Vinagre de Maçã para Varizes Funciona? Como Usar?

🕐 4/04/2019

As varizes são veias dilatadas (expandidas) e entortadas que podem ser visualizadas abaixo da superfície da pele e costumam ocorrer nas pernas, ainda que possam ser formadas em outras localidades do corpo.

Fatores como histórico familiar, idade avançada, gênero, gravidez, sobrepeso ou obesidade, falta de movimento e trauma na perna podem aumentar os riscos de desenvolvimento das varizes.

Os sintomas da condição incluem: inchaço ameno nos pés e nos tornozelos, pernas pesadas ou com dor, perna latejante ou com cãibras, descoloração na pele na região ao redor da variz e coceira nas pernas, especialmente na parte inferior das pernas e nos tornozelos.

Ao perceber esses sintomas, é importante procurar o médico para receber o tratamento adequado para as varizes. Até porque elas podem gerar complicações como erupções com coceira (pruriginosas) e dermatite, que pode causar sangramento ou feridas na pele, se a pele estiver irritada ou for coçada.

Outra possível complicação das varizes é a tromboflebite superficial, que é a ocorrência de coágulo sanguíneo em uma veia próxima à superfície da pele, que pode provocar dor e outras problemas na área afetada. As informações são do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Será que o vinagre de maçã para varizes funciona?

De acordo com o NHLBI, o médico pode recomendar mudanças no estilo de vida, o uso de meias de compressão e/ou procedimentos cirúrgicos para o tratamento das varizes.

Entretanto, será que utilizar receitas caseiras como o vinagre de maçã para varizes também não pode ter os seus benefícios?

De acordo com o doutor em medicina natural, doutor em quiroprática e nutricionista clínico Josh Axe, um dos métodos naturais que pode auxiliar o tratamento das varizes é seguir uma dieta anti-inflamatória.

Segundo ele, alguns alimentos ajudam a reverter a inflamação e melhoram o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a curar as varizes já existentes mais rapidamente e prevenir a formação de futuras varizes.

Por outro lado, uma dieta de baixa qualidade rica em gorduras trans, açúcar, cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos processados pode contribuir com danos arteriais, baixa circulação, problemas na pressão arterial, desequilíbrios hormonais e ganho de peso.

Segundo o Dr. Axe, muitos desses alimentos também contêm toxinas que pioram o inchaço das varizes.

Ao lado dos alimentos ricos em fibras, dos alimentos ricos em antioxidantes, dos diuréticos naturais, dos alimentos ricos em magnésio e dos peixes de pesca selvagem, o vinagre de maçã foi mencionado pela publicação como um dos melhores alimentos para diminuir a aparência das varizes.

De acordo com ele, usar o vinagre de maçã para varizes melhora a circulação nas paredes das veias e por isso ele é um anti-inflamatório efetivo.

“Muitas pessoas consideram que utilizar o vinagre de maçã para varizes acompanhado de hamamélis (planta medicinal) ajuda a diminuir o inchaço e melhora a aparência dentro de poucas semanas”, afirmou o Dr. Axe.

Ainda conforme alguns estudos, como uma pesquisa realizada por pesquisadores da Turquia, a aplicação de vinagre de maçã para varizes poderia auxiliar a diminuir os sintomas. O vinagre de maçã ajuda a diminuir o inchaço, o desconforto nas pernas e a inflamação.

Segundo encontramos, as varizes menores, que também são conhecidas como veias varicosas ou vasinhos, são mais fáceis de serem tratadas, enquanto as varizes mais grossas podem necessitar de tratamento mais adequado, o que pode incluir o uso de remédios indicados pelo médico ou a realização de cirurgias.

Médicos não defendem o uso do vinagre de maçã para varizes

O médico Bruno Lima Alves, da área de angiologia (área que trata dos órgãos da circulação) e cirurgia vascular (área que trata doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, segundo o Hospital São Camilo), respondeu um internauta que perguntou se aplicar o vinagre de maçã na pele auxilia o tratamento das varizes.

O médico respondeu que não e explicou que o vinagre, assim como óleos, pomadas e gel, têm uma penetração muito limitada e servem somente para promover um alívio local e superficial.

“Varizes são um problema genético e familiar, em que a pessoa nasce com uma forte tendência de ter veias dilatadas, tortuosas e, que devido à dilatação, ficam insuficientes. Existem também os pequenos vasos que chamamos de telangectasias e aparecem devido aos hormônios femininos; estes não serão afetados pelo uso de gel, pomadas ou óleos que têm ação só de superfície e não conseguem atingir a parede da veia”, completou Lima Alves.

Conforme o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, sigla em inglês) dos Estados Unidos, as telangiectasias são um problema associado às varizes, definidos como pequenos aglomerados de vasos sanguíneos, encontrados geralmente na parte superior do corpo, incluindo a face.

De acordo com o NHLBI, como elas podem ser um sintoma de uma condição mais séria, é necessário consultar o médico se achar que sofre com o problema. Segundo o instituto, as telangiectasias são frequentemente desenvolvidas em pessoas com distúrbios genéticos, infecções virais ou doença no fígado.

O médico também afirmou em sua resposta que, ainda que esses produtos fossem capazes de chegar à parede da veia, o dano no local está ligado à genética e aos hormônios e não será afetado pela aplicação de qualquer tipo de solução.

A pergunta a respeito do uso do vinagre de maçã para varizes também foi respondida por outro médico da área de cirurgia vascular, Leonardo Almeida.

O médico alertou que não existem comprovações científicas de que a aplicação dessas substâncias na pele tragam algum efeito em relação às varizes. Almeida afirmou ainda que elas não são recomendadas em nenhum protocolo de tratamento para as varizes.

Como usar vinagre de maçã para varizes

Acabamos de ver que médicos questionam o uso do vinagre de maçã para varizes. Portanto, nada de acreditar que usar o produto nas pernas é a solução para o problema.

Se você desconfia que tem varizes, procure a ajuda de um médico para receber o diagnóstico adequado. Uma vez que a condição tiver sido confirmada, obedeça ao tratamento que for recomendado pelo profissional e pergunte a ele se o vinagre de maçã pode ser útil e não é contraindicado para o seu caso.

Uma receita de massagem com o vinagre de maçã, que você só deve seguir se o médico determinar que ela realmente pode ajudar o seu quadro de varizes, funciona assim:

Colocar aproximadamente 500 ml de vinagre de maçã dentro de uma bacia; Então, colocar os pés dentro dessa bacia; Após, massagear as pernas com o vinagre indo dos calcanhares até os joelhos. Cada perna deve ser massageada pelo menos cinco vezes seguidas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do uso de vinagre de maçã para varizes? Tem curiosidade de experimentar essa aplicação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...

4 comentários em “Vinagre de Maçã para Varizes Funciona? Como Usar?”

  1. Confesso que no início não acreditei, mas resolvi fazer o teste, enfim, faz uma semana que comecei a usar por conta dos vasinhos e percebi uma grande diferença, além de deixar a pele bem macia.

Deixe um comentário