Urtiga-Branca – Para Que Serve, Benefícios e Propriedades

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A urtiga-branca é uma planta medicinal originária da Europa, que também é conhecida pelos nomes de lâmio-branco, lamium, urtiga-morta, urtiga-de-abelha, urtiga-mansa e erva-angélica. Trata-se de uma planta que atinge 60 cm de altura e que possui uma flor grande e branca, que tem o formato de uma boca.

Ao contrário do que se pode imaginar, ela não é classificada como uma urtiga devido ao fato de pertencer a outro gênero.

Além disso, a erva é conhecida por ser dotada de propriedades expectorantes, emolientes – que amaciam e mantêm o nível adequado de umidade na camada mais externa da pele –, adstringentes, anti-inflamatórias e bactericidas, diuréticas, antiespasmódicas, sedativas, tônicas e vasoconstritoras.

Para que serve? Os benefícios da urtiga-branca

Agora que já deu para entendermos o que é essa planta medicinal, que tal conhecermos alguns dos benefícios associados à urtiga-branca? Confira na lista a seguir:

– Produção de medicamento homeopático

Os chamados medicamentos homeopáticos são aqueles que podem ser derivados de plantas, animais ou minerais e que seguem os princípios da homeopatia. A urtiga-branca pode ser utilizada no preparo de remédios homeopáticos para tratar problemas como distúrbios renais, amenorreia – que é a ausência de fluxo menstrual – e problemas na bexiga.

– Saúde da mulher

Já que acabamos de falar a respeito do período menstrual da mulher, vale a pena contarmos também que acredita-se que a planta possa contribuir com o alívio de cólicas menstruais e para tratar problemas relacionados à menstruação intensa.

Outra serventia atribuída à erva é que ela é utilizada como auxiliar no tratamento de corrimento vaginal anormal, quando ele passa a ser amarelado, ter odor desagradável e é seguido de coceira vaginal e dor pélvica ao urinar ou durante a relação sexual.

A urtiga-branca também pode ser utilizada em condições que atingem as funções genitais femininas, atonia uterina (útero incapaz de realizar contrações), esclerose uterina, menstruação precoce e metrorragia (sangramento uterino que acontece fora do período regular do ciclo menstrual).

– Coceira no couro cabeludo

A planta medicinal ainda pode ser usada para ajudar a tratar a coceira que surge no couro cabeludo da cabeça em decorrência da caspa, por exemplo.

– Catarro

As flores de urtiga-branca fervidas podem ser utilizadas para ajudar a tratar o problema do catarro. A mesma receita também pode ser aplicada nos casos de hidropisia, que é uma retenção de líquidos que atinge a membrana que cobre os órgãos localizados na região do tórax, chamado de peritônio.

A hidropisia não é apenas uma condição, mas um sintoma de que existem problemas no sistema circulatório, no aparelho digestivo e de dificuldades no funcionamento dos rins.

– Ação anti-inflamatória, expectorante e bactericida

Por conta de sua ação no combate a inflamações, no favorecimento da expulsão de secreções e na eliminação de bactérias, a urtiga-branca pode ser utilizada no auxílio do tratamento de problemas como tosse, inflamações na mucosa bucal e na garganta e no alívio da bronquite em crianças.

– Combate as pedras nos rins 

Também chamadas de cálculos renais, as pedras nos rins aparecem em decorrência do acúmulo de cristais na urina e podem causar dor intensa nas costas e no abdômen, além de náusea e vômito.

Acredita-se que tomar um chá feito com o caule ou a raiz da urtiga-branca três vezes ao dia pode ajudar a evitar o problema.

– Tratamento de veias varicosas

As veias varicosas também são chamadas de varizes e acontecem quando as veias se tornam tortuosas e são ampliadas. Geralmente, as pernas e os pés são os mais afetados.

Quem tem mais chances de desenvolver o problema são: mulheres, grávidas, pessoas mais velhas, indivíduos com sobrepeso ou obesos, quem tem histórico de varizes na família, aqueles que passam muito tempo em pé e que sofrem com condições que aumentam a pressão do abdômen, por exemplo.

E onde é que a urtiga-branca entra nessa história? A sua aplicação tópica por meio de compressas pode auxiliar o tratamento das veias varicosas.

Como fazer chá de urtiga-branca

Ingredientes: 

  • 50 g do caule ou 25 g da raiz de urtiga-branca;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Ferver o litro de água;
  2. Misturar a planta com a água e tampar, deixando descansar durante 10 minutos;
  3. Coar, esperar esfriar e consumir.

Cuidados com a urtiga-branca

A planta medicinal não é indicada para pessoas que sofrem com distúrbios relacionados à coagulação sanguínea como o aumento de taxa de coagulação do sangue.

Como não existem informações suficientes a respeito do uso da urtiga-branca em mulheres grávidas e que estejam em processo de amamentação de seus bebês, a orientação é que elas também não utilizem a planta. Apesar do consumo oral da urtiga-branca ser considerado seguro, não há dados suficientes em relação à aplicação direta na pele ou em outras regiões do corpo.

Antes de fazer uso da erva para auxiliar o tratamento de qualquer condição, consulte antes um médico de sua confiança para ter certeza de que a urtiga-branca branca é adequada para o seu caso e não prejudicará a sua saúde.

Cheque com o médico também caso você utilize algum medicamento, para se certificar de que não há risco de interação entre o remédio e a planta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia para que serve e os benefícios da urtiga-branca para a saúde? Pretende consumi-la agora para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Urtiga-Branca – Para Que Serve, Benefícios e Propriedades”

  1. Eu tomei o cha de folha de urtiga branca chinesa e era ótimo,mas não sei porque razão não encontro mais,sera que a importação esta proibida.

  2. gostei do esclarecimento, só faltou melhor informação quanto a dosagem diária que pode ser consumido o chá, após ferver um litro e preparar o chá é para beber todo durante o dia?

  3. Olá me informaram que ela também é ótima para curar a próstata do homem, além disso também ajuda a deixar suas relações sexuais bem melhor, tenho amigo ja com 78 anos que usa ela sempre para manter a próstata sarada e ativo para vida sexual.

    • Ivanil esse teu amigo tinha prostata inchada;se curou? estou procurando omeopatia para desinchar a prostata ate agora nao achei;sabes de algum

  4. Sou aqui de Olinda Pe e tem muito dessa urtiga Branca aqui meu esposo faz uso do cha pra dor na coluna e de fato ele sente efeito positivo ao tomar esse chá.

  5. gostei muito da explicação sobre a urtiga branca, foi bem esclarecedora.trazendo mais interesse pelo tratamento homeupatico .