Tomar Albumina Antes de Dormir Vale a Pena?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Quem deseja ganhar massa muscular certamente sabe que além de pegar firme nos exercícios na academia e seguir uma alimentação específica, poderá fazer o uso de suplementos para alcançar tais objetivos.

Entretanto, além de definir qual tipo de produto usar, é preciso que o consumidor saiba os melhores horários de consumo, de modo que tire o melhor proveito de seu suplemento.

No artigo de hoje nós vamos falar sobre um desses produtos, albumina, e descobrir se tomar albumina antes de dormir realmente vale a pena.

O que é a albumina?

O suplemento é preparado a partir da desidratação da clara do ovo, e pode oferecer vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais e não essenciais ao corpo e minerais como ferro, zinco, manganês, fósforo e potássio. Ela é considerada um produto de alto valor biológico, devido à sua boa e lenta absorção.

A albumina é encontrada no ovo – ovolbumina – no sangue humano – seroalbumina – e no leite – lactoalbumina. O suplemento é produzido por meio do ovo pelo fato da proteína ser encontrada com abundância no alimento

No organismo humano, ela compõe grande parte do plasma sanguíneo do corpo humano, correspondendo a 70% de seus elementos sólidos. A proteína é produzida pelo fígado e é essencial para transportar compostos hidrofóbicos (que possuem aversão à água) para dentro e fora dos tecidos.

Trata-se de uma substância que pode auxiliar no transporte de nutrientes na corrente sanguínea. A sua falta pode dificultar o processo de cicatrização de lesões.

Tomar albumina antes de dormir vale a pena?

Tomar albumina antes de dormir vale a pena tendo em vista que o suplemento oferece um apoio nutricional aos seus músculos enquanto você dorme, graças ao seu processo lento de absorção.

Ou seja, durante o seu descanso noturno, que é um período em que o corpo entra em jejum, ocorrerá um fornecimento constante e gradual de proteínas ao seu corpo. Com isso, a substância ajudará a evitar o indesejado efeito do catabolismo, que é o processo de perda de massa muscular, estendendo o efeito anabólico desejado para a saúde dos músculos.

Outro horário também indicado para o consumo do suplemento é o período da manhã, logo depois de acordar, no café da manhã. Ela irá dar apoio ao afeito anabólico após a primeira refeição do dia.

Tomar albumina depois de treinar também é positivo. É uma rica fonte de proteína, apenas não digere tão rapidamente quando a whey protein. Veja também o artigo: Albumina ou Whey Protein – Qual Tomar?

Se você está pensando em tomar albumina antes de dormir, preste atenção a como seu organismo reage. Algumas pessoas sentem alguns desconfortos estomacais ao tomar albumina. E essa reação, especialmente antes de dormir, pode ser bem ruim. Se você sentir isso, pode pensar em tomar caseína antes de dormir. É um suplemento muito bom, só que é bem mais caro.

Benefícios da albumina

Os benefícios da albumina ao seu valor biológico e fácil digestão, que contribuem com a melhor absorção dos nutrientes. Ela ainda ajuda na reparação e ganho de massa muscular, reposição de proteínas, melhora a coagulação sanguínea, aumenta a saciedade, graças à sua digestão lenta, e pode diminuir os sintomas do pós treino, conforme indicou uma pesquisa realizada pela Universidade Ball State, nos Estados Unidos.

Além disso, o suplemento pode auxiliar o metabolismo, colabora com a sensação de saciedade (graças à absorção lenta, o que pode ser útil para quem também deseja emagrecer), pode ajudar na recuperação de cirurgias estéticas (contribui com a diminuição de inchaço e colabora com a cicatrização, diminuindo o risco de fibrose, que ocorre quando há o excesso de proteínas na dieta, devido também à sua absorção lenta).

Sabor desagradável?

Um dos principais fatores que desmotivam o consumo de albumina é o seu sabor, mas este não é um argumento que convença da desistência de seu consumo. O suplemento é vendido com sabores artificiais, mas ainda assim não são palatáveis.

Atletas e esportistas que não abrem mão dos benefícios da albumina buscaram alternativas para tornar a degustação agradável. Você pode criar combinações com alimentos que otimizam os resultados da sua dieta específica. Se você deseja perder peso, pode combinar a albumina com frutas ricas em fibras e aveia por exemplo.

A combinação de albumina com sucos sem açúcar também pode ser uma ajuda interessante para variar o seu cardápio. Recomenda-se misturar uma porção de 30 gramas de albumina com 200 ml de água e suco em pó a gosto.

O mingau proteico também pode ser enriquecido com a albumina, pois ela ainda o tornará mais consistente. As dietas, normalmente, recomendam a redução de porções e calorias no período noturno, e por isso tomar albumina antes de dormir pode ser uma iniciativa para você, principalmente se em alguns dias fica em dúvida na escolha da última refeição do dia.

A hidratação pode apoiar o uso do suplemento no preparo de receitas mais sofisticadas como temperos, massas e sobremesas saborosas. Essa hidratação pode ser feita com 15 gramas de albumina e 200 ml de água, sendo processados no liquidificador, e em seguida, sendo levado ao micro-ondas.

Contraindicações e efeitos colaterais

É importante ressaltar que a albumina pode não ser indicada para casos específicos, de pessoas que sofrem com condições especiais de saúde, por isso é importante uma avaliação nutricional antes do início dessa suplementação.

Sabendo que a albumina nada mais é que clara de ovo, o seu consumo pode resultar em gases intestinais e prejudicar pessoas com sensibilidade intestinais, pois pode acarretar diarreia a estas. O seu consumo ainda pode acarretar no acúmulo de gases com um odor mais desagradável do que o normal.

Você já pensou em tomar albumina antes de dormir? Qual é o seu suplemento proteico favorito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário