me incomodando é pq estou tendo muito insônia gostaria de saber se a insônia tbm faz parte da medicação.

  21. Tenho tomado a 15 dias e sinto meu rosto esta inchando, os pés também, uma sensação de qualquer coisa que como me estufa muito. Estou tomando por conta propria para emagrecer, mas estou pensando em parar e optar por uma alimentação saudavel e praticar exercicios fisicos

  22. Pelo que eu li nos comentários, é unânime que os efeitos colaterais são mais fortes nas mulheres, em alguns homens nem se quer apareceram. Li um estudo sobre os benefícios da metformina em doses mais baixas, como de 500 mg, talvez esses sejam os maiores problemas(dosagem), nossos médicos brasileiros são preguiçosos, não fazem um estudo do indivíduo individualmente, passam o medicamento como receita de bolo.

    • Concordo com sua opinião, um amigo meu sentiu sintomas na primeira semana, mas não sentiu mais e secou muito rápido, ele confirmou que se eu estiver tomando e sentindo muitos efeitos colaterais o ideal é diminuir a quantidade de de comprimidos p/dia, vou tomar para reduzir o apetite, pois esta um pouco fora de controle.

      • Eu tomo dois comprimidos depois do almoço, para não ter nenhum dos sintomas eu tomo primeiro um comprimido e depois de uns 15 minutos tomo o outro acho que seria o ideal, pois não tenho os enjoos, tomei um vez os dois juntos pra nunca mais, ai dou essa pausa de 15 minutos e realmente controla o apetite não sinto fome e não tenho mais vontade de comer doces.

  23. vera lucia BERTINI DOS SANTOS

    Oi estou tomando metamorfina o coração disparou os batimentos cardíacos foram a 122 tenho pre diabetes sera que devo continuar?

    • Pode ser um efeito colateral, por isso é melhor parar o tratamento e entrar em contato imediatamente com o médico.

    • Procure um médico urgente e pare com a metformina. Você é capaz de regredir a pré diabetes, assim como eu consegui… Faça dieta, exercícios físicos e tome tintura de jambolão em gotas… A metformina pode causar vários males…

      • Olá Wanda, você pode me falar mais sobre essa TINTURA DE JAMBOLÃO? fiquei interessada pois não consigo me adaptar a metformina, já perdi as contas de quantas vezes interrompi o tratamento e tento reiniciar mas não tem jeito, o mal estar é inesplicavel,tomo para diabetes.

  24. Estava fazendo tratamento por indicação médica, mas parei por conta própria tive vários sintos como vômito, dor no estômago, dormência nas mãos, tremores e agora estou com a visão esquerda embaçada. Vou marcar uma consulta urgente com meu médico que acho que esses sintomas são por causa desse remédio que não emagreçi nada fiz foi engordar dois quilos e tive muitas dores abdominal e muitos gases.

  25. Estou tomando 2comprimidos a noite a 8 dias para tratar o diabetes, depende do dia sinto tonturas, náuseas e canso fácil mas o pior efeito surgiu hoje, tive câimbras na panturrilha o dia todo, do nada estava parada ou caminhando e sentia… Tirando isso os outros não me incomodam muito…

  26. Gladys Santana Souza

    Desconfiei que era o Gligage que tomo a noite de 500 mg e no início sentia um cansaço e um sono absurdo agora apos 4 meses de uso mexeu com meu estômago, estufamento e falta de apetite, náuseas e vomito parei e quando voltei os efeitos voltaram. Utilizo para SOP mas vou parar.

  27. Eu to tomando há 15 dias,estou gestante e pra mim esta sendo bom emagreci 2 kg
    ,o único problema é que a diarreia e gases são o tempo todo.

  28. Estou tomando 3 comprimidos de 500. Comecei o tratamento há 3 dias pq estou com resistência à insulina. Faço dieta e exercícios há meses, mas não consigo emagrecer por causa desse problema com a insulina. Estou me sentindo muito mal. No primeiro dia tive muita dor de barriga e insônia, mas agora estou indisposta, com náuseas o tempo todo, fraqueza e dor de cabeça. Quando estou na academia penso que vou desmaiar e saio completamente sem forças e energia. Difícil né, gente !

  29. Eu estou tomando 5meses, sinto muito mal com esse medicamentos, e também tomo AC Selene, gente já vi muitos remédios para tratar cisto mas nenhum deles vão ajuda, os Médico não vão ajudar em nada a gente tem q fica tomando os remédios há anos,opção é tomar os chás q seja natural, eu vou tomar cha uxi amarelo e unha de gato em cápsula, junto com AC Selene. Dizem q vários delas deram certo, depende, tem q tomar certinho ne. “Bom meninas vamos torcer com muita fe Deus sabe o q faz” bjs

  30. Estou tomando metformina 500mg a 4 meses pra tratar a SOP, e sinto dores nas juntas e músculos, dor de cabeça, visão turva, ansia de vomito ,diarreia, cançaso, fraqueza,indisposição, me consultei hoje com reumatologista pensando que tinha alguma doença por causa das dores pelo corpo, mas na verdade é tudo reação desse medicamento. Sinceramente se não fosse a SOP eu parava agora de tomar, não aguento tanta dor no corpo, me sinto doente todos os dias

  31. Tomei durante algum tempo (um ano talvez?) mas tive de parar por causa dos efeitos colaterais, em especial a quebra de tensão e diarreia constante. Foi indicado por endocrinologista para tratamento de ovários policisticos mas desisti no entanto parece que continuam alguns dos sintomas. Jurei para nunca mais…

  32. Qual o melhor horário para tomar metiformina? Tomo 850mg após o almoço porém sinto muito sono.

  33. Não sinto nenhum mal estar etc. Apenas sono. estou no início do tratamento.

  34. Tenho 5 dias usando o medicamento 850mg, dois comprimidos dia, pós almoço/janta, juntamente com o AC Selene, por pesquisição medica. No segundo dia senti muita dor de cabeça, e nos dias seguintes sinto muita nausea, corpo mole, o apetite foi embora, sinto a boca amarga. Sinceramente estou pensando em parar.

  35. Pq ao tomar a metformina sinto uma tremenda sensação de bem estar e disposição que há muito tempo não sentia? Estou tomando 3 comprimidos de 1000mg dia e estou com muito inchaço e dor de barriga, mas minha disposição para o dia a dia voltou. Gostaria muito da orientação de alguém com experiência pois não minha cidade não tem endocrinologista. 🙁

  36. Eu comecei a tomar hj dois comprimidos depois do almoço meu endocrinologista receitou pra tratar SOP junto com o Selene…umas 5hrs após ingerir ja me deu diarréia confesso q estou com medo desses efeitos colaterais

  37. Eu tenho ovários policísticos e iniciei a metformina na forma de Creme que minha gineco indicou manipular., porque tenho adenomas no fígado (causado pelo uso do anticoncepcional- hormônio sintético). Iniciei na sexta feira e hoje, sábado, estou com muuuuuuitos gases que doem muito. Acordei na madrugada com umas cólicas horríveis que melhorou só depois que tomei Toragesic. Estou com muita dor no corpo, calafrios e febre e depois de ler depoimentos da internet vi que é por causa da metformina. Não vou continuar o uso da metformina. Deve haver outra forma de tratamento não tão dolorida e sofrida.

  38. Eu estou na 5 caixa de glifage,tomo dois por dia e nao tenho mais efeitos colaterais.Tive diarreia no 1 dia e duas outras vezes pq eu comi muita coisa gordurosa

  39. Boa noite!
    Estou tomando metformina para diabetes pq estou tendo resistência a insulina, só que não estou aguentando os efeitos colaterais que são muitos principalmente falta de ar está horrível. Não tomei depois da janta, melhorou um pouco a dor de cabeça e a falta de ar. Pensei que estava passando mau ou que estava muito doente, foi aí que li a bula da medicação e está avisando se houver falta de ar é para suspender e procurar um médico.
    Vou tentar fazer exercícios físicos e melhorar na alimentação e não quero passar pelo que estou passando muito mau.

  40. Comecei a tomar metformina p diabete por indicação da endocrinologista, estou no meu 6 dia, e há 3 dias que tenho dores no ombro, cólicas abdominais e hoje comecei a ter diarreia. Já perdi 2 kg. A médica disse que os sintomas duram nas primeiras semanas e depois tudo normaliza, tb disse que seguir a dieta recomendada e evitar consumir tudo que tem açúcar as cólicas seram menos possíveis. Boa sorte p todas nós.

  41. Eu tomei em 2016 foi muito complicado tinha SOP, mas consegui me livrar dos cistos, mas até hoje não consegui recuperar meu intestino depois desse remédio ele que já era ressecado vive oscilando, entre ruim e pior, agora estou iniciando um tratamento com o gastro, porque meu estomago também ficou zuado, mas vamos ver como vai ser daqui pra frente, já estou sem tomar desde 2017, tomei mais de seis meses. Perdi uns 10 kilos.

  42. Hola estou tomando a dois dias e comecei a sentir calafrios , dores nas pernas , eenjouo e vistas turvas mais não estou comendo quase nada…

  43. Comecei a tomar metformina por conta própria para emagrecer, faço reeducação alimentar, mas tenho muita dificuldade em perder peso, comecei com um comprimido de 850mg e só depois que comecei a tomar dois comprimidos é que vi diferença. Mas senti muita dor de cabeça, dor nas pernas e diarréia (essa última pra mim é ótimo pois sou ressecada). A dois dias fiquei com febre e muita dor no corpo. Parei de tomar. Mas estou com um quadro de infecção de sinusite, que já tinha antes e piorou. Mas não é devido a metformina. Então vou voltar a tomar e observar se as dores e sintomas de gripe forte que tive foi referente a sinusite ou a metformina.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*