Tomar Albumina Antes ou Depois do Treino?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Encontrada na clara do ovo, a albumina ainda dá origem a um suplemento alimentar utilizado por quem deseja ganhar mais massa muscular. Esse produto também pode ajudar na perda de peso, já que comprovadamente proporciona a sensação de saciedade ao organismo.

Ao serem ingeridas e entrarem no corpo, as proteínas presentes na clara de ovo são quebradas em aminoácidos – parte constituinte do nutriente. Esses aminoácidos ajudarão na reparação dos danos causados aos tecidos musculares causados pelos treinamentos físicos e contribuirão com o seu crescimento.

Mesmo depois de ter perdido um pouco de seu espaço para o whey protein (que é obtido através do leite), a albumina continua no rol das proteínas que mais contribuem com os ganhos musculares e pode ser utilizada principalmente por quem possui alergia a produtos laticínios e não pode usar o whey.

Entretanto, além de saber que a albumina é produzida de forma natural no corpo e também pode ser consumida por meio de suplementos para estimular o crescimento muscular, é preciso saber como e quando usá-la. Por exemplo, você saberia dizer se é melhor tomar a albumina antes ou depois do treino? Pois bem, é justamente isso que a gente vai descobrir agora.

Albumina antes do treino

Não é exatamente um problema consumir o suplemento antes do treino. Utilizá-lo logo após acordar, no café da manhã, como acompanhamento ou no intervalo das refeições que antecedem o treino é uma boa forma de aumentar a ingestão diária de proteínas.

Ao consumir a albumina na refeição antes do treino, você consegue adquirir os aminoácidos necessários para colaborar com a performance dos músculos. Entretanto, isso não quer dizer que esse seja o momento mais apropriado para o uso da albumina. Vale lembrar que ao fazer uma refeição que contenha outras fontes de proteína como carnes, leite e ovos você também estará colocando aminoácidos no seu organismo que ajudarão no seu treino.

É bom lembrar também que caso você decida utilizar a albumina antes do treino é melhor fazer isso sem misturar no leite, dando preferência à mistura na água, e de 45 a 60 minutos antes de iniciar o treino.

Albumina depois do treino

O melhor momento para fazer uso da albumina é depois do treino de resistência muscular, especialmente para as pessoas que não utilizam o whey protein. É que ao fazer isso você garante que os músculos receberão os nutrientes de que necessitam para recuperar-se das atividades que acabou de executar.

Além disso, esse tipo de suplemento ainda pode contribuir quando ocorrem casos de overtraining – exagero nas séries de treinamentos físicos. Quem mostrou isso foi uma pesquisa realizada pela Universidade Ball State, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores compararam os sintomas de fisiculturistas que tinham passado por uma semana de overtraining. Eles deram a uma parte desses atletas um suplemento de albumina logo depois dos exercícios e um placebo – uma espécie de medicamento falso, substância que não tem nenhum composto dentro – para o outro, sem que ambos soubessem o que estavam recebendo.

Ao final do experimento o que os cientistas perceberam foi que os participantes do estudo que tinham tomado a albumina sofreram com menos sintomas do excesso de treino, o que demonstra que a proteína pode colaborar contra os efeitos negativos trazidos pelo overtraining.

Obviamente, o exagero no treinamento não deve ser cometido, até porque ele não contribui em nada com o ganho muscular, mas caso isso venha a acontecer é importante saber que, segundo o trabalho científico americano, a albumina pode ser uma aliada para amenizar os prejuízos causados por ele.

Isso não quer dizer que você necessariamente tenha que optar por consumir albumina antes ou depois do treino, mas que se em determinada ocasião se ver obrigado a escolher por um desses dois momentos, o ideal é que faça o consumo depois, a fim de garantir um bom processo de reparação e eficácia no ganho muscular.

Ao fazer o consumo da albumina depois do treino é melhor não misturar com leite para não retardar a absorção. Você pode fazer uma vitamina com frutas e água. E tome logo após o treino!

Albumina antes de dormir 

Além da alternativa de consumir a albumina antes ou depois do treino, outra possibilidade que o praticante de musculação possui é a de fazer uso da substância antes de dormir.

Como é considerada um composto de média a lenta absorção, ela fornecerá a nutrição necessária ao corpo durante o sono, período em que o organismo fica bastante tempo sem receber alimentos e que os músculos passam pelo processo de crescimento.

Benefícios da Albumina

A albumina contém aminoácidos de cadeia ramificada – os chamados BCAAs – que contribuem com a criação de massa muscular, ajudam na eliminação de gordura e a prevenir a perda de músculos.

O suplemento também contém a L-arginina, um aminoácido que aumenta a taxa de Óxido Nítrico, uma substância conhecida por aumentar o estímulo proporcionado pelos exercícios à musculatura esquelética, trazendo assim músculos maiores e mais força.

Para quem sofre com a falta de albumina no organismo e tem problemas com a coagulação, a sua utilização pode ajudar a melhorar esse aspecto e evitar sangramentos e hemorragias, além de melhorar a cicatrização. Entretanto, é importante ter o acompanhamento de um médico para usar o produto em tal finalidade.

Você tem o costume de tomar albumina antes ou depois do treino? Que suplemento de proteínas é o seu preferido? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Tomar Albumina Antes ou Depois do Treino?”

  1. Eu não acredito muito nessa história de proteína de rápida ou lenta absorvição. Pra mim é mais a indústria querendo incentivar o consumo para lucrar. Se eu for ficar comprando Whey, Caseína e Albumina depois tô pedindo esmola no ônibus. Acredito que a Albumina é mais acessível somente pelo péssimo gosto da substância e o elevadíssimo teor de sódio.

  2. Boa tarde, quero tomar albumina e whey protein gostaria de saber a quantidade que devo tomar? Faço academia as 19:00 ,qual o melhor horário que devo tomar?