Vídeo Mostra 100 Anos de Evolução do Fitness em 100 Segundos

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Assim como a moda, o mundo fitness também vive de tendências que de tempos em tempos mudam. Para mostrar como isso é verdade e contar um pouco sobre a evolução da área, o pessoal do Benenden Health – uma comunidade de saúde e bem estar do Reino Unido – produziu um vídeo que exibe a transformação ocorrida no fitness para as mulheres ao longo de 100 anos em 100 segundos.

O vídeo que você conferiu acima já conta com mais de 1,7 milhões de visualizações e começa exibindo a tendência das décadas de 10 e 20: o alongamento, que era visto na época não simplesmente como uma maneira de aquecimento, mas como um exercício em si e que era feito em casa mesmo.

4aboaforma

E não se assuste ao ver o figurino da moça. Os alongamentos realmente aconteciam com a mulher de saia ou vestido, sapatinho de salto, joias e inclusive maquiagem.

4bboaforma

4cboaforma

Já lá para o período de 1930, o figurino de ginástica ficou um pouco mais apropriado e o short apareceu. Nessa época, as atividades também passaram a ser feitas em grupo e de forma sincronizada.

4dboaforma

Nos anos 40, com roupas fitness ainda mais confortáveis, o foco da ginástica feminina era deixar as mulheres mais atraentes. Nada de exercícios para ficar mais forte ou definir os músculos: a tendência do período eram os abdominais e outros movimentos leves que poderiam ser feitos na própria residência.

4eboaforma

Em 1950, a diversão começou a fazer parte da história e com a febre dos bambolês, os treinamentos físicos ficaram mais alegres.

E saiba que ao falarmos que o acessório foi uma febre, não estamos exagerando: de acordo com o Benenden Health, 25 milhões de exemplares foram vendidos em menos de quatro meses e em dois anos o número de produtos comprados subiu para mais de 100 milhões de unidades.

4fboaforma

Na década de 60, o desejo pelo corpo dos sonhos continuava na cabeça das mulheres, porém o que o mercado fitness prometia era a realização desse desejo sem muito esforço. Nesse período surgiram acessórios como faixas vibradoras colocadas ao redor das coxas que prometiam se livrar do que estivesse sobrando por ali.

Havia ainda o Trim Twist – o acessório exibido na imagem -, que era uma espécie de quadrado acoplado a um mecanismo giratório que prometia firmar a barriga, o bumbum, os braços e as pernas, de maneira fácil e prática, sem que a usuária precisasse trocar sua roupa do dia a dia pelo figurino de ginástica.

4gboaforma

Já em 1970, o que pegou mesmo foi uma técnica que misturava a dança jazz com exercícios aeróbicos, resultando assim em um modo divertido de se exercitar.

4hboaforma

E como não se lembrar da década de 80, com os vídeos que ensinavam ginástica aeróbica e o figurino extravagante, composto por maiôs coloridos, combinados com polainas e calças leggings de cores igualmente chamativas?

4iboaforma

Nos anos 90, algo que foi tendência foi uma modalidade que juntava os movimentos do boxe e do tae kwon do, para trabalhar todas as regiões do corpo.

4jboaforma

Finalmente chegamos aos anos 2000, em que a mistura dança + ginástica voltou a ser moda, com o street dance e as aulas de hip hop. A febre foi tamanha, que o street dance serviu como pano de fundo para filmes da época como a história adolescente “No Balanço do Amor”, de 2001, estrelada por Julia Stiles e Sean Patrick Thomas.

4kboaforma

Hoje, na década que se iniciou em 2010, o que toma conta das academias e possui grande popularidade no mundo todo é a zumba, dança divertida que mistura hip hop, salsa, samba, merengue e mambo.

Você lembra de praticar algum destes exercícios diferentes? Hoje em dia, é uma praticante da zumba? O que você mudaria nessa compilação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário