Cloridrato de metformina emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2020

Usado no tratamento da diabetes tipo 2, maior sensibilidade à insulina e menor absorção da glicose: será que o cloridrato de metformina emagrece? Conheça como funciona!

  Continua Depois da Publicidade  

A diabetes do tipo 2 é uma doença normalmente associada a quadros de obesidade, de modo que as complicações se multiplicam.

O uso do cloridrato de metformina nesses pacientes tem demonstrado, porém, uma capacidade de atenuar a obesidade. Por esse motivo, muitos suspeitam que o cloridrato de metformina emagrece qualquer pessoa.

Um dos motivos para essa suspeita é a ação do remédio em relação à insulina: a resistência à insulina tem uma ligação com o excesso de peso.

O consumo constante de alimentos ricos em carboidratos força o pâncreas a produzir muita insulina, o que cria uma resistência nas células e obriga o pâncreas a produzir ainda mais insulina.

Como a insulina está associada ao acúmulo de gordura, o aumento da sensibilidade das células ao hormônio é positivo. Quando as células ficam mais sensíveis, o pâncreas precisa produzir menos insulina, diminuindo a tendência do corpo a acumular gordura.

Aproveite para assistir a um vídeo da nossa nutricionista analisando se cloridrato de metformina emagrece mesmo, para que serve e se faz mal tomar.

Como funciona o cloridrato de metformina?

O modo de funcionamento do antidiabético se baseia nos seguintes efeitos:

  • Menos glicose: O cloridrato de metformina faz com que o fígado diminua sua produção de glicose, de modo que os níveis de glicose no sangue são mantidos sob controle;
  • Maior sensibilidade à insulina: O cloridrato de metformina otimiza o funcionamento da insulina já existente, tornando as células e os tecidos em geral mais sensíveis a ela;
  • Menor absorção de glicose: Há uma diminuição do nível de glicose absorvida no trato gastrointestinal, de modo que os níveis de glicose no sangue tendem a diminuir.

O cloridrato de metformina emagrece mesmo?

É preciso lembrar que o cloridrato de metformina não é indicado para esse fim: o é remédio para o tratamento de diabetes, não para a perda de peso.

Deve-se levar em consideração ainda a falta de estudos que provem que o cloridrato de metformina funcionaria para reduzir o peso de pacientes não diabéticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mesmo os resultados obtidos em pacientes que sofrem do diabetes tipo 2 são limitados: variam de 5 a 7% do peso corporal, com uma redução de até 3 cm na circunferência abdominal.

Trata-se, portanto, de um tratamento para perda de peso que é, no mínimo, duvidoso. Muitos alegam que mesmo o emagrecimento verificado em quem tem diabetes tipo 2 só se dá em virtude da dieta que se faz paralelamente ao uso do medicamento.

Efeitos colaterais e contraindicações

O cloridrato de metformina não é uma substância livre de riscos: ao usá-la é possível o desenvolver efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia ou cólica, bem como dores abdominais.

Mais sério, porém, é a possibilidade rara de apresentar acidose lática: o acúmulo de ácido lático, que pode provocar fraqueza e confusão mental. Além disso, o medicamento é contraindicado para pessoas com problemas renais ou insuficiência cardíaca.

Cuidados

Portanto, não dá para usar o cloridrato de metformina fora de seu propósito, que é o tratamento da diabetes do tipo 2.

Só use o remédio quando o médico prescrever e obedeça todas as recomendações do profissional referentes ao tratamento, incluindo dosagem, frequência de uso e duração do tratamento.

Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Cloridrato de metformina emagrece mesmo?”

    • Não sou diabética ,mas a endocrinologista passou metformina 500 mg para ajudar a emagrecer, pois estou obesa.
      Será que está correto esse procedimento