Branch Chain Amino Acids (BCAA), são, em sua tradução, aminoácidos de cadeia ramificada. Este suplemento é formado por três aminoácidos que não são produzidos pelo organismo, são eles: Valina, Leucina e Isoleucina; estes estão presentes em 35% dos músculos estriados do corpo humano.
O corpo humano precisa de cerca de 20 aminoácidos para o funcionamento correto de todos os setores do organismo, incluindo a construção da massa muscular. Porém, nem todos os aminoácidos são produzidos pelo corpo, alguns precisam ser ingeridos por meio da alimentação ou por suplementos, como é o caso do BCAA e tantos outros disponíveis no mercado. Vamos explicar o que são aminoácidos, quais os benefícios e como tomar BCAA como suplementação.
O que são aminoácidos, afinal?
Aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Estes compostos, ligados entre si, formam um aminoácido. Os aminoácidos se interligam por meio de ligações peptídicas, formando proteínas. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo humano não consegue produzir, como é o caso do grupo do BCAA. Já os não essenciais são os que são produzidos pelo próprio organismo.
Quando dizemos, portanto, que um alimento é rico em proteínas, isso pode nos levar à conclusão de que ele também é rico em aminoácidos. Proteínas e seus aminoácidos, para concluir, são de primordial importância para a construção do tecido muscular.
Efeitos e Benefícios do BCAA
O grupo de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) é diretamente metabolizado nos músculos. Isso é de grande interesse para atletas e pessoas que almejam a hipertrofia, pois esse composto é utilizado diretamente como fonte de energia para recuperar os músculos e construir novas proteínas (principal papel do aminoácido).
Esses aminoácidos são responsáveis por potencializarem a síntese das proteínas que compõem os músculos e reduzirem o efeito do catabolismo (que é a utilização das proteínas como fonte de energia que, por consequência, acaba degradando os músculos). Além disso, o BCAA encurta o tempo de recuperação muscular pós-treino, aumenta a resistência muscular, aumenta a energia durante o processo de dieta, preserva o glicogênio e diminui a fadiga dos músculos.
O BCAA ainda estimula a produção de insulina, hormônio conhecido por ser anabólico. Com a elevação da insulina, há uma maior absorção de aminoácidos e demais nutrientes, sendo essa uma função primordial na construção da massa muscular. Permite, ainda, maior entrada de glicose nas células, garantindo maior energia e vitalidade nos treinos. Para atingir todos esses benefícios, deve-se entender como tomar BCAA corretamente. Vamos esclarecer esses fatos a seguir.
Como tomar BCAA
O ideal recomendado é consumir de 4g a 6g de BCAA, antes e depois dos exercícios mais intensos. A diferença entre o BCAA em formato de cápsulas e o líquido é que este apresenta maior velocidade de absorção pelo corpo.
Com relação à quantidade de cápsulas BCAA que é recomendada, o ideal é consumir de 2 a 5 delas antes e depois do treino. O problema dessa ingestão elevada de cápsulas é que estas podem gerar irritabilidade no estômago, por isso é preferível a forma líquida do produto.
Aliado a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos frequentes, o BCAA será de excelente ajuda na definição dos grupos musculares do corpo. Sozinho, nenhum suplemento gera efeitos.
Em outras palavras, pode-se dizer que a quantidade recomendada de BCAA por dia está relacionada ao peso do consumidor. Aproximadamente, deve-se tomar 0,20g do produto por quilo corporal.
Os aminoácidos do BCAA nos alimentos
Leucina, isoleucina e valina, aminoácidos encontrados no BCAA, são facilmente encontrados em alimentos. Carnes e produtos lácteos, por exemplo, possuem os três aminoácidos citados.
Em números, 20g de proteínas (encontradas em, por exemplo, 100g de carne vermelha) possuem 2,5g de BCAA. Destas, 1g é de valina, 0,9 de isoleucina e 1,6g de leucina. Consumindo de 200g a 250g de carne vermelha, cobre-se tranquilamente a quantidade diária recomendada de BCAA.
A vantagem do suplemento é que este estará privado de diversas substâncias nocivas à saúde que são encontradas nas carnes, como o colesterol e gorduras.
Cuidados
Como dica geral, vale lembra que deve-se seguir a bula do suplemento para entender como tomar BCAA corretamente. O excesso de qualquer suplemento, mesmo os que são formados por ligações peptídicas (como no caso do BCAA), pode e deverá trazer diversos malefícios ao corpo. Durante a sua quebra no estômago, a ligação peptídica desnaturada pode causar tensão e estresse renal. Isso gera diversos desconfortos e náuseas, podendo levar a quadros sérios de cálculos renais e acúmulo de amônia nos rins.
BCAA engorda ou ajuda a emagrecer?
BCAA não possui nenhuma propriedade termogênica e apenas se utilizado com uma dieta emagrecedora, aliada aos exercícios físicos, é que BCAA poderá gerar algum efeito na perda de peso. Com relação ao ganho de peso, BCAA não engorda, já que aminoácidos não contêm calorias ou carboidratos.
Comprei bcaa em cápsulas, mas a nutricionista pediu pra tomar duas medidas de bcaa em pó. Então quantas cápsulas devo tomar?
Boa noite!!
Peso 54 kilos qnts cápsulas devo tomar antes e depois do treino??
Na bula do suplemento pede-se pra tomar 8 cápsulas ao dia. Devo seguir a bula ou não posso ultrapassar 5 cápsulas ao dia?
Olá..
Pode_se tomar o bcaa sem ir a academia? Fazendo exercícios somente em casa?
Claro, sem problemas.
Bom dia! Venho através desse site, pedir informações quanto ao tomar o BCAA devo tomar tbm nos dias de descanso, sendo que uso antes e depois dos treinos de musculação tomando uma cápsula?
sendo assim está correto?
É mais útil tomar nos dias em que se exercita.
Tenho cerca de 62/63 kilos quantas cápsulas devo tomar?
Eu tenho 65 KG e estou tomando 2 cápsulas antes do treino e 2 pós treino
Da hora
Muito massa cara esse site da hora mesmo gostei