Comprimidos brancos

Cloridrato de Metformina Emagrece Mesmo?

O cloridrato de metformina é um remédio usado no tratamento do diabetes tipo 2. Os pacientes tratados com esse remédio obtêm em geral uma perda de peso considerável, de modo que o remédio tornou-se rapidamente popular entre os que procuram a fórmula para emagrecer. Mas o cloridrato de metformina emagrece mesmo? Como funciona?

O que é o Cloridrato de Metformina?

O cloridrato de metformina é um medicamento cada vez mais usado no tratamento do Diabetes tipo 2. Diferentemente do Diabetes tipo 1, o tipo 2 não é caracterizado por deficiência na produção de insulina, mas pela resistência das células à ação da insulina. Desse modo, o tratamento não pode ser feito com doses de insulina, mas somente com os chamados antidiabéticos orais.

Um desses antidiabéticos é o cloridrato de metformina. Sua eficácia baseia-se em três efeitos:

  • Menos Glicose: O cloridrato de metformina faz com que o fígado diminua sua produção de glicose, de modo que os níveis de glicose no sangue são mantidos sob controle.
  • Maior Sensibilidade à Insulina: O cloridrato de metformina otimiza o funcionamento da insulina já existente, tornando as células e os tecido em geral mais sensíveis a ela.
  • Menor absorção de Glicose: Há, ainda, uma diminuição do nível de glicose absorvida no trato gastrointestinal, de modo que os níveis de glicose no sangue tendem a diminuir.

Porque o Cloridrato de Metformina é usado para emagrecer?

Os efeitos do cloridrato de metformina nos portadores de diabetes tipo 2 são muito eficazes, mas seus benefícios não param por aí. A diabetes tipo 2 é uma doença normalmente associada a quadros de obesidade, de modo que as complicações se multiplicam. O uso do cloridrato de metformina nesses pacientes tem demonstrado, porém, uma capacidade de atenuar a obesidade.

Dessa forma, em pacientes afetados pelo diabetes tipo 2 o cloridrato de metformina emagrece, ou ao menos dificulta maiores ganhos de peso. Por esse motivo, muitos suspeitam que o cloridrato de metformina emagrece qualquer pessoa.

Há mais motivos, porém, que sustentam essa suspeita, já que os efeitos do cloridrato de metformina podem ser associados diretamente à perda de peso. Em primeiro lugar, os níveis baixos de açúcar no sangue são um fator favorável para quem procura emagrecer.

Mas o mais importante é a ação otimizada da insulina. A resistência à insulina é, muitas vezes, a causa de casos de obesidade. O consumo constante de alimentos ricos em carboidratos força o pâncreas a produzir muita insulina, o que cria uma resistência nas células e obriga o pâncreas a produzir ainda mais insulina.

Como a insulina está associada ao acúmulo de gordura, o aumento da sensibilidade das células a esse hormônio é de grande ajuda. Quando as células ficam mais sensíveis, o pâncreas precisa produzir menos insulina, diminuindo a tendência do corpo a acumular gordura.

Mas o Cloridrato de Metformina emagrece mesmo?

Existem motivos para crer que o cloridrato de metformina emagrece, mas será que isso é verdade mesmo, para qualquer pessoa?

É preciso lembrar, em primeiro lugar, que o cloridrato de metformina não é indicado para esse fim. Trata-se de um remédio para o tratamento de diabetes, e não de um remédio para perda de peso. A eficiência do cloridrato de metformina é, aliás, certamente menor que de outros remédios próprios para o emagrecimento.

Também deve-se levar em consideração a falta de estudos que provem que o cloridrato de metformina funcionaria para reduzir o peso de pacientes não diabéticos. Mesmo os resultados obtidos em pacientes que sofrem do diabetes tipo 2 são, aliás, limitados: variam de 5 a 7% do peso corporal, com uma diminuição de até 3cm na circunferência abdominal.

Trata-se, portanto, de um tratamento que é, no mínimo, duvidoso. Muitos alegam que mesmo a perda de peso verificada em quem sofre do diabetes tipo 2 só se dá em virtude da dieta que se faz paralelamente.

Dessa forma, é possível que o cloridrato de metformina só fará alguma diferença nas tentativas de emagrecer para as pessoas que sofrem de algum tipo de resistência à insulina.

Efeitos Colaterais do Cloridrato de Metformina

O cloridrato de metformina não é uma substância livre de riscos. Ao consumi-la, há a possibilidade de obter uma série de efeitos colaterais mais ou menos sérios. Em primeiro lugar, não é recomendado o uso da substância por pessoas que possuam problemas renais ou com insuficiência cardíaca.

Além disso, é possível o desenvolvimento de efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia ou cólica, bem como dores abdominais. Mais sério que isso, porém, é o raro desenvolvimento da chamada acidose lática: o acúmulo de ácido lático, que pode provocar fraqueza e confusão mental.

Cuidados Necessários ao tomar o Cloridrato de Metformina

O cloridrato de metformina continua a ser procurado por muitas pessoas que procuram emagrecer, apesar das evidências insuficiente em torno da sua eficácia para esse fim. Essas pessoas devem, porém, seguir os cuidados mínimos para evitar os efeitos colaterais.

Em primeiro lugar, devem ter certeza que estão em condições adequadas para o consumo da substância. Em seguida, devem determinar a dose diária a ser consumida, e acompanhar o desenvolvimento da perda de peso ou, se for o caso, dos efeitos colaterais.

Para todos esses cuidados, recomenda-se sempre a prévia consulta e acompanhamento de um endocrinologista.

Você conhece alguma pessoa que tenha utilizado o cloridato de metformina para emagrecer? Essa pessoa obteve algum resultado satisfatório? E você, pensa em usá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (863 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

181 comentários

  1. Comecei a tomar à 4dias METFORMINA 850mg. Meu médico passou para tratar SOP. Tomo 3x ao dia . Antes do café, do almoço e antes da janta. Ele me orientou a tomar e me alimentar ,pois se Não eu passaria mau ,Não tenho diabetes . Estou tendo vários sintomas horríveis, ms estou firme. Se vou emagrecer eu não sei, ms faz parte do tratamento. Bjs

  2. Olá! Comecei a tomar o cloridrato de metformina (glifage) ontem, 1 comprimido de 500mg por dia, após o café da manhã. Foi orientação do meu ginecologista para tratamento de SOP. Não tenho diabetes. Por enquanto está tudo ok, não estou sentindo absolutamente nada de efeito colateral. Daqui 5 dias vou aumentar a dose para 2 comprimidos ao dia, 1 após o café da manhã e 1 após o jantar. Espero que dê certo, pois já tomei vários anticoncepcionais para tratar a SOP e engordei 10 quilos 🙁

  3. Eu comecei a usar no dia 19/05/17 sem fazer nenhum exercício perdi 1kg em uma semana mas tomo um comprimido 20 minutos antes do almoço e um antes da janta.agora estou aliando o remédio que tira a fome principalmente a noite que era o horário que eu tinha muita fome e vontade de comer doces com exercícios comecei fazer esteira 30 minutos por dia ontem dia 31/05/17 vamos ver se perco mais que 1kg por semana…mas não adianta só isso eu estou fazendo reeducação alimentar tirei o açúcar e criei um grupo no zap em que os participantes se ajudam se cobram a fazer exercícios e manter uma dieta e creio que isso vai ajudar muito mais.

  4. Eu tomo ja faz 6 meses pq meu cardio mandou, eu estava pré diabetuca e com 96 kg. Já perdi 10 kg ate hoje! Maravilha! Sem diabetes e não fiz nenhuma dieta nem exercício. Tomo 2 comprimidos apos o almoço. Tive efeitos colaterais horríveis no começo principalmente enjôo. Agora não sinto nada . Continuo tomando por orientação médica. Abraços.

  5. Comecei hoje a tomar metformina de 850 mg. Tomei depois do café da manhã. Vou tomar a primeira semana somente 1 por dia e depois vou aumentando a dose para 2 x ao dia e depois 3.
    . Estou tomando apenas com o intuito de emagrecer. Vamos ver se dá certo. Estou atualmente com 75kgs. Se realmente perder algum peso daqui a um mês volto para falar. De efeitos colaterais apenas diarréia mas nada que não seja suportável.

  6. Harlei Cursino Vieira

    O médico passou esse remédio para mim: tomar 2 cápsulas, uma ao meio dia, no almoço e outra no jantar!

  7. Vou começar a tomar segunda feira dia 17/07/2017, não sou diabetica mas estou com 96kilos, entrando na obesidade, meu medico me passou o de 750mg após o almoço.
    Estou torcendo para que eu consiga.

  8. Olá, bom eu comecei a tomar ontem(22) a noite, minha médica receitou que tomasse após o almoço e janta, e hoje ao amanhecer já tive quer ir ao WC com diarreia, já estava ciente desse efeito colateral, iniciei esse tratamento para obter resultados bons contra os meus ovários policistos que estão enorme segunda a doutora.
    Estou confiante que resolvendo isso eu automaticamente vou emagrecer, porque também estou bem acima do meu peso real.
    Abs.

  9. Tomo a 1 ano emagreci 14 k. Funciona sim so tomar direito .no comeco passei muito mal colica diarreia .enjoo mas passo .agora so um por dia apos cafe manha..

  10. Estou tomando glifage xr 500 há um mês. Dois comprimidos a noite. Estou na academia e comendo bem pouco. Mas ainda não perdi peso. E é o que mais quero.

  11. Eu comecei a tomar esta com 15 dias já perdi 4 kg,é só estou tomando um depois do jantar,estava cm a insulina alta e meu endócrino me passou,sinto enjoo e não tenho vontade de comer nada!
    Amei…..😁

  12. Tenho hipotireoidismo posso Tomar????? De 500 aguardando respostas bjs.

  13. Estou tomando de 850 mg, desde 05/11/2017. Tive 1 dia de diarreia, no 5º dia, mas não foi grave, foi só uma vez. Não sei se vou emagrecer ou não mas vou contar aqui depois de um tempo, quando tiver feito efeito. Não sei se é psicológico, ou se é pq estou gripada, mas estou só com metade da fome que eu tinha antes de começar a tomar. Só não sei dizer se é efeito do remédio. Não tive tontura, náuseas, nada! Mas também ainda não pedi peso nenhum, estou tomando a 7 dias.

    • Oi Boa tarde, você obteve algum resultado ?

      • Olá, boa tarde Henrique… Então, sobre meu resultado:
        Hoje estou com 70 kilos, eu comecei a tomar com 73, não mudou quase nada, mas nesse meio tempo não fiz uma dieta regrada, somente reduzi o pão. A minha mãe também já tomou 1 mês direto, a médica que recomendou pq ela está com diabetes, mas ela continua gorda (mas ela continua comendo errado, comendo tudo que não pode). Acho que a Metformina é uma gota no oceano, o ideal é fazer uma academia e cortar todos os carboidratos simples, comer somente carboidrato complexo.

      • Oi me coloca no grupo eu estou tomando este remedio a 6 messes não emagrecirnada sinda so tomo um a noite depois da janta metfomina

  14. Vou começar a tomar hoje,2comprimidos de manhã e 2 comprimidos a noite de 500 mg cada um: mais tenho diabetes e estou com 93 kilos meu objetivo é perder 15 kilos pelo menos ,se perder depois aviso ok😁 obs: foi meu endocrinologista que me receitou

  15. Gente , emagrece sim. Tenho diabetes tipo 2 e comecei a tomar o de 850g dois comprimidos 1 de manhã e outro a noite. Perdi 12 kg em 1 ano. No início tive diarréia, quase desisto, mas passa. Agora mantenho meu peso normal.

  16. Qualquer pessoa pode tomar, mesmo não tendo diabetes

  17. Faz 7 dias que estou tomando melhor mina de 850 mgente por conta própria para emagrecer, o problema é que eu não consigo comer nada só bebo água já faz sete dias e também estou com diarréia, boca seca e sonolência. Acha que devo procurar um médico?

  18. Eliana da silva vieira

    Gostaria de saber se corta o efeito do anticoncepcional.

  19. Eu tenho ovario policistico e peguei esse comprimido de 850 mg e parti no meio e tomo uma parte por dia, e tambem estou acima do peso, estou tomando por conta propria, eu posso tomar por quanto tempo????

  20. Obg🙏 Julio Bittar eu vou sim, e pq minha consulta ficou marcada para o mês q vêm, aí um farmacéutico amigo meu disse q eu poderia começar tomar assim pra ir acostumando por causa das reaçoes.

  21. Não tenho diabetes, obstetra passou pra dar uma controlada no meu peso e deu . Estou grávida de 6 meses, nao engordei nem uma grama. Mas acho que todos devem consultar seu médico .

  22. Estou tomando metformina 500 faz 40 dias por ter ovários policísticos, emagreci 5 kg sem fazer restrição alimentar. Estou me sentindo mto bem.

  23. Eu tenho hipotireoidismo e síndrome do ovário policistico. Senti muita diferença depois que comecei a tomar a metiformina, posso comer de tudo que mantenho meu peso, parei de tomar por ordem de um terapeuta, pois ele achou que estava aumentando o meu mioma no útero, deixei de ter cãibras como tinha com frequência, porém minha pele encheu de espinhas e comecei a acumular gordura na região do abdômen.. voltei a tomar hoje é tenho certeza de que vou voltar ao meu peso, tomo a de 500mg uma vez ao dia junto com o puran quando acordo, mas vendo os comentários aqui, vou passar a tomar após o café da manhã.. para mim ele é ótimo, só me causa cãibras. .

  24. Aurilene o Oliveira

    Ola comecei hoje o tratamento com metformina pra emagrecer tenho 130 kg…e 1.70 de altura preciso muito emgrecer…
    Tomei 1 pela manha..mas fiquei enjoada o dia todo fiz um bolo de chocolate com brigadeiro q eu amo e nao consegui comer…sem fome e com enjoo…espero q funcione…
    Daki a 1 mes eu volto pra contar se tive resultado…

  25. Aurilene dutra de oliveira

    Se alguem ja teve resultado bom me avisa ai ta….

  26. Oi gente estou tomando a uma semana de 500mg em jejum tomo um copo de água com limão e tomo 1 comprimido após o almoço e 1 após o jantar emagreci 4 kilos estou super satisfeita sem contar que me deu um UP, nos dois primeiros dias tive náuseas. Hj percebo que logo que como qlq coisa já tenho que ir ao banheiro #adoroooo.
    Vale a pena sim
    Senti muita diferença na parte abdominal minha única preocupação é pq ele limpa o ovário e aumenta a chance de engravidar.
    Boa sorte a todas!

  27. Metiformina pode ter efeitos graves??

  28. Meu medico falou q o sobrinho dele usou.
    Vou tentar.
    Nao custa nada.
    Preciso perder peso.
    Vai que da certo.

  29. Tomo o metformina há mais de dois anos. Deu diarréia no começo e agora estabilizou.
    Quando comecei pesava 68k e agora estou com 60k. Mas também mudei minha alimentação, e toma bastante água durante o dia.

  30. Gostaria de saber se Cloridrato de Metformina faz mal pra quem não tem Diabetes .Estou tomando para perder peso preciso de Orientações.Obrigada

  31. Olá, boa noite. Vou começar a tomar de 500 hj. Vou postar aqui um acompanhamento para poder compartilhar essa experiência com todos.

    • OI Pessoal, hj já tem tres dias que estou tomando o cloridrato de metformina e não senti nada de diferente, meu intestino funcionou muito bem na manhã seguinte que tomei e só. Estou tomando duas vezes ao dia apos almoço e e jantar.

  32. Célia regina dos anjos Lima

    Ola boa noite estou tomando faz 3 semanas comecei com um comprimido de 500mg…agora estou tomando 2 compr.de 500mg… 2 x ao dia…no começo muito enjôo e dor de barriga… agora já me adaptei como bem menos.e quase não consigo comer doce…estou gostando… não me pesei…mais medi a circunferência abdominal perdi 5cms…estou amando…

  33. Célia regina dos anjos Lima

    Olá boa noite estou amando…comecei a 3 semanas.. perdi 5cm de circunferência abdominal…agora acho que consigo emagrecer…tira a fome…e toma bastante água…no começo da enjôo e diarréia…depois melhora os sintomas…comendo bem menos😘

  34. Oi estou tomando cloridrato de metformina a 1 mês para diates tomo 1 comprimido ao dia no café já emagreci 6 kilos em um mês de uso desse medicamento

  35. OI, estou tomando este medicamento a uma semana… estou com diarreia e náuseas… eu tenho SOP… vou acompanhar o meu peso… A fome diminuiu bastante.

  36. Tomo desde março…tenho diabetes e perdi 28 kg…mas estou sendo acompanhada por uma endocrinologistá e uma clinica geral…nao tomem sem undicacao medica.

  37. SANDRA Maria Ribeiro Rhumas

    Tomei esse remedio por três meses, emagreci 7kilos, parei porquê estava me sentindo muito mal,fraqueza,falta total do apetite, dores abdominais, diarréia e enjoo só no começo,Olha que eu estava tomando porquê sou pré diabética,então se começarem a tomar e passarem mal, parem de tomar.

  38. Joana Darc ciriaca Rangel lins

    Comecei a tomar metiformina pra emagrecer tem três dias no primeiro dia senti enjoada agora não. Vamos ver se der resultado eu volto aqui pra fala. É de 500 gramas tomo duas por dia u ma de manhã e outra a noite.

  39. Boa noite quero fazer parte desse grupo, por favor me inclua.

  40. quem toma sem receita só para perder peso não baixou muito a glicose?? fez hipo??? q

  41. Alguém que já tomou ou toma e já perdeu peso ..pessoas que não.sao diabéticos e nem tem sop

  42. Boa noite vou começar a tomar o metformina de 500 para emagrecer minha médica clínica geral quem passou para auxiliar na perda de peso mais diante das coisas que vos falaram eu estou com medo há outra coisa gostaria de entrar no grupo

  43. Bom dia gostaria de participar do grupo
    Vou começar a tomar nao tenho diabetes preciso emagrecer estou acima do peso assim que tiver resultado eu volto hoje estou co 70 kilos pretendo perder 10kilos

  44. Comecei na terça até hoj quinta perdi 1 kl diminui muito a fome to gostando , tenho diarreia é enjoo mas tranquilo

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*