Salgueiro Branco – Para Que Serve, Chá e Benefícios

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Originário da Europa, da Ásia e da América do Norte, o salgueiro branco é uma planta que apresenta flores com uma coloração mais clara que dos outros salgueiros. Sua árvore pode chegar a atingir os 30 metros de altura.

A erva apresenta propriedades sudoríficas, analgésicas, antiagregantes, antirreumáticas, antipiréticas (que diminuem a febre) e anti-inflamatórias.

Para que serve – Os benefícios do salgueiro branco 

Já que fomos apresentados à planta, vamos conhecer agora alguns dos benefícios que são atribuídos ao salgueiro branco? Então, confira alguns deles na lista a seguir:

– Alívio de dores

De acordo com informações do Organic Facts, o primeiro uso documentado do salgueiro branco é para o alívio de dores. Um dos componentes do salgueiro branco é a chamada salicina, uma substância que lá atrás, em 1800, foi isolada e transformada no ácido acetilsalicílico por meio de processos químicos.

O ácido acetilsalicílico é o princípio ativo da aspirina, um medicamento utilizado justamente para o alívio de dores de intensidade leve a moderada como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas e dor de artrite.

– Ação anti-inflamatória

A planta medicinal também possui propriedades anti-inflamatórias e sua casca pode ser utilizada para combater a inflamação do trato respiratório, das juntas e da artrite, por exemplo.

– Auxílio ao combate à febre 

Ainda segundo a página, a casca do salgueiro branco tem sido utilizada há centenas de anos como forma de tratar a febre. Ela é dotada de propriedades antipiréticas, o que significa que a erva ajuda a diminuir a febre.

A febre é um sintoma de que existe uma infecção no organismo e diminuí-la pode ajudar a acelerar o processo de cura e fazer com que o corpo volte logo a funcionar normalmente.

– Saúde da mulher 

Por ser analgésica, a planta medicinal pode ajudar a aliviar as dores menstruais, assim como a aspirina. Além disso, o chá preparado a partir da casca do salgueiro branco pode auxiliar a aliviar as cólicas e as alterações de humor que costumam ocorrer durante o período da menstruação.

– Saúde da pele 

Os antioxidantes encontrados na casca do salgueiro branco ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo até a pele, seja quando a planta é aplicada topicamente, seja quando ela é consumida por meio de um chá.

A erva ajuda a reduzir a aparência de rugas e de marcas do envelhecimento. A casca da planta medicinal auxilia a combater a inflamação na pele e aliviar dores causadas pelas picadas de insetos e a irritação.

Como fazer chá de salgueiro branco 

– Chá das flores secas de salgueiro branco

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores secas de salgueiro branco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar as flores secas dentro de um recipiente e reservar;
  2. Despejar a água em uma panela e levar ao fogo para esquentar. Quando alcançar a fervura, despejar em cima das flores. Tampar e deixar descansar durante 10 minutos.
  3. Então, coar e bebe o chá em seguida.

– Chá da casca do salgueiro branco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cascas cortadas de salgueiro branco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água em uma panela e levar ao fogo. Colocar as cascas do salgueiro branco e esperar conseguir fervura;
  2. Prestar atenção para ver quando começar a ferver. Depois que isso acontecer, deixar o conteúdo mais 10 minutos no fogo e, então, desligar;
  3. Tampar e deixar esfriar. Após, coar e consumir.

Cuidados com o salgueiro branco

Mulheres que estejam grávidas ou se encontrem no período de amamentação de seus bebês e pessoas com alergia à aspirina não podem usar a planta.

Indivíduos com diabetes, úlcera estomacal, asma, diabetes, gota, hemofilia e hipoprotrombinemia (deficiência de protrombina, proteína que atua na coagulação sanguínea) têm mais chances de serem alérgicos à aspirina e ao salgueiro branco.

Quem tem problemas gastrointestinais como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, diverticulite, diverticulose e colite ulcerosa ou espasmódica e indivíduos que utilizam medicamentos antiagregantes – indicados para o tratamento e prevenção da formação indesejada de coágulos sanguíneos – também não devem fazer uso do salgueiro branco.

Por desacelerar o coágulo sanguíneo, a erva deve ter o seu uso interrompido no mínimo duas semanas antes da realização de uma cirurgia, pois há o risco de que ela cause um sangramento excessivo durante e depois do procedimento.

Crianças e adolescentes com febre não devem exagerar no uso do salgueiro branco pois há risco de desenvolvimento da síndrome de Reye. A condição rara e grave que afeta principalmente crianças entre quatro a 12 anos de idade, causa inflamação no cérebro, rápido acúmulo de gordura no fígado e pode ser fatal.

A erva também pode diminuir o fluxo sanguíneo aos rins, podendo resultar em falência renal em algumas pessoas. Por isso, o salgueiro branco não deve ser usado com quem tem doença renal.

Além disso, quando é consumido de maneira exagerada, o salgueiro branco também pode dar origem a hemorragias.

Antes de usar a planta medicinal para ajudar a tratar qualquer condição de saúde, consulte o seu médico. E não deixe de seguir as outras recomendações do tratamento já prescrito por ele. Caso esteja usando qualquer tipo de medicamento, também converse com ele a respeito do uso o salgueiro branco como forma de se certificar de que não existe o risco de interação entre o remédio utilizado e a erva.

Você já tinha ouvido falar do salgueiro branco e os benefícios que seu chá pode proporcionar à saúde? Pretende incluí-lo em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Salgueiro Branco – Para Que Serve, Chá e Benefícios”

  1. os soldados das centúrias romanas usavam a casca do salgueiro para mascar durante as batalhas, tanto para curarem-se de doenças, como para diminuir as dores dos ferimentos resultantes dos combates.

  2. Achei muito bom os benefícios, tenho fortes dores nas articulações, retenção de líquido, burcite e dedo gatilho.
    Pretendo ter um acompanhamento e incluir na minha dieta