Uma Dieta Detox Ajuda Mesmo a Perda de peso?

Especialista:
atualizado em 08/02/2017

A Dieta Detox, ou Desintoxicante, está ficando incrivelmente popular, largamente em função de suas promessas de “limpar” o organismo, eliminar toxinas, fazê-lo sentir-se mais energizado e, mais importante, fazê-lo perder peso. Embora nem sempre tenham sido desenhadas para a perda de peso, as dietas detox frequentemente promovem a perda de peso a curto prazo como um de seus principais benefícios, mas não é, de modo algum, uma solução a longo prazo, e frequentemente é acompanhada por riscos que, de longe, ultrapassam seus benefícios.

O Que é uma Dieta Detox?

Dietas detox aparecem em várias formas e modelos, mas a maioria delas são planos de curto prazo, desenhados para eliminar químicos perigosos e toxinas do organismo, frequentemente com o benefício, adicional, de perda de peso. A necessidade baseia-se na idéia de que, em nosso dia a dia, estamos expostos a uma enorme quantidade de substância tóxicas, na forma de poluição, alimentos industrializados e outros químicos. Pensa-se que esses acúmulos químicos necessitam ser removidos do organismo e, quando se faz isso, os sistemas corporais tornam-se mais eficientes e seu metabolismo aumenta, promovendo a perda de peso, bem como um sentimento geral de energia e bem estar. Algumas dietas detox usam uma abordagem natural, promovendo uma alimentação diária de muito poucas calorias, juntamente com largas quantidades de água, suplementos e uma quantidade variada de frutas e vegetais. Outras promovem seus próprios suplementos e faixas de substituição de alimentos ou sugerem pílulas, enemas e outros métodos de limpeza intestinal ou de cólon.

Qualquer que seja o método, as dietas detox, em geral, promovem uma dieta de baixíssimas calorias, o que é insustentável e, pode até ser perigoso, a longo prazo. Especialistas concordam que há, de modo geral, muito poucas evidências que suportem esses tipos de dieta e sugerem que não há real necessidade de limitar a ingestão de alimentos dessa forma. O organismo mesmo é constituído por vários sistemas, como o fígado, os rins e os intestinos, que são muito eficientes na remoção de substâncias indesejáveis do organismo, não havendo necessidade de usar esses métodos extremos.

As Dietas Detox Ajudam na Perda de Peso?

Você pode de fato perder peso a curto prazo. A idéia da uma dieta detox como instrumento de perda de peso tem sido largamente utilizada, mas, mesmo que, como dieta, termine causando uma perda inicial de peso, ela, certamente, não é uma solução a longo prazo. Em regra geral, se sua ingestão de energia é mais baixa do que as calorias que você queima, você perderá peso. Em função de restrição calórica extrema nas dietas detox, você tem possibilidade de perder, pelo menos, alguns quilos. Entretanto, como a dieta detox é muito baixa em energia, durante os estágios iniciais, é muito provável que sua perda de peso termine ocorrendo em razão de perda de água.

Veja também: Como Ter Resultados Reais com a Dieta Detox

A Dieta Detox Não é uma Solução a Longo Prazo

As dietas detox são normalmente seguidas por curtos períodos de tempo. Portanto, qualquer perda de peso realmente atingida durante esse período é propensa a ser readquirida assim que a dieta termina e a pessoa retorna ao seu padrão normal de alimentação. Há também o risco de que, em função da ingestão de calorias extremamente baixa, o metabolismo corporal diminua. Isso ocorre quando o organismo não está recebendo energia suficiente e entra em modo de fome, conservando o possível de energia.

Se isso ocorre, quando a pessoa volta ao seu padrão normal de alimentação, está mais propensa a ganhar não apenas o peso que perdeu, mas alguns quilos adicionais, em função da diminuição da taxa de seu metabolismo. Além disso, essas dietas detox normalmente não são completas em termos nutricionais e é um risco segui-las por mais tempo que o indicado, razão pela qual elas não são uma solução a longo prazo para a perda de peso.

Apesar dos dietistas geralmente não suportarem a dieta detox, vendo-a como desnecessária e em muitos casos perigosa, há alguns aspectos positivos que podem ser adotados num regime alimentar saudável. Uma alta ingestão de frutas e vegetais e boa hidratação com muita água são todos benéficos, como parte de um plano de perda de peso de baixa gordura e alto em ingestão de fibras. Também não há risco em comer menos comida industrializada, que contém substâncias químicas, um princípio advogado pela maioria das dietas detox.

Dietas Detox são Seguras?

Há uma evidente falta de evidências científicas dos benefícios da dieta detox, com mais resultados positivos vindos de testemunhos de seguidores do que de estudos controlados. Há também um aspecto potencialmente perigoso em dietas que são baixas em calorias e nutrientes. Ao passar por uma dieta detox, é comum sentir falta de energia, dores musculares, cansaço, baixos níveis de açúcar no sangue, tontura e náusea. Se uma dieta detox de baixas calorias é seguida a longo prazo, pode levar a problemas de saúde ainda mais sérios como deficiências em vitaminas e minerais e desequilíbrio eletrolítico, o que representa um potencial para causar danos ao organismo.

Dietas muito restritivas são normalmente seguras, por alguns dias, em adultos saudáveis, mas não são indicadas para aqueles com problemas de saúde subjacentes, mulheres grávidas e crianças. Todas as dietas detox devem ser feitas sob a supervisão de um profissional da saúde e devem apenas ser seguidas por um curto período de tempo. Atividades físicas intensas deve ser evitadas durante uma dieta detox.

Uma Maneira Mais Saudável de Perder Peso

Não há nenhuma dieta que seja boa para todos. Portanto, é importante conversar com seu médico antes de embarcar em qualquer regime de perda de peso extremo ou incomum. De modo geral, uma perda de peso saudável, de aproximadamente meio a um quilo por semana, pode ser considerada uma dieta saudável, que seja baixa em gordura saturada e carboidratos refinados, bem como alta em carboidratos integrais, gorduras não saturadas, frutas e vegetais, sendo ideal para uma saúde excelente e bem estar.

Você conhece alguém que já tenha experimentado a uma dieta detox? Essa pessoa conseguiu atingir seus objetivos, teve alguma complicação na saúde por causa dela, como foi o resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário