Remo Seco Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

O remo seco é um aparelho de exercícios que simula a movimentação de uma remada, daí o nome, já que o praticante rema mesmo sem estar em um rio. Também chamado de remo indoor, o equipamento pode ser utilizado por pessoas que possuem os mais diversos tipos físicos e que se encontram em diferentes níveis de aptidão atlética, desde os iniciantes até os profissionais.

Remo seco emagrece? 

Sim. É possível afirmar que o remo seco emagrece. Porém, o mais correto seria dizer que o aparelho contribui com a perda de peso. Isso porque um dos fatores que levam ao emagrecimento é o aumento do gasto calórico, algo que é alcançado com a prática de exercícios físicos.

Os praticantes queimam entre 400 e 800 calorias em uma aula de remo seco que dura pouco menos de uma hora. Se supormos que a pessoa faz três sessões no equipamento por semana, seu gasto calórico semanal apenas com os exercícios no aparelho será de 1200 a 2400 calorias. Um número que certamente ajudará a mandar para longe os indesejados quilinhos em excesso.

Entretanto, não podemos afirmar que o remo seco emagrece sozinho. Isso porque mesmo que o praticante malhe no equipamento todos os dias, ele não será bem-sucedido em seu processo de emagrecimento a não ser que siga uma dieta equilibrada, controlada e saudável.

Imaginemos que uma pessoa fez uma aula no remo seco e conseguiu gastar 600 calorias. Como cansou bastante, ela sai da academia e resolve parar no shopping para comer. O problema é que ela escolhe um x-salada com 498 calorias e um smoothie de frutas vermelhas, que contém 144 calorias.

Depois de gastar as 600, ela terá consumido 642 calorias. Ou seja, além de recuperar as calorias que foram gastas, ela terá extrapolado a quantidade calórica eliminada.

Portanto, quem deseja emagrecer, além de praticar exercícios como o treino no remo seco, precisa certificar-se de adequar sua dieta aos objetivos de perda de peso. Neste sentido, o auxílio de um nutricionista para montar um cardápio e selecionar um programa alimentar apropriado ajuda bastante.

Outros benefícios do remo seco 

O remo seco emagrece e ainda traz outros benefícios à nossa saúde e boa forma, entre eles:

  • É para jovens e idosos: além de poder ser praticado por pessoas dos mais diversos tipos físicos e níveis atléticos, o remo seco ainda é democrático em relação à idade;
  • Aeróbico + musculação: ao mesmo tempo em que é um exercício aeróbico, o aparelho ainda trabalha vários músculos do corpo como os glúteos, quadríceps, os posteriores da coxa, o latíssimo do dorso, a região central do corpo (core), os ombros, os tríceps, as costas e os bíceps.
  • Benefícios do treino aeróbico: por se tratar de um treino aeróbico, o remo seco traz melhorias ao coração, aos pulmões e ao sistema circulatório. Para atingir e manter o estado aeróbico, recomenda-se colocar a tensão da máquina em um nível baixo, o que permite manter uma velocidade alta ao mesmo tempo em que cria pouca resistência;
  • Benefícios da musculação: ao trabalhar os músculos, o remo seco também ajuda em relação à tonificação e construção muscular. Para aumentar a taxa de construção muscular, deve-se ajustar o equipamento para criar uma resistência mais rigoroso.
  • De baixo impacto: por se tratar de um exercício que causa pouco impacto ao corpo, as chances de que ocorram lesões no treinamento realizado no aparelho do remo seco são mais baixas;
  • Fácil de aprender: é possível aprender as técnicas básicas do equipamento em 10 minutos ou até menos;
  • Motivação: devido ao fato do aparelho trazer informações como o seu tempo total de treino, as calorias que foram queimadas, a distância e o ritmo, o praticante ganha um fator motivacional. Isso porque ao checar na máquina como anda a sua performance e verificar que está indo bem, que já queimou muitas calorias ou está em um ritmo bom, a pessoa pode ficar estimulada a melhorar ainda mais o seu desempenho e evoluir a cada treino;
  • Diminuição do estresse: como não ficar estressado com tantos obrigações, compromissos e correrias que os dias de hoje exigem? Uma forma de aliviar o problema é praticar atividades como o treinamento no aparelho de remo seco. Isso porque os exercícios físicos ativam a região do prazer no cérebro. Além disso, um treino aeróbico (que pode ser executado no remo seco) aumenta a liberação do hormônio endorfina no corpo, algo que atua na redução do estresse.

Cuidados

Por mais que o remo seco possa ser praticado por diversos tipos de pessoas como vimos acima, é importante tomar alguns cuidados. Antes de começar a malhar no aparelho, cheque com o seu médico se você está realmente apto a praticar o exercício, qual o seu nível de condicionamento físico e com que intensidade você deve iniciar os seus treinos no equipamento.

Também é importante ter o auxílio e acompanhamento de um profissional de educação física, que poderá te orientar quanto às técnicas corretas dos movimentos e ajudar caso algum problema ocorra.

Se optar por malhar sozinho, com o auxílio de vídeos da internet, tenha o cuidado de prestar bem atenção nas explicações dos vídeos e assistir várias vezes até ter certeza de como os movimentos devem ser feitos.

Além disso, ao sentir uma lesão ou se machucar, não demore para buscar o atendimento de um médico. Por exemplo, uma sensação de dor nos ombros pode indicar que você está se exercitando de forma errada ou que se lesionou.

Você conhece alguém que utiliza este aparelho e afirme que o remo seco emagrece mesmo? Em sua academia, existe a possibilidade de usá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (85 votos, média: 3,66 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

10 comentários em “Remo Seco Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas”

  1. Eu perdi 20 quilos em um ano fazendo remo seco e algo incrível porque aumentou em muito a minha resistência e claro a minha respiração e i melhor de tudo Minha acadenia sofre com o problema se super lotação em horários de pico o REMO fica sempre vazio

  2. Descobri o remo seco há três meses ! Passei a praticar diariamente e por uma hora a cada treino ! Já me livrei de seis quilos , os quais me incomodavam há anos ! Faço contagem calórica também ! Já estou sendo chamada de “magra” ?

  3. Na minha academia tem, descobri lá há pouco tempo. Não preciso perder peso, mas sim ganhar massa magra, porque peso 51kg, mas estou com um índice de gordura alto. Adoro praticar esse remo, faço por meia hora, 5.000 m, mas quero fazer mais. Sinto todos esses músculos trabalhados.

  4. Eu perdi 14 kg fazendo 12.000 metros numa frequência alta de 28 remadas por minuto. Muito bom

  5. Eu perdi 14 kg fazendo 12.000 metros numa frequência alta de 28 remadas por minutos. Muito bom

  6. eu sempre utilizo o remo seco como aquecimento, 3000 metros, por não ter impacto (esteira), e não ter o incômodo do banco da bike eu utilizo o remo, além de que aquece tanto os músculos inferiores quanto os superiores, 15 minutinhos e estou pronto para começar o treino