Água oxigenada para sinusite funciona?

Especialista da área:
atualizado em 19/02/2021

Se você sofre de sinusite, você deve estar sempre em busca de tratamentos mais eficazes para a infecção. Veja então se a água oxigenada para sinusite funciona ou se isso não passa de um mito.

  Continua Depois da Publicidade  

A sinusite é uma infecção que traz muitos sintomas irritantes e desagradáveis, incluindo:

  • Nariz entupido;
  • Coriza;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Tosse;
  • Cansaço.

Aliás, se você gostaria de tratar sua sinusite sem ter que recorrer a medicamentos em cada crise de sintomas da sinusite, confira suas opções de remédios caseiros para sinusite.

São muitos os possíveis usos da água oxigenada, mas nem todos são realmente eficazes. Alguns dos usos tradicionais do peróxido de hidrogênio incluem:

  • Higiene bucal para eliminar germes e evitar doenças de saúde bucal;
  • Desinfecção da casa;
  • Cicatrização e limpeza de feridas na pele.

Não deixe de conferir o vídeo abaixo em que a nossa nutricionista fala sobre os sintomas de sinusite mais perigosos para a saúde:

Água oxigenada para sinusite funciona?

sintomas da sinusite

Há quem afirme que usar água oxigenada nas narinas ajuda a diluir o muco, desentupir o nariz entupido e limpar as narinas.

Realmente, essas afirmações estão presentes em estudos científicos. Mas são pesquisas muito antigas. Atualmente, a medicina já avançou muito e existem outras formas mais eficazes de tratar a sinusite.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda assim, é fácil encontrar receitas que te ensinam como usar a água oxigenada no nariz. A maioria delas diz para preparar uma solução de duas partes iguais de água e água oxigenada.

Em seguida, o indicado é aplicar a solução nas narinas, esperar alguns segundos para a ação e assoar logo depois.

Também há receitas caseiras que indicam uma mistura de peróxido de hidrogênio com água e sal para lavar o nariz.

Devido ao seu poder desinfetante, acredita-se que a água oxigenada pode matar os organismos que causam a sinusite e melhorar os sintomas. De fato, o peróxido de hidrogênio tem propriedades bactericidas. Mas, por outro lado, nem toda sinusite tem origem bacteriana.

Aliás, algumas pessoas também defendem que aplicar água oxigenada no ouvido parece ajudar a evitar e a tratar inflamações no ouvido, na garganta ou no nariz.

No entanto, a maioria dos médicos não recomenda o uso da água oxigenada para tratar a sinusite, pois ela pode causar rinite ou piorar os sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, existem outros efeitos adversos como:

  • Risco de queimadura;
  • Irritação nas mucosas;
  • Ardência no nariz.

Aproveite para conferir como é o tratamento correto para a sinusite.

Considerações sobre o uso de água oxigenada no nariz

Se você usar água oxigenada diluída e aplicar com bastante cuidado, pode até ser que seus sintomas melhorem. Mas nada substitui um tratamento monitorado por um médico.

Além disso, ao notar que seus sintomas estão piorando ou se você apresentar sinais como febre e dor de cabeça muito forte, procure atendimento médico para iniciar o tratamento mais adequado e se sentir melhor.

Fontes e Referências Adicionais

Qual é a sua técnica para melhorar os sintomas da sinusite? Já tentou o uso do peróxido de hidrogênio alguma vez? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário