Uma receita que pode te ajudar a consumir mais proteínas no seu dia a dia é o suflê de carne moída light. A preparação é à base de ovos, um alimento que assim como a carne moída, também é fonte de proteínas. Aproveite e conheça também outros benefícios dos ovos.
Além disso, o recheio deste suflê light ainda conta com o saudável chuchu. Então, se você tem um chuchu esquecido no canto da sua geladeira, esta é uma excelente maneira de aproveitá-lo e evitar o desperdício!
No final, o prato fica com a cara de uma mini torta. Ah! E para quem não pode comer farinha de trigo devido a problemas de saúde, a boa notícia é que a preparação não precisa do ingrediente.
Ou seja, este suflê de carne moída light realmente é uma excelente receita para aprendermos a fazer. Portanto, não perca mais tempo! Confira o passo a passo a seguir e corra até a cozinha para testar!
Suflê de carne moída light
Equipamento
- Panelas
- Batedeira
- Liquidificador
- Tigela
- Fuê (batedor de claras)
- Ramequins
Ingredientes
- 200 gramas carne moída magra
- 2 chuchus descascados, picados e cozidos até ficarem bem macios
- 2 claras de ovos
- 2 gemas de ovos
- 1 xícara leite
- 2 colheres de sopa manteiga
- 1 colher de sopa amido de milho
- 6 dentes alho picadinhos
- ½ cebola picadinha
- ½ xícara molho de tomate
- 1 colher de café cominho
- 1 colher de café pimenta-caiena
- sal a gosto
- 1 colher de sopa azeite de oliva
Instruções
- Colocar ½ colher de sopa de azeite em uma panela e levar ao fogo. Juntar ¼ de cebola picada, três dentes de alho e a carne moída para refogar.
- Assim que dourar, acrescentar o sal, a pimenta caiena e o cominho. Misturar bem e adicionar o molho de tomate. Mexer bem, desligar o fogo e reservar.
- Em outra panela, colocar ½ colher de sopa de azeite, o ¼ restante de cebola picada e os últimos três dentes de alho. Levar ao fogo e juntar o chuchu para refogar. Temperar com sal.
- Após o chuchu refogado esfriar, preaquecer o forno em 180º C. Passar o chuchu para o liquidificador. Juntar o leite, as gemas de ovo, uma colher de sopa de manteiga e o amido de milho. Bater bem e reservar.
- Bater as claras em neve. Despejar o creme batido de chuchu em uma tigela e adicionar as claras de neve aos poucos. Misturar tudo bem delicadamente, de preferência com um batedor de claras (fuê).
- Forrar o fundo de quatro ramequins (potinhos individuais de cerâmica) untados com manteiga com o creme da tigela. Preencher cada um com uma camada de carne refogada.
- Finalizar com mais uma camada do creme e levar ao forno para assar por 20 minutos ou até dourar.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?