Verbasco – Para Que Serve, Como Fazer Chá, Benefícios e Propriedades

Verbasco-flomóide, barbasco, barrasco, calça-de-velho, carro-santo, vassourinha, vassoura, verbasco-brasileiro, barbasco-do-brasil e cezarinha. Todos esses nomes designam uma planta medicinal encontrada no Brasil, além da Ásia e da Europa, que também é chamada de verbasco.

A erva é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, calmantes, diuréticas, emolientes (que amaciam), espasmolíticas (que aliviam espasmos, antiespasmódicas), sedativas, analgésicas, antirreumáticas, anti-hemorroidais, béquicas (que combatem a tosse), diaforéticas (que induzem a transpiração, sudoríficas) e antibacterianas.

Para que serve? Os benefícios do verbasco 

Agora, a gente vai apresentar para vocês uma série de benefícios que são atribuídos ao verbasco. Confira:

– Saúde digestiva

A erva auxilia o tratamento de diversos problemas digestivos como prisão de ventre e diarreia, além de poder contribuir com a eliminação de vermes intestinais.

– Combate a insônia

Podemos considerar que a planta medicinal pode auxiliar a combater a insônia devido ao fato de que ela é dotada de propriedades sedativas, podendo assim melhorar a qualidade do sono.

– É calmante

Por conta de seu efeito calmante, o verbasco também pode ajudar a lidar com casos de ansiedade. 

– Saúde da pele

Quando o óleo que é obtido a partir do verbasco é aplicado na pele, obtém-se um alívio do desconforte de regiões irritadas por conta de problemas como erupções cutâneas, queimaduras, cortes e bolhas. 

– Problemas respiratórios

A planta medicinal é bastante utilizada para o tratamento de problemas respiratórios. Isso inclui a asma, a bronquite, a tosse seca, a amigdalite e a rouquidão.

As folhas do verbasco possuem um extrato que contém ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a diminuir o muco e a aliviar a inflamação da garganta.

– Auxílio ao tratamento de gripes e resfriados

Devido ao fato de apresentar propriedades expectorantes e antibacterianas, acredita-se que a planta medicinal possa colaborar com o tratamento de gripes e resfriados, principalmente nos casos em que tiver congestionamento.

– Propriedades antiespasmódicas:

O fato do verbasco ser dotado de propriedades antiespasmódicas faz com que a erva possa contribuir com o tratamento das cólicas menstruais e das dores de estômago que aparecem em decorrência do desconforto gástrico.

– Infecções de ouvido

Acredita-se que o óleo obtido a partir da flor de verbasco possa contribuir com o tratamento das infecções de ouvido. Tal benefício é atribuído às propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da planta medicinal.

Entretanto, antes de utilizar o ingrediente para esta finalidade, não deixe de consultar o médico de sua confiança. 

– Contribuição com o tratamento da tuberculose

A planta medicinal é utilizada na Europa como parte do tratamento para a condição desde o século 16. Conforme a publicação, um experimento do século 19, realizado em Dublin, na Irlanda, apontou que a utilização do verbasco melhorou os sintomas de seis entre sete pacientes diagnosticados com a doença.

– Fonte de vitaminas

A planta medicinal possui diversas vitaminas em sua composição – vitamina B2, vitamina B5, vitamina B12 e vitamina D.

– Alívio da bursite

A doença é caracterizada pela inflamação das bursas, bolsas cheias de fluidos que amortecem os ossos, tendões e músculos perto das articulações. Ao molhar um pano limpo com chá quente de verbena e aplicar nas áreas afetadas pela doença, é possível reduzir a inflamação.

A receita ainda serve como um remédio natural para tratar as dores nos ossos e nas articulações. 

– Ação desinfectante

O verbasco ainda é uma erva com potencial desinfectante, que pode ajudar a tratar infecções no cólon, no trato urinário e nos rins.

– Combate as bactérias:

De acordo com o que pesquisadores da Universidade Clemson nos Estados Unidos afirmaram ter descoberto, os extratos da planta medicinal apresentam eficiência contra diversas bactérias causadoras de doenças.

Como fazer chá de verbasco 

Antes de partimos para os ingredientes e o modo de preparo do chá de verbasco, é importante ter em mente que as partes da erva utilizadas no preparo da bebida são as suas pétalas e estames.

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de verbasco;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de um recipiente que possa ir ao fogo e adicionar o verbasco;
  2. Levar ao fogo. Quando alcançar a fervura, desligar o fogo e tampar o recipiente;
  3. Deixar a bebida descansar abafada durante 10 minutos. Então, passado o período, coar e consumir o chá.

Cuidados com o verbasco

A planta não é recomendada para mulheres que estejam grávidas ou em fase de amamentação de seus bebês.

Apesar de ser algo raro, a planta medicinal pode trazer a coceira nas mãos, nos braços e no pescoço, em decorrência de uma reação alérgica, como efeito colateral.

Antes de utilizar o verbasco como auxiliar no tratamento para qualquer tipo de condição de saúde, consulte o médico e não deixe de seguir as recomendações do tratamento completo indicado por ele.

Da mesma forma, converse com o profissional de saúde caso você uso de algum tipo de medicamento específico antes de fazer uso da planta medicinal como forma de se certificar de que não existem riscos de interação entre a erva e o remédio em questão.

Você já tinha ouvido falar nos benefícios e propriedades do verbasco para a saúde? Pretende experimentar seu chá agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

3 comentários em “Verbasco – Para Que Serve, Como Fazer Chá, Benefícios e Propriedades”

  1. Eu esta a procura de uma planta com os beneficios,tal qual a verbasco.pois conto com muitas dores devido o meu trabalho.E foi positivo ja no inicio.Amem.

Deixe um comentário