Aula de dança Zumba emagrece? Veja os benefícios

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2021

A aula de dança zumba é um tipo popular de exercício em grupo que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente para aquelas pessoas que querem emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa aula incorpora inúmeros tipos de danças tradicionais em um formato de exercício em grupo divertido. Existem vários benefícios, como uma melhora no sistema cardiovascular e até mesmo no seu humor. Mas, será que a aula de dança zumba realmente emagrece?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa aula, dar dicas e explicar como funciona essa nova prática de exercício físico!

O que é a aula de dança Zumba e como ajuda a emagrecer?

Aula de dança zumba grupo

A zumba é um exercício aeróbico em formato de dança que fortalece os músculos e queima calorias. Então, essa aula pode promover o emagrecimento e boa forma de uma maneira divertida e completa.

Músicas são escolhidas e coreografias são criadas para as aulas. Dessa forma, as músicas podem ser uma mistura de salsa, samba, merengue e outros ritmos latinos.

Assim, existe a possibilidade de se misturar movimentos diferentes, exercitando mais ainda o corpo.

Esse tipo de exercício é chamado de treino de intervalos, porque cada música tem uma batida e um andamento diferente. Há um pequeno descanso entre as músicas e as sessões duram de 30 minutos a uma hora, dependendo do instrutor.

  Continua Depois da Publicidade  

As músicas começam mais lentas e vão acelerando conforme a aula progride. Dessa maneira, cria-se a sensação do aumento da intensidade, fazendo com que seu coração acelere e ajude a tonificar os músculos.

A maioria dos instrutores são pessoas com histórias de sucesso na Zumba. Para isso, passam por treinamento de dois dias e recebem um certificado para dar aulas. Todos eles adoram a Zumba fitness e querem passá-la para mais pessoas.

Além disso, os praticantes afirmam que continuam voltando porque não sentem que estão se exercitando, pois é uma atividade dinâmica e prazerosa. Ou seja, se sentem como se estivessem em uma festa e, como um bônus, diminuem a cintura.

Como é uma aula de dança Zumba?

Aula de dança zumba emagrece

Nessa aula, você está sempre em movimento, levantando os braços e os balançando em círculos, trabalhando os seus músculos anteriores e posteriores.

Para suas pernas, você dá passos de lado e para trás, gira o corpo, além de agachar, tonificando os glúteos e vários outros músculos.

Em relação ao seu abdômen, os diferentes movimentos fazem com que você faça um “abdominal em pé”. Mas, você não sente aquele esgotamento típico de um abdominal, pois os movimentos da dança são rápidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Devido a música animada e a diversidade de movimentos, o tédio passa longe e o exercício continua excitante e novo.

Pessoas de qualquer idade e nível de fitness podem se beneficiar dessas aulas. Os movimentos são fáceis de aprender e são de baixo impacto.

Há aulas de Zumba em DVDs e por todo o mundo, então experimentar a Zumba é fácil. Porém, começar é a parte mais difícil.

Quais os benefícios da aula de dança Zumba?

1. A aula de dança Zumba ajuda a emagrecer

É um dos principais motivos que as pessoas procuram entrar em aulas de Zumba. Nesse contexto, a aula de dança Zumba emagrece pois é um tipo de exercício cardiovascular, e pesquisas apontam que esse exercício é uma das melhores formas de queimar gordura.

2. Melhora a sua autoestima

Se divertir é ótimo para a autoestima, e é justamente por isso que a Zumba vem ganhando notoriedade. Fazer uma aula de Zumba é como chegar em uma festa animada onde ninguém está te julgando.

  Continua Depois da Publicidade  

Pelo contrário, você está cercado de outras pessoas querendo se divertir e ao mesmo tempo ficar mais saudáveis.

Já que a Zumba foi inspirada por danças e ritmos latinos, a música te faz querer mexer o quadril e se mover com a batida. Dessa forma, após um longo dia de trabalho, isso pode melhorar o seu humor.

Portanto, o resultado é 60 minutos de exercícios que parecem uma celebração, onde você pode dançar e se mover da forma que quiser. O slogan da Zumba é “Largue o exercício, vem pra festa!”

3. Te deixa mais feliz

Já é de conhecimento da medicina que os exercícios estimulam a produção de endorfinas, considerados hormônios do bem-estar.

Durante o exercício e logo depois de terminar, uma glândula chamada hipófise, localizada lá no nosso cérebro, está produzindo e liberando esses hormônios.

  Continua Depois da Publicidade  

Desse modo, as pessoas que sofrem de crises de depressão são frequentemente encorajadas a praticar atividades físicas para sentir os efeitos benéficos desses hormônios.

4. Melhora a saúde cardiovascular

Aula de dança zumba

Sem dúvidas, esse é outro benefício importantíssimo da aula de Zumba. Apenas lembrando, nosso sistema cardiovascular é composto por coração, veias e artérias que transportam o sangue pelo nosso corpo.

Quando esse sistema não funciona corretamente, você pode ter sintomas como fraqueza, falta de ar, inchaço nas pernas, dentre outros. Em casos mais graves, um sistema cardiovascular comprometido pode causar ataques cardíacos e até morte.

Dessa forma, pesquisas descobriram que uma das formas mais eficazes de melhorar as condições do seu sistema cardiovascular é com atividades físicas. Dentre elas, se destacam a caminhada, natação e a própria Zumba.

Além disso, a novas recomendações da Organização Mundial de Saúde incluem entre 150 a 300 minutos de atividades físicas por semana. O ideal é que seja diário, mas não tem problema caso seja alternado, desde que você realize.

5. Auxilia na coordenação motora

Ter uma boa coordenação é muito importante, especialmente no envelhecimento. Nessa fase da vida, há muitos acidentes que poderiam ser evitados com a prática de exercícios físicos.

Assim, se você pode melhorar (e manter) sua coordenação na medida em que envelhece, terá menos probabilidade de ser vítima desses tipos de acidentes.

Mas, isso exige treino, esforço, prática e a vontade de querer melhorar cada vez mais. Então, apesar de ser um exercício divertido, é importante que faça com uma certa frequência.

6. Te deixa mais desinibido

Por causa da melhora do humor, você pode ter a mentalidade “Eu posso lidar com o mundo”. A Zumba oferece aproximadamente uma hora de diversão e músicas que fazem você se sentir menos inibido.

Logo, se você normalmente se sente tímido e não dança em público, a Zumba pode te fazer sentir mais confortável e mais “solto” nas festas e, principalmente, no dia a dia.

A aula de dança Zumba é um ótimo exercício

Grupo dançando zumba

Bom, não se engane com toda essa conversa da aula Zumba ser “divertida” e “parecer uma festa” – você precisa se esforçar para ver resultados. Porém, a diferença é que com a Zumba você quer se esforçar, principalmente porque a aula não se parece com um exercício.

Diferente de exercícios que aumentam o esforço do seu corpo, balançar seu quadril ou colocar mais animação nos seus movimentos na aula de Zumba é relativamente fácil.

Então, se você está procurando um exercício que não pareça convencional, a Zumba é uma boa escolha. A atmosfera livre e sem preocupações te fará se sentir bem consigo mesmo, e os movimentos ajudarão a diminuir seu peso e entrar em forma.

Fontes e referências adicionais

Que tipo de aula de dança você já praticou? Conseguiu perceber algum resultado na perda de peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (119 votos, média 3,62)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

17 comentários em “Aula de dança Zumba emagrece? Veja os benefícios”

  1. Bom dia!
    Comecei a fazer zumba e estou amando.Sempre gostei de dançar… me divirto muito e já estou vendo resultados no meu corpo!

    Responder
  2. Bom dia fazia aula de zumba 7 dias semana ja a 5 Anos eu amo pra minha cabeça saude energia muito bom, entao agora tambem estou fazendo yoga maravilhoso

    Responder
  3. Oi sou magra como tive filho estou muito flácida o zumba ajuda a firma ou eu vou esmagrecer mais devo parar ou posso continuar??

    Responder
  4. Estou fazendo zumba a um mes, mas a balança não diminuiu muito mas perdi muita medida, faço todos os dias 40 minutos estou amando…

    Responder
  5. Eu faço zumba a um mês e me sinto feliz a cada dia que passa as aulas são animadas, eu sempre estive com 59 kilos, e agora vejo que estou com um corpo mais firme.

    Responder
  6. Amei .dançar zumba.faz 15dias que estou dançando.parece que o meu corpo fala quero dançar.estava pesando 95quilos.vamos esperar os 30 dias.tirei medidas.vamos esperar.

    Responder
  7. Bom dia.
    Sou magra não quero perder mais nada, gosto munto de zumba o que devo fazer?
    Posso continuar ou devo parar.

    Responder
    • Pode continuar. Mas monitore seu peso e medidas. Se continuar perdendo pode comer um pouco mais (alimentos saudáveis).

      Responder