Sobrepeso e Obesidade: Qual a Diferença?

Especialista:
atualizado em 28/08/2019

Sobrepeso e Obesidade implicam uma condição de excesso de peso em um ser humano. O termo Sobrepeso é geralmente usado para indicar o excesso de peso enquanto Obeso se refere a excesso de gordura.

Estar com sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado normal ou saudável para a idade ou tamanho. Por outro lado, Obesidade é a condição de ser obeso, por exemplo, quantidade de gordura em excesso no corpo. Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura.

Quadro de Comparação entre Sobrepeso e Obesidade

Obesidade Sobrepeso
O que é? Uma condição corporal marcada pelo excesso de depósitos e armazenamento de gordura. Uma condição em que a pessoa pesa mais do que é considerado normal para aquela altura, idade e sexo.
Cálculo IMC é maior que 30. IMC é entre 25 e 29.9
Fatores de risco Doença coronariana, hipertensão, diabetes. Depressão, hipertensão
Medicamentos / Tratamento Redução de calorias, exercícios e cirurgia em casos extremos Exercícios, redução da ingestão de alimentos.
Causas Ingestão maior de alimentos, comer fast foods, estresse, depressão, desequilíbrio hormonal, vida sedentária Mais ingestão de alimentos do que é gasto pelo corpo, genética.
Ocorrência Mais de 300 milhões de pessoas são obesas no mundo Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas tenha sobrepeso no mundo
Geograficamente Maior ocorrência e aumentando na América do Norte, Reino Unido, Europa Oriental, Oriente Médio, Ilhas do Pacífico, Australásia e China. Globalmente
Em crianças Cerca de 5% dos 22 milhões de crianças acima do peso com menos de cinco anos são clinicamente obesas. 22 milhões de crianças de menos de cinco anos têm sobrepeso.

Calculando o Peso Normal ou Saudável

Uma forma de distinguir sobrepeso e obesidade é calcular o IMC (índice de massa corporal). Um adulto é considerado com “sobrepeso” quando está acima de seu peso saudável estipulado, que varia de acordo com a altura e sexo de uma pessoa. Acredita-se que o peso ideal para qualquer adulto corresponde a seu peso ideal dos 20 aos 30 anos.

Um indivíduo tem sobrepeso quando seu IMC está entre 25 e 29,9. O IMC, um cálculo que mede o peso relativo à altura, é o padrão usado por pesquisadores para definir o peso de uma pessoa de acordo com sua altura. Um adulto com um IMC de 30 ou mais é considerado obeso.

Obesidade é excesso de gordura comparado a massa muscular magra, ou um peso que é 30% acima do peso ideal para uma altura específica. Uma pessoa está obesa quando a quantidade de tecido adiposo é alta o bastante. Obesidade é uma desordem crônica, causada por uma variedade complexa de fatores.

Condição Médica

Medicamente, a obesidade é uma condição do corpo caracterizada pelo excesso de acúmulo de gordura sob a pele e em volta de alguns órgãos internos, enquanto sobrepeso é pesar mais que o ideal para a idade, sexo e altura. Sobrepeso não necessariamente implica excesso de gordura. Pessoas como atletas, fisiculturistas podem ter sobrepeso e não serem obesos.

Causas de Sobrepeso e Obesidade

Uma pessoa pode estar com sobrepeso por uma das seguintes razões: Comer demais, vida sedentária, falta de exercícios, distúrbios alimentares ou metabólicos, condições médicas, etc.

Enquanto esses fatores também podem levar a obesidade, ela também pode ser causada por mudanças sociais e de estilo de vida, problemas médicos, desequilíbrio hormonal, condições genéticas e pode ser piorada por aumento na ingestão de alimentos e falta de exercícios.

Riscos

Obesidade é um grande fator de risco para problemas de saúde incluindo doença coronariana, diabetes, hipertensão, etc. Embora uma pessoa com sobrepeso também tenha risco desses problemas médicos, uma pessoa obesa é mais suscetível a eles.

Pessoas obesas têm alto risco de depressão e outros problemas sociais. Obesidade é um excesso de gordura suficiente para diminuir a expectativa de vida e tornar uma pessoa suscetível a mais doenças do que ocorreriam se o peso dela fosse normal. Desequilíbrio calórico frequentemente se desenvolve a partir de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Uma combinação de ingestão excessiva de nutrientes e um estilo de vida sedentário pode causar obesidade.

Controle

A forma mais segura de perder peso nos dois casos é reduzir as calorias (dieta balanceada) e aumentar as atividades físicas. Em casos de obesidade excessiva, uma pessoa pode passar por cirurgia.

Qual é o seu IMC? Você consegue identificar se está com sobrepeso? Comente abaixo a sua situação!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Sobrepeso e Obesidade: Qual a Diferença?”

  1. Desejo chegar pelo menos nos 80 kilos. ..Hoje estou com 112 kilos e cheia de problemas de saúde. .Preciso de ajuda. .e não quero fazer bariatrica. .Boa noite!Cristiane Camargo de Oliveira. Sou da RM DE CURITIBA..