Remédios para dor de ouvido – Dicas para aliviar a dor

Especialista da área:
atualizado em 27/04/2021

Poucas coisas são tão insuportáveis como uma dor de ouvido. Saiba quais são os remédios para dor de ouvido e dicas para aliviar a dor.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de mais nada, é importante identificar a causa da dor de ouvido. Por isso, veja também o que pode ser a dor de ouvido.

A dor de ouvido pode ter várias causas: excesso de cera, presença de água e muito mais. Para obter alívio o mais rápido possível, confira abaixo quais são suas opções de tratamento.

Remédios para dor de ouvido

tratamento para dor de ouvido

1. Analgésicos ou anti-inflamatórios

Remédios que aliviam a dor e a inflamação são ótimos para acabar com a dor de ouvido. Alguns exemplos são:

  • Paracetamol;
  • Dipirona;
  • Ibuprofeno;
  • Aspirina.

Ainda que tomar um analgésico melhore a dor, o alívio é temporário. Sendo assim, não deixe de ir ao médico para checar a causa e tratar de forma eficaz.

2. Removedores de cera

Os removedores de cera são soluções em gotas – como o Cerumin, por exemplo – que aliviam a dor de ouvido causada pela presença de fluidos ou excesso de cera.

As gotas devem ser aplicadas no ouvido quando você estiver deitado para que a solução não escorra antes do tempo. Depois de 5 ou 10 minutos, você pode se sentar.

Algumas dessas gotas são antibióticas e anestésicas também. Por isso, sempre consulte um médico para saber qual é a melhor para o seu caso e por quanto tempo usar.

3. Antibiótico

Existem soluções em gotas para o ouvido que contêm antibióticos em sua fórmula, como por exemplo: Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina e Otosynalar.

Aliás, alguns deles podem estar associados com corticoides ou anestésicos para infecções de ouvido mais dolorosas.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, um antibiótico só pode ser usado quando for realmente necessário e prescrito por um médico.

4. Compressas

Usar uma compressa de água morna sobre o ouvido reduz a inflamação e a dor. A ideia é aplicar a compressa por até 20 minutos de cada vez.

Além disso, use a compressa no pescoço e na região da garganta também para melhores resultados.

Há aqueles que preferem usar uma compressa de gelo. Mas a maioria das pessoas sente mais alívio usando uma compressa quente para dor de ouvido.

5. Óleo de melaleuca com azeite

O óleo de melaleuca com azeite é uma opção caseira de removedor de cera.

De acordo com um estudo, usar um extrato de ervas em azeite de oliva pode ser tão eficaz quanto um remédio para dor de ouvido.

O princípio de uso é o mesmo: incline o ouvido e aplique algumas gotas da mistura de óleos em temperatura ambiente.

Se você se sentir inseguro com esse método ou a dor persistir, não hesite em procurar atendimento médico.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada) é outro remédio caseiro para dor de ouvido. Para isso, é preciso pingar algumas gotas de peróxido diluído no ouvido.

Aliás, muitas pessoas também usam o peróxido de hidrogênio para sinusite.

7. Gengibre

O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias que pode ajudar na dor de ouvido. De fato, muitas pessoas usam o suco de gengibre para esse fim.

No entanto, nunca aplique o suco diretamente dentro do canal auditivo. Nesse caso, a melhor opção é aplicar uma compressa quente mergulhada em um chá de gengibre na parte externa da orelha.

8. Alho

O alho é conhecido por seu excelente efeito anti-inflamatório. E é exatamente por isso que ele é usado para tratar a dor de ouvido em casa.

Mas não basta pegar um dente de alho e colocar no ouvido. Para aliviar a dor mais rápido, você pode amassar o alho e misturá-lo com um pouco de azeite de oliva, por exemplo.

Depois disso, é só deixar a mistura em contato com o ouvido por alguns minutos.

9. Cebola

Por fim, algumas pessoas usam a cebola no lugar do alho para obter os mesmos benefícios. Esse remédio caseiro é feito com o líquido extraído da cebola.

Basta aquecer uma cebola sem casca no micro-ondas. O líquido que sai dela é usado para aliviar a dor no ouvido.

Em primeiro lugar, veja se o líquido da cebola não está muito quente. Quando estiver morno, aplique algumas gotas no ouvido e fique deitado por alguns minutos.

Mas saiba que nenhum desses remédios caseiros ou medicamentos prescritos substitui uma consulta médica com um especialista.

Dicas para aliviar a dor

mulher com ouvido doendo

Além dos remédios, outras dicas que podem ajudar são:

1. Mudar a posição de dormir

Se você estiver com dor na hora de dormir, uma boa dica é mudar a posição da cabeça no travesseiro.

De fato, existem posições que pioram a dor de ouvido. Por isso, não pressione a orelha que dói contra o travesseiro, pois isso pode piorar a dor. Ao invés disso, deixe a orelha voltada para cima.

Além disso, você pode deixar a cabeça um pouco mais elevada. Tudo isso ajuda a drenar os ouvidos e reduzir a inflamação.

2. Mascar chiclete

Mascar um chiclete ou mastigar um alimento pode aliviar a dor de ouvido em algumas pessoas, especialmente verdadeiro quando a dor é resultado de alguma tensão na região da mandíbula ou dos dentes.

3. Massagear o local

Apesar de não ser comprovado, massagear o local que está doendo pode trazer alívio. Assim, faça movimentos circulares leves em volta da orelha e na região do pescoço para se sentir melhor enquanto não chega ao médico.

Além de relaxar os músculos da mandíbula e do pescoço, a massagem pode ajudar a drenar líquidos presentes no ouvido responsáveis pelo desconforto.

4. Exercitar o pescoço

Às vezes, a dor no ouvido pode ser resultado de uma pressão no canal auditivo que pode ser aliviada com alguns exercícios para o pescoço.

Experimente fazer exercícios de rotação do pescoço e observe se a sua dor passa. Além disso, fazer alguns alongamentos nos ombros e no pescoço costuma aliviar esse tipo de dor.

Vídeo

Lembre-se de que a dor de ouvido pode ter várias causas e uma delas é a sinusite. Assim, veja no vídeo da nossa nutricionista quais são os sintomas de sinusite aos quais você deve ficar atento:

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou algum desses remédios para dor de ouvido? Como foi o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário