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Suplemento para Engordar – Como Escolher e Tomar

Pode ser difícil de acreditar para quem sofre para perder peso, mas em contra partida à maioria das pessoas, há outras que convivem com a dificuldade de ganhar peso. Especialistas afirmam inclusive que o processo de ganho de peso pode ser até mais complicado que o de redução de percentual de gordura. É interessante falarmos das opções de suplemento para engordar, talvez poucas pessoas façam uso deles, mas será que sabem realmente quais são as reações proporcionadas por eles?

Se você deseja ganhar peso, é importante que reflita que deve fazê-lo de forma saudável, então pode ser interessante utilizar um suplemento alimentar para tal. Por isso, vamos a partir de agora entenderemos melhor sobre como escolher um suplemento para engordar ideal, adequado aos seus objetivos.

Como escolher o meu suplemento alimentar para engordar?

Antes de você decidir quais suplementos consumir para ganhar peso, é importante avaliar a composição e as possíveis reações que eles podem oferecer ao seu corpo. É indicado que você reflita sobre o funcionamento particular de seu corpo e suas necessidades. Aquele seu amigo pode ter obtido muito sucesso com o uso de um determinado suplemento, mas você deve reconhecer que seu corpo não se comporta completamente como o corpo de outra pessoa.

Você deve se conscientizar de que deve ganhar peso com saúde, ou seja, é importante que ganhe peso com músculos, e não com gorduras, assim você não eleva a possibilidade de ocorrência de doenças ou consequências à sua saúde posteriormente.

Ganhar peso requer um método que se adequa em contrapartida à maioria das dietas, pois se deseja ganhar peso, então deverá consumir mais calorias, e não reduzi-las. O suplemento para engordar pode ser uma ajuda extra, mas ele não será o responsável principal pelas mudanças nas medidas.

É importante que você reflita sobre as seguintes questões:

  1. Seu percentual de gordura é alto, mas ainda assim deseja ganhar peso?
  2. Seu metabolismo é suficientemente ativo para queimar as calorias extras que virá a consumir?
  3. Você treina?
  4. Faz exercícios cardiovasculares?

Vamos explorar agora alguns tipos de suplemento para engordar que são recomendados para pessoas que estão buscando ganhar peso de forma saudável.

1. Hipercalóricos

Alguns suplementos hipercalóricos podem garantir o ganho de peso por conterem carboidratos em grande quantidade, especialmente os do tipo simples, de rápida absorção. Assim, consumi-los em um plano alimentar com alto consumo calórico pode oferecer suporte ao ganho de peso necessário. Mas é importante que você reconheça que esse peso não se limita apenas a músculos, já que o consumo de açúcar acarreta principalmente em ganho de gorduras.

Por exemplo, os hipercalóricos que contêm maltodextrina e dextrose geralmente os têm em alta quantidade. E nos tipos mais baratos, a quantidade de proteínas é muito baixa ou de má qualidade. Então, na prática, estes tipos de suplemento para engordar podem se tornar um desperdício de dinheiro e principalmente de tempo. Você pode acabar ganhando gordura. O ideal é que o hipercalórico tenha mais maltodextrina do que dextrose e que tenha de 20g a 30g de proteínas boas, como whey protein, por porção.

Uma típica porção de hipercalórico de qualidade pode ter entre 60g e 110g de carboidratos e 25g a 45g de proteínas por porção. E o ideal é que você faça uso deste suplemento para engordar antes e/ou após a atividade física. Dessa forma você pode estar ganhando peso através de massa muscular e não gordura.

2. Creatina

A creatina é apontada por muitos como o suplemento para engordar mais eficiente, pois garante ganho de peso de forma rápida. Pesquisas afirmam que a creatina pode auxiliar no ganho de até 5 quilos em 2 semanas. O maior benefício é que esse peso não será gordo, poderá haver peso extra, devido à quantidade de água retida, mas não oferece aparência de inchaço, o que evidencia os músculos obtidos.

É indicado o consumo de 20 gramas de Creatina por dia durante uma semana a 10 dias e depois uma manutenção de 5g por dia. Estudos afirmam que esse consumo deve ser mantido, caso queira obter o máximo de benefícios.

O consumo desta quantidade maior de Creatina também deve ser feito em doses divididas ao longo do dia, assim evitando prejuízos ao seu organismo e garantindo melhores resultados.

Consumidores afirmam que conseguiram ganhar até 5 quilos em 7 dias, mas devemos destacar que apenas a suplementação não pode garantir esses resultados. É importante dedicação na alimentação, nos treinos e principalmente respeitar o período de descanso de seu corpo. Existem pessoas que mantêm o consumo de 20g por dia até o ganho de peso parar e só depois mantêm as 5g diárias.

Ao comprar a Creatina, é importante que você analise que a composição seja pura e não outras misturas que você pode não estar certo sobre a segurança e eficácia.

Você pode priorizar o consumo de creatina pura monohidratada, pois essa nada mais é que um pó super fino, que facilita a dissolver em água.

3. Whey Protein + Caseína + Maltodextrina

Sim, a suplementação dos dois juntos pode oferecer benefícios que podem te surpreender. Essa união pode oferecer suporte para fornecimento de nutrientes fundamentais para recuperação e crescimento muscular.

Ambas as proteínas têm o que pode ser chamado de alto valor biológico, que garante uma melhor absorção de nutrientes pelo seu organismo. E a maltodextrina é um carboidrato que não tem uma absorção tão rápida. Dessa forma, você estará fornecendo uma boa combinação de macronutrientes e poderá adicionar até 700 calorias diárias com essa mistura.

Essa suplementação também se destaca por não ocasionar inchaços ou fadigas que podem ser comuns, quando há maior consumo de açúcar.

O consumo é indicado para ser feito entre as principais refeições, o que oferecerá um suporte à construção muscular. Esses suplementos normalmente são dissolvidos em água, mas há pessoas que buscam um consumo maior de calorias, dissolvendo-os em leite. Alternativas não faltam, você tem liberdade para adequar o consumo de seu suplemento para engordar da forma esperada.

4. Beta-alanina

A beta-alanina pode contribuir exatamente para que seus músculos se recuperem de forma eficiente dos treinamentos de musculação, para assim eles possam crescer de forma saudável e aumentar suas medidas. O efeito de recuperação sobre os músculos pode te auxiliar a realizar mais séries e repetições com os altos pesos, elevando sua resistência física e induzindo ao ganho de massa muscular mais rápido.

Afirma-se que você obterá melhores resultados se consumir este suplemento para engordar em doses divididas durante o dia. Recomenda-se consumir em média 3 gramas do suplemento por dia. É dito que os resultados podem ser notados a partir da segunda semana de uso, mas ficam mais evidentes após o primeiro mês. Você pode consumir a Beta-Alanina em pó ou em cápsulas.

5. BCAA

Não se diferenciando da Beta-Alanina, o BCAA é indicado para auxiliar também na recuperação muscular após os treinos. Ele é eficiente para oferecer suporte à construção muscular e para estender o efeito anabólico durante todo o dia.

Recomenda-se o consumo de 5 a 10 gramas antes e após os treinos, essa ingestão pode oferecer um melhor suporte durante os treinos, principalmente se você treina no período da manhã, assim estendendo o seu período anabólico. Como é comum ouvirmos, quanto mais você pesa, mais árduo deverá ser o seu trabalho nos treinos, o que induz também ao consumo de mais calorias em sua alimentação e suplementação. Algumas marcas de BCAA ainda podem contribuir com doses maiores de leucina.

Você pode consumir o BCAA em pó, em comprimidos ou em cápsula, mas estudos afirmam que esta última pode ser menos eficiente que as duas primeiras opções por conterem doses pouco significativas para a construção muscular.

Dieta adequada

Seja qual for suplemento para engordar que você escolher, ele não pode se tornar o responsável principal pelo seu ganho de peso. Ele é uma ferramenta que auxilia você a conquistar o corpo desejado.

O principal é que você se alimente de forma correta e nutritiva, jamais deixando de fornecer os nutrientes necessários ao bom funcionamento de seu organismo. Busque orientação médica e exponha todos os seus objetivos, apenas um bom profissional da saúde pode criar um plano alimentar coerente e compatível com o seu metabolismo, dessa forma você conquistará seus objetivos com mais rapidez e principalmente sem prejudicar a sua saúde.

Plano de treino

Você pode ter notado que o consumo de todos os suplementos é voltado para os horários antes ou depois dos treinos, logo, exercícios físicos são indispensáveis para você engordar com saúde. Busque orientação de profissionais capacitados e que possuem conhecimento para uma melhor aplicação de exercícios de acordo com as suas particularidades.

Descanso

Não pense que ganho de massa muscular é garantido pelos treinos. Na verdade, durante os treinos, seu corpo estará em momento catabólico, o que ocasiona a fadiga de seus músculos. O período reservado para dormir e descansar é fundamental para o crescimento dos músculos, pois é quando eles se recuperam e evidenciam o seu crescimento.

Qual suplemento para engordar você pretende escolher tomar para alcançar seus objetivos? Tem algum preferido? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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Um comentário

  1. Boa tarde gostaria de um bom plano de treino juntamente com suplementos.
    Peso cerca de 55kg e gostaria de chegar aos 75kg.

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