Suco de Berinjela Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Quando o assunto é dieta, buscamos e aceitamos todos os alimentos que podem se tornar aliados ideais para a conquista de resultados positivos. Os benefícios da berinjela não são poucos, pode auxiliar no emagrecimento e ainda proporcionar bem estar. Devemos considerar que muitas pessoas têm dificuldade para montar um plano alimentar saudável e compatível com seu paladar.

Considerando que alguns alimentos não possuem um gosto atrativo, é fundamental buscarmos opções e combinações que tornem o cardápio mais atrativo. Se a berinjela emagrece e você não simpatiza com seu gosto, poderá conhecer agora os benefícios que ela pode oferecer, e ainda escolher dentre as opções de sucos com propriedades diversas. Uma dúvida frequente das pessoas é: Será que o suco de berinjela emagrece também?

Valores nutricionais da berinjela

Para começar a descrição, além da berinjela emagrecer, ela é ótima fonte de vitamina A, C, D, K e vitaminas de complexo B. Ela possui sais minerais que contribuem para a saúde de seus ossos, músculos e sangue, como Fósforo, Magnésio, Cálcio, Zinco e Ferro. A berinjela possui poucas calorias e pode ser adequada em diversas refeições do seu dia.

Ela é livre de gorduras e 100g do legume possui apenas 25 calorias, 6g de carboidrato, 1g de proteína e 3g de fibras alimentares. A berinjela também é a opção perfeita para aqueles que possuem alta retenção de líquidos, pois o alimento possui 2mg de Sódio, o que não compromete a redução de medidas e essa quantidade ainda pode auxiliar no controle de pressão arterial. A berinjela emagrece, ainda pode ajudar no controle da diabetes e proporcionar saciedade.

Adeus celulite

Uma das grandes dificuldades no processo de emagrecimento são os efeitos causados na pele. A perda e ganho de peso muitas vezes pode resultar em consequências indesejáveis, e a pele sofre com essas mudanças físicas e de saúde. Como sabemos, a celulite é resultado de inflamações em células, causadas pela ingestão de alimentos gordurosos. A berinjela atua com seu poder anti-inflamatório para auxiliar na diminuição desses furinhos indesejáveis, assim proporcionando mais saúde e resistência para o tecido fibroso da pele. Evidentemente que a berinjela sozinha não proporcionará o sumiço dos furinhos, ela pode contribuir significativamente, mas é importante adotar um plano alimentar saudável e livre de alimentos que contribuem para o depósito de gordura.

Metabolismo ativo

O suco de berinjela emagrece pois ele pode tornar seu metabolismo mais acelerado, o que contribui para o aumento de queima de gorduras. Se o seu metabolismo se mantiver ativo, suas toxinas serão liberadas de forma mais rápida e proporcionará uma melhor digestão. Mas é importante ter em mente que o suco de berinjela emagrece mas seu metabolismo não permanecerá ativo apenas pela ingestão da bebida.

Existem diversos alimentos que aliados com a berinjela podem auxiliar na perda de peso mais eficiente e saudável. O equilíbrio é fundamental, tenha o acompanhamento de um profissional de nutrição e educação física. O suco de berinjela te trará redução de peso, o fundamental é você optar por uma vida mais saudável, conciliando exercícios físicos e alimentação saudável. Você pode acrescentar alguns alimentos ao suco para que o efeito metabólico seja otimizado, veja a lista de ingredientes que podem compor novos sucos adequados ao seu gosto pessoal:

  • Água gelada
  • Chá verde
  • Óleo de coco
  • Gengibre ralado
  • Linhaça
  • Chia

Intestino amigo

A berinjela emagrece também porque auxilia no transito intestinal. As fibras contidas no legume ajudam no fluxo intestinal, o que proporciona bem estar e melhor digestão, além de reduzir o colesterol e proporcionar uma melhor coagulação do sangue. Evidentemente que com o fluxo regular intestinal, os desconfortos abdominais serão menores, e as medidas da cintura também. 

Como emagrecer com a berinjela

Deve-se adequar a ingestão do suco com seu plano alimentar. Nada de ingerir o suco em excesso para obter resultado mais rápido. O uso do alimento deve ser controlado, para que não comprometa a funcionalidade do organismo. O uso excessivo do alimento pode causar redução de hemoglobina, e resultando em uma anemia. Atente para o uso e preserve sua saúde. Atente para os cuidados, monte um plano alimentar eficiente com o suco da berinjela incorporado e perca pelo menos cinco centímetros de barriga em um mês.

Dicas e conservação

A época favorável da berinjela é de janeiro a maio, e a escolha deve ser pelas berinjelas mais roxas, brilhosas e firmes. Caso a exposição do legume seja inevitável antes do preparo, é recomendado mantê-la de molho, pois o contato com o ar resulta em seu escurecimento. O período de conservação máximo indicado é de 15 dias, e o legume deve ser mantido em sacos plásticos, pois é sensível a temperaturas muito baixas. É recomendado que seja armazenada na parte inferior da geladeira.

As combinações e os benefícios

Não há um único suco que possa emagrecer. A água de berinjela é popularmente conhecida pelo efeito emagrecedor e antioxidante, mas podemos unir os benefícios da berinjela com funções benéficas de outros alimentos. A ingestão de sucos com frutas ácidas não é indicada em jejum, pois pode ser prejudicial, resultando em problemas estomacais. Os demais sucos podem ser ingeridos como desjejum e outras opções podem ser ingeridas de 2 a 3 vezes ao dia. É importante não substituir a principais refeições pelo suco, o ideal é inseri-lo nos lanches para que não comprometa o equilíbrio da alimentação.

Suco de berinjela emagrece com a receita certa

O suco natural da berinjela pode ser ingerido em jejum ou antes das refeições, pois antecipa a sensação de saciedade, o que induz à ingestão de porções menores. Como já dito, não é recomendável substituir as refeições principais. Atente para o uso de açúcar e adoçantes.

  • Deve-se escolher uma berinjela e higieniza-la corretamente, aproximadamente 100g
  • Não retire a casca
  • Corte em pequenos pedaços
  • Coloque os pedaços de berinjela no liquidificador junto com 300 ml de água
  • Coe após batido

Valor calórico:300ml (20 calorias)

Berinjela e aliados funcionais

O suco de berinjela pode ser mais enxuto, pode-se combina-la com diversos alimentos, frutas, legumes, verduras e muito mais. A seguir podemos conhecer combinações e seus benefícios em uma dieta equilibrada.

– Suco de berinjela com limão

A ingestão não é recomendável em jejum, pois a acidez do limão pode oferecer desconfortos estomacais. O limão oferece vitamina C, compostos cancerígenos e auxilia no fortalecimento dos tecidos.

Ingredientes:

  • 1 berinjela crua picada (com casca)
  • 2 limões espremidos
  • 1 litro de água

Valor calórico: 300 ml (73 calorias)

– Suco de berinjela com laranja e linhaça

A mistura com a laranja torna o suco fonte rica em vitamina C, A, B. Seu consumo em jejum não é indicado, pois a acidez pode proporcionar desconfortos abdominais. A linhaça aumenta significativamente a quantidade de fibras, e intensifica o poder emagrecedor desse suco.

Ingredientes:

  • ½ berinjela crua picada (com casca)
  • 300ml de água
  • 2 laranjas espremidas
  • 1 colher (sopa) linhaça

Valor calórico: 240 ml (85 calorias)

– Suco de berinjela com abacaxi

Ingredientes:

  • 1 berinjela crua picada (com casca)
  • 1 fatia média de abacaxi
  • 500ml de água
  • 1 colher (sopa) de óleo de linhaça

Valor calórico: 300ml (103 calorias)

Você já experimentou sucos alternativos para emagrecer? Tem alguma receita para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Suco de Berinjela Emagrece Mesmo?”

  1. Tomo todos os dias em jejum a berinjela batida com casa e água tomo sem coar estou vendo o resultado .