Benefícios do Chuchu – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

Auxílio na perda de peso, no funcionamento do intestino e melhora a qualidade da pele: conheça todos os benefícios do chuchu e como usar!

O chuchu é um legume com gosto considerado neutro, mas rico em nutrientes: vitamina A, vitamina do complexo B, vitamina C, antioxidantes e diversos minerais são apenas alguns itens que compõem o alimento.

Devido à presença desses nutrientes, diversas condições e sintomas podem ser atenuados e tratados, embora muitas pessoas desconheçam essas propriedades. Além disso, rico em água e com baixíssimas calorias, o chuchu pode ser um alimento que ajuda na manutenção do peso.

Propriedades e benefícios do chuchu

Veremos agora para que serve o chuchu, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Melhora o funcionamento do intestino

Muitas pessoas sofrem com funcionamento irregular da flora intestinal. Além de conter muita água, o que beneficia o sistema digestório, os benefícios do chuchu ainda garantem a redução de impactos causados por prisão de ventre, pois ele é rico em fibras. A unidade do chuchu pode conter quase 4 gramas de fibras, o que é mais que 10% da porção diária recomendada.

2. Manutenção de peso

Além de ter pouquíssimas calorias, chuchu pode ajudar você a prevenir o aumento das medidas devido à sua porção de água e fibras. As fibras oferecem saciedade e induzem à eliminação de radicais livres e toxinas que podem causar inchaços abdominais e desconfortos.

3. Auxílio no controle da diabetes

As fibras ajudam não só no bom funcionamento do intestino, mas também no equilíbrio de açúcar na corrente sanguínea. Os benefícios do chuchu podem ser especialmente úteis para diabéticos, pois ele pode auxiliar na prevenção de ocorrência de hipoglicemia ou hiperglicemia.

4. Promove a saúde do sistema cardiovascular

benefícios do chuchu também para a saúde do coração. Ele é fonte de folato, uma vitamina de complexo B que age na prevenção de acúmulo de homocisteína, aminoácido que, se houver excesso, pode gerar diversos prejuízos.

Além disso, ele pode reduzir a possibilidade hipertensão, bem como a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais, derrames e demais doenças cardíacas. O potássio contido no chuchu ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Esse benefício é muito importante para gestantes.

5. Treinos mais intensos

O chuchu é rico em vitamina C, que contribui com a redução de fadiga. Sendo assim, o alimento pode ser funcional para que você se sinta melhor disposto para as atividades físicas. Se você se mantiver saudável e com “gás” para um treino de melhor qualidade, você queimará mais calorias, levantará cargas maiores, o que beneficiará a redução de peso e a hipertrofia.

6. Ajuda a regular os hormônios da tireoide

O chuchu é apontado como funcional para ajudar pessoas que lidam com dificuldades de controle de peso devido a desequilíbrios como hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Os nutrientes do chuchu podem ajudar a manter níveis estáveis de Iodo, podendo contar com o apoio do Cobre, assim, controlando a produção e absorção de hormônios. O zinco pode auxiliar no controle de ganho de peso, pois controla a conversão de T4 em T3.

7. Melhora a qualidade da pele

Se você busca benefícios estéticos, saiba que o chuchu pode ajudar na ação de hormônios importantes para a saúde dos tecidos. Ele contém zinco, que é um mineral que auxilia no controle da oleosidade da pele. O benefício ainda se estende para o tratamento de manchas de pele.

8. Osteoporose

O chuchu é fonte de vitamina K, promotora da saúde dos ossos, junto ao cálcio, podem atuar na prevenção de osteoporose e doenças que atingem os ossos e articulações.

9. Controle da anemia

A vitamina C contida no chuchu pode favorecer o seu sistema imunológico, o que ajuda no fortalecimento do corpo, evitando casos de anemia. Por isso, consumir o chuchu regularmente e aliado a outros alimentos ricos em nutrientes pode prevenir quadros de anemia.

10. Ajuda na manutenção da memória

O chuchu é rico em vitamina B6, a qual contribui positivamente para os exercícios de memorização; além disso, o chuchu pode ser conveniente para a prevenção e controle de doenças como o Alzheimer.

11. Cãibra

Esse é um desconforto que atinge muitas pessoas, principalmente em treinos com movimentos mal executados. Pode ser difícil de imaginar para que serve o chuchu na hipertrofia, mas ele pode ser importante para a saúde dos músculos evitando cãibras. Os efeitos positivos são garantidos pelo magnésio, mineral funcional para a prevenção desses incômodos.

Como usar: receitas para aproveitar os benefícios do chuchu!

Você pode aprender a fazer uma salada de chuchu com repolho para ajudar na perda de peso que pode ser uma excelente opção de almoço.

Se sua ideia é aproveitar os benefícios para treinos mais intensos, aprenda como fazer tortinhas de chuchu para pré-treino fácil e prática.

Outras opções são essas receitas de sopa de chuchu light que podem ser surpreendentes e perfeitas para dias mais frios de inverno ou essas receitas de suflê de chuchu light, sofisticadas para um jantar, que vão surpreender sua família ou convidados!

Informações nutricionais do chuchu

Porção de 100g de chuchu cozido:

Energia24 calorias
Carboidratos5,1 g
Proteínas0,6 g
Gorduras0,5 g
Fibras2,8 g

Você já imaginava todos esses benefícios do chuchu para a saúde e boa forma? Consome este legume com frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Benefícios do Chuchu – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Eu gosto muito de xuxu me ensinaram pra alivia a queimação da gastrite e funciona mesmo eu como puro ou com óleo e sal.

  2. Eu adoro chuchu . Como -o com bacalhau couve de cortar ,cebola e cenoura. Comecei a cultivá-lo apenas á 2 anos , conhecia este fruto-legume . Hoje não posso passar sem ele como-o frequentemente .Não precisa de qualquer tratamento nem conservante .Perfeito por isso aconselho a usá-lo na dieta 5 estrelas.

  3. Nunca pensei que o chuchu tivesse tantas propriedades…Maravilha…vou comer chuchu tds os dias…

    • Sempre que posso, incluo o chuchu no cardápio aqui de casa. Amo chuchu e gosto dele de graça! E eu confesso que nem sabia dos nutrientes contidos nesse legume.?

  4. É um legume ou fruto que tenho, neste momento cheio , faço sopa e coso com peixe, tbm gosto de o guisar…assar

  5. Nossa do nada apareceu um pé de chuchu no quintal alguém me fez a caridade quando vi já estava de Ramos grande, passei a comer no almoço e no jantar, já vi alguns bons resultados e até perdi peso, mto grata pelas informações.

  6. Liobona
    Adorei ter este conhecimento sobre o chuchu não imaginava quanto é benéfico a saúde parabéns pelo artigo

    • A partir do momento em que vivemos a globalização é que nos ocorre lembrar que a riqueza da língua portuguesa ultrapassa a fronteira brasileira.

    • Todos falam dos benefícios do chuchu mas ninguém fala quantas porções por dia nem a melhor hora para tomar pq ? Desde Jay agradeço

  7. Amo chuchu,agora com essas maravilhosas informações irei consumi lo muito mais
    Obrigada por compartilhar se conhecimento

  8. Muito boa essa informação para mim. Estou consumindo diariamente essa verdura, como outras também,
    feito no vapor.
    Nunca pensei que houvesse tanto benefícios.
    Obrigada

  9. Quando meus filhos eram pequenos, fazia bolo e preparava a cobertura de CHUCHU. O glacê, poucos comiam. Observava que não sobrava nem “farelo” do bolo com a cobertura de chuchu. Só ficava escuro, mas, não importava. Só não aceitava desperdício.

  10. Estou a consumir o chuchu como alternativa e variedade à minha alimentação. Pela informação agora recebida, vou consumir com mais frequência, é pena que o custo esteja acima do alcanço de muitas bolsas. Obrigado pela informação prestada.
    Respeitosos Cumprimentos…

    • ILUSTRE Manuel Fernandes, você pode plantar até num vaso, mesmo na área de serviço, etc. Pergunte a Edileusa, no google ou ou youtube. Pode usar, como fertilizante, o melhor e + barato. URINA DE VACA. Veja a EMBRAPA, RJ. Boa sorte.