Suplemento MCT: Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 19/03/2015

O uso de suplementos para atletas de esportes de alta intensidade é muito comum. A questão central sempre é a escolha do suplemento adequado. Atualmente muito se tem falado sobre a suplementação de triglicerídeos de cadeia média, mas você sabe qual o real efeito do suplemento MCT? Pois é, a suplementação sem conhecimento sobre todas as funcionalidades das substâncias é mais comum do que nós imaginamos, e é exatamente para esclarecer as propriedades e reações do suplemento MCT que nós iremos desbravar as informações divulgadas para disseminar o seu uso.

O que é?

O suplemento MCT é constituído por lipídios que são ligados ao glicerol por meio de carbonos. É composto por ácidos graxos, similar ao óleo de coco, dos quais podemos destacar o caprílico e cáprico. Há muito tempo ele é utilizado no tratamento de doenças como fibrose cística, absorção irregular de gorduras e obesidade. Afirma-se que com o consumo de suplemento MCT há uma maior queima de calorias durante o dia.

Para que serve?

O suplemento MCT é consumido por pessoas que desejam reduzir o percentual de gordura e aumentar o rendimento de seus treinos. Quando o óleo MCT é metabolizado, ele passa a se comportar como um hidrato de carbono, se tornando fonte energética principal para o corpo. Contrariando a metabolização das gorduras, ele é transferido diretamente para o fígado. Ele pode oferecer efeito termogênico e é consumido principalmente por ser digerido de forma rápida, benefício que a maioria dos atletas busca.

Ainda há diversos estudos voltados para a comprovação da eficiência do suplemento MCT, mas enquanto isso, diversos atletas afirmam obter inúmeros benefícios devido ao aumento da taxa metabólica. Dessa forma, o suplemento MCT pode fornecer energia para suas atividades físicas sem contribuir para o acúmulo de gordura corporal, previne o catabolismo e favorece a taxa de metabolismo basal.

Benefícios

Ele pode ser adotado em dietas para redução e controle de peso. O suplemento MCT favorece a perda do tecido que armazena gorduras. O suplemento ainda oferece o sentimento de saciedade, o que induz a ingestão de porções menores. Ele pode melhorar o seu condicionamento físico, pois fornece energia para os treinos, o que eleva a intensidade dos exercícios físicos, podendo dessa forma contribuir para o ganho de massa magra.

Como tomar

Se você está se questionando se pode consumir o suplemento MCT junto com outras substâncias, a resposta é sim. Praticantes de exercícios físicos e atletas normalmente ingerem suplementos proteicos com aminoácidos essenciais.

A combinação perfeita de suplementos pode ocasionar o aumento de sua resistência física e redução do percentual de gordura em todo seu corpo. É recomendável que tome 2 medidas, o que equivale a 10 gramas. O suplemento pode ser consumido junto  uma bebida de sua escolha, caso seja em pó. Há a versão em cápsulas também.

Efeitos colaterais

Não há relatos de efeitos colaterais, mas é importante que em casos de quaisquer reações o profissional de saúde seja procurado para esclarecer melhor o ocorrido, para que posteriormente não haja consequências à sua saúde, a qual deve ser priorizada sempre.

Contra indicações

Não há contra indicações confirmadas para consumo do suplemento MCT, mas é recomendado que gestantes e mulheres em fase de amamentação evitem-no, pois não há estudos que comprovem qualquer reação prejudicial à formação do feto e à composição do leite materno. É indicado que diabéticos e pessoas com problemas no fígado também atentem para o uso do suplemento.

Distribuidores

Adotar um suplemento requer busca e avaliação. É importante que você escolha suplementos de distribuidores confiáveis e que ofereçam segurança para a conquista dos resultados. Abaixo você poderá conhecer alguns dos fabricantes que disponibilizam o suplemento MCT.

  • Probiótica
  • Universal
  • Neo Nutri
  • Atlhetica
  • Arnold Nutrition
  • Vitafor
  • Cytoport
  • ADS

Dieta adequada

O suplemento MCT é eficiente, mas seu poder só poderá ser reconhecido se você adotar uma dieta compatível com os objetivos que busca. É importante que a alimentação adotada seja equilibrada e saudável, para que seu corpo reaja da forma mais positiva possível perante a suplementação oferecida e se superando nos treinos.

Exercícios físicos

O maior benefício do suplemento MCT é o fornecimento energético extra para ser utilizado nos treinos. Dessa forma, seria incoerente consumir o produto sem praticar exercícios físicos. É fundamental que você saia do sedentarismo e incorpore atividades físicas em sua rotina diária, elas não só intensificarão o efeito do produto, como garantirão maior queima calórica.

Preços

Os valores do suplemento MCT podem variar de R$ 24,00 até R$ 179,00.

Onde comprar?

Você pode comprar o suplemento MCT em lojas de suplementos alimentares e lojas de produtos naturais. A compra ainda pode ser feita por meio de sites, pois lojas online facilitam a aquisição e podem até oferecer preços mais acessíveis. Mas é fundamental que você busque referências sobre a confiabilidade do site.

Você já conhecia o suplemento MCT? Conhece alguém que já tenha o utilizado como forma de obter energia para emagrecer? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (206 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Suplemento MCT: Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar”

  1. MTC pode ser acompanhado/ingerido com L-Carnitina e/ou termogênico? Ao mesmo tempo teria algum efeito colateral?

  2. Olá,
    Gostaria de saber se quem tem a taxa de gordura neutra no sangue (triglicérides) um pouco elevada pode tomar o MCT.
    Fico no aguardo e desde já obrigada
    Liliane

  3. ALÔ DOUTORA, NÃO SOU MEDICO E SIM ENGENHEIRO E PESQUISO MUITO

    ASSUNTO: REVERSÃO DE DEMÊNCIA PRINCIPALMENTE ALZHEIMER

    O DR. LAIR RIBEIRO E O DR. RONDO NUM DE SEUS COMENTÁRIOS INFORMOU QUE OS ÓLEO DE COCO TEM REVERTIDO ESTE MAL E CITA UMA MEDICA AMERICANA QUE CONSEGUIU REVERTER DESTA DOENÇA O ESPOSO.
    PODE NÃO ACREDITAR QUE MINHA MÃE DE 90 ANOS FOI DIAGNOSTICADA COM ESTE MAL E CONSEGUIMOS A REVERSÃO. MINHA SOBRINHA ENTROU EM CONTATO COM ESTA MEDICA AMERICAN E REPRODUZO TANTO A MINHA COLOCAÇÃO PARA AMIGOS E A CONTATO DESTA COM MINHA SOBRINHA:

    1-Minha sobrinha fez um contato com a Dr. Mary Newport nos EUA, conforme descrito abaixo, que
    conseguiu a reversão do esposo com o Alzheimer com o uso do óleo de coco e neste contato disse que a medicação KetoMax tem a concentração do componente do óleo de coco responsável por esta reversão.
    Para quem não sabe o Dr. Lair Ribeiro e o Dr. Rondó comenta sobre ela e vamos ver pois tem amigos que estão viajando para a America do norte e quem sabe comprar este produto.
    Abaixo tem anexos enviados por Mary sobre o produto, mas infelizmente esta em inglês, mas usando o tradutor poderá ter conhecimento desta medicação oriunda do óleo de coco.

    2-I am sorry to hear about your mother and grandmom. I think Dustin Schaffer who works for the company may be able to help you get KetoMax in Brazil. I forwarded your email to Dustin and also copying him on this reply.

    I have attached some information about using ketone salts for you and also some diet guidelines for using coconut oil and MCT oil. You may be able to use translate.google.com to change them to your language.

    I hope this helps your family members.

    Take care,

    Dr. Mary Newport

    3-VEJA QUE A MESMA O PRODUTO KETOMAX , NO MEU ENTENDER VEM DE KETONA OU CETONA E COLOCA O OIL MCT, TRIGLICÉRIDES DE CADEIA MEDIA, ENTENDO QUE ESTE CONJUNTO É O PRODUTO CONCENTRADO DESTA CADEIA., POIS HOJE O ALZHEIMER É CONSIDERADO COMO O DIABETE TIPO 3 E ASSIM O CÉREBRO NESTAS DOENÇAS CEREBRAIS TEM RESISTÊNCIA A INSULINA QUE É A CHAVE PARA ENTRAR A GLICOSE NO CÉREBRO E AS CETONAS NÃO TEM ESTA MARCAÇÃO E ASSIM CONSEGUE ALIMENTAR DE GLICOSE O CÉREBRO CONSEGUINDO DESTRUIR AS PLACAS BETA AMILOIDES QUE INTERROMPEM A COMUNICAÇÃO ENTRE OS NEURÔNIOS NO MEU ENTENDIMENTO DE LEITURAS.
    4-O QUE EU PERGUNTO É SE ESTE MCT ACIMA NA TUA REPORTAGEM NÃO PODERIA SER USADO COM A MESMA FINALIDADE, POIS ACREDITO QUE É UM PRODUTO CONCENTRADO DO ÓLEO DE COCO.

    • Olá Roberval, conseguiu comprar o ketomax? Caso não tenha conseguido, me passa seu contato que posso te ajudar. Agradeço sua atenção.

    • Oi Robeval,
      Estou enfrentando o mesmo problema com a minha mãe que hj tem 74 anos.
      Vc conseguiu adquirir o KetoMax aqui no Brasil? Possui dicas de como faço pra conseguir o produto?
      Forte abraço,
      Alexandre