Vick VapoRub é uma pomada composta por mentol, cânfora e óleo de eucalipto. Ela pode conter também óleo de terebintina, óleo de cedro, timol, óleo de noz-moscada e vaselina, as quais atuam como emulsificantes, conservantes e estabilizantes do produto.
Ao inalar os vapores medicinais de Vick VapoRub, eles ajudam a aliviar a congestão nasal e facilitam a respiração. Para essa finalidade, a recomendação é aplicá-lo no pescoço. Já utiliza-lo no peito ajuda a acalmar a tosse.
Além disso, é reconhecida a propriedade analgésica da cânfora e do mentol. Também, pela sensação de frescor e resfriamento, eles proporcionam um alívio temporário das dores em músculos e articulações, especialmente aquelas que acompanham gripes e resfriados. Para esse objetivo, a recomendação é utilizar o produto nas costas.
Apesar dos benefícios oferecidos pelo Vick VapoRub, ele não é um tratamento de fato para a congestão nasal. Ele pode proporcionar alívio temporário dos sintomas. Portanto, em casos de dificuldade respiratória, especialmente aquelas que durem por mais de 1 semana, a recomendação é procurar um médico.
Para que serve?
O uso do Vick VapoRub é indicado para:
- Melhorar a sensação respiratória.
- Analgésico tópico temporário.
- Tratar fungos de unha, visto que os três ingredientes desse medicamento possuem propriedades antifúngicas.
Alguns compostos podem servir como repelentes, como o óleo de cânfora e o mentol. Estudos comprovaram que as propriedades desses ingredientes podem ser eficazes contra mosquitos.
Entre os benefícios da cânfora, também estão incluídas as propriedades antimicrobianas e antivirais. No entanto, deve-se ter cuidado com a concentração de cânfora inalada, pois pode ser tóxica se for usada de forma inadequada.
Como passar o Vick VapoRub?
Para conseguir obter os benefícios dessa pomada, você deve seguir as instruções de aplicação do fabricante:
- Primeiro, aplique uma camada fina de Vick VapoRub no pescoço, peito e costas. Ele não deve ser aplicado em áreas próximas da boca, olhos ou nariz.
- Retire qualquer peça de roupa que fique sob a garganta ou peito. É necessário deixar a passagem livre para o vapor da pomada subir até as narinas.
- Você pode repetir a aplicação por 3 vezes em 24 horas.
Atualmente, além da pomada, podem ser encontrados várias outras formas de Vick VapoRub no mercado para usos diversos, como:
- Vick VapoRub inalador: formulado para ser administrado por via nasal, através da inalação. No entanto, o fabricante recomenda que o seu uso não deve ultrapassar 8 inalações por dia.
- Vick VapoSpray: Serve para fluidificar a mucosa nasal, facilitando a sua eliminação, atuando assim como um descongestionante.
- Vick VapoBanho: tem os mesmos ingredientes do Vick VapoRub compactados em forma de pastilha para serem depositadas no piso do chuveiro e vaporizar os aromas durante o banho.
- Vick BabyRub: uma formulação específica para ser usada em crianças com mais de 3 meses.
Efeitos colaterais
O uso a longo prazo do Vick VapoRub e medicamentos com óleos a base de petróleo pode causar um tipo raro de pneumonia, a pneumonia lipoide exógena.
Apesar de ser muito rara, essa pneumonia surge decorrente da aspiração frequente e ingestão de óleos minerais, como vaselina, Vick VapoRub e brilho labial. Por isso, é recomendada a aplicação apenas no peito, pescoço ou costas.
Em outros casos, a pomada pode causar dermatite de contato, promovendo vermelhidão e irritação da pele onde foi aplicada.
Contraindicações
Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos. A ingestão de cânfora pode ter efeitos tóxicos em crianças, causando convulsões, hiperatividade e irritabilidade.
Ele também não é indicado para tratar condições respiratórias crônicas ou graves, como asma e pneumonia.
O fabricante faz os seguintes alertas aos consumidores:
- Não aquecer o Vick VapoRub.
- Não comer.
- Não aplicar no nariz, tanto na parte interna como externa.
- Não aplicar nos olhos, cabelos, orelhas ou órgãos íntimos.
- Não usar em animais de estimação.
- Não aplicar em feridas abertas e sob ataduras.
Por fim, siga as orientações do fabricante e sempre procure orientação médica para tratar qualquer problema respiratório.
Fontes e referências adicionais
- Efficacy of a Topical Aromatic Rub (Vicks VapoRub®)-Speed of Action of Subjective Nasal Cooling and Relief from Nasal Congestion. Open Journal of Respiratory Diseases, 5, 10-18.
- Camphor–a fumigant during the Black Death and a coveted fragrant wood in ancient Egypt and Babylon–a review. Molecules. 2013 May 10; 18 (5): 5434-54.
- Exogenous lipid pneumonia related to long-term use of Vicks VapoRub® by an adult patient: a case report. BMC Ear Nose Throat Disord 16, 11 (2016).
Fontes e referências adicionais
- Efficacy of a Topical Aromatic Rub (Vicks VapoRub®)-Speed of Action of Subjective Nasal Cooling and Relief from Nasal Congestion. Open Journal of Respiratory Diseases, 5, 10-18.
- Camphor–a fumigant during the Black Death and a coveted fragrant wood in ancient Egypt and Babylon–a review. Molecules. 2013 May 10; 18 (5): 5434-54.
- Exogenous lipid pneumonia related to long-term use of Vicks VapoRub® by an adult patient: a case report. BMC Ear Nose Throat Disord 16, 11 (2016).