Vitamina Pharmaton Engorda?

Especialista:
atualizado em 18/05/2015

Será que o conhecido Pharmaton engorda? Muitas pessoas pensam em fazer uso da vitamina mas têm esse receio. Vamos explorar agora o impacto dele na sua saúde e saber se este suplemento leva uma pessoa a engordar.

Pharmaton é um suplemento alimentar desenvolvido e produzido pela Boehringer Ingelheim, uma empresa alemã fundada no final de 1800. De acordo com os fabricantes, Pharmaton contém compostos que podem ajudar a aliviar a fadiga, aliviar o estresse e prevenir condições físicas e mentais causadas por idade, doença ou má alimentação. Pharmaton surgiu primeiramente no Norte de África e no Oriente Médio e é usado tanto por adultos, atletas, crianças, mulheres grávidas e lactantes.

A vitamina é indicada para pessoas que sofrem de desgaste excessivo, fadiga, estresse, cansaço, fraqueza, baixa concentração, perda de apetite, anemia, desnutrição, anorexia, diminuição da performance física e da capacidade mental. A associação dos mais de 20 componentes presentes na sua fórmula gera um efeito revigorante, repondo as substâncias necessárias para o funcionamento normal do organismo, melhorando o rendimento físico e mental e aumentando a energia.

A vitamina Pharmaton engorda?

A preocupação de muitas pessoas é, na verdade, se a vitamina pharmaton engorda, porém, sabe-se que não há adição de açúcar na sua composição segundo indicado na sua fórmula, além disso, é um alimento que não possui calorias. Dessa maneira, tomar pharmaton não engorda. Porém, algumas pessoas que consumiram a vitamina relataram ganho de peso.

Isso não está ligado, no entanto, aos ingredientes e compostos presentes no medicamento. Cada pessoa tem uma reação ao medicamento que está diretamente relacionado com a situação do corpo, por isso algumas pessoas podem sim ganhar um pouco de peso. Mas isso nada está relacionado ao Pharmaton, pois ele não interfere no ganho nem na perda de peso.

Algumas pessoas relatam que o ganho de peso se dá pelo aumento do apetite, mas isso não é uma regra e nem o esperado de forma padrão.

Ingredientes do Pharmaton

O principal ingrediente do Pharmaton, conhecido como cápsula da vitalidade, é o extrato de Panax ginseng. O ginseng é compatível com a função do sistema imunológico e ajuda a aumentar o nível de energia corporal. Pharmaton também contém vitamina D, cálcio, ferro, magnésio, potássio, vitaminas A e E, vitaminas do complexo B e a riboflavina, ácido fólico, tiamina, vitamina B6 e vitamina B12. Outras formulações possuem nutrientes adicionais. Por exemplo, o Pharmaton CardioActive tem ômega-3, enquanto que o suplemento das crianças tem o aminoácido lisina.

Efeitos colaterais

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido relata que o uso de Pharmaton pode causar efeitos secundários, tais como dificuldade em dormir, coceiras, erupções cutâneas, dores de cabeça, sensação de tontura ou problemas digestivos como diarreia, vômitos, náuseas e dor abdominal, sendo mais raros estes últimos casos.

Você não deve usar Pharmaton se tem doença renal; qualquer tipo de dificuldade de digerir ou absorver glicose ou galactose; um transtorno de armazenamento de ferro como a hemocromatose; ou uma elevada concentração de cálcio, vitamina A ou vitamina D no sangue. O Pharmaton pode conter soja, óleo de amendoim ou lactose, por isso, pessoas alérgicas a esses ingredientes devem evitar consumir a vitamina.

Quantidade de consumo

O medicamento após prescrito pelo médico deve ser consumido de duas a três cápsulas por dia nas primeiras duas ou três semanas, sendo uma após as refeições, preferencialmente após o café da manhã e outra após o almoço. Depois desse período, deve-se reduzir para uma cápsula por dia após a refeição.

Considerações finais

Pharmaton pode provocar reações adversas quando combinado com outros medicamentos ou suplementos vitamínicos ou dietéticos. Quando misturado com outros produtos pode causar problemas ou ainda uma overdose de nutrientes.

Não tome Pharmaton se você estiver tomando antibióticos de tetraciclina ou qualquer forma de suplemento vitamínico ou mineral. Se você optar por usar Pharmaton, é aconselhável utilizar por no máximo 12 semanas. Se alguma reação adversa for constatada, você deve interromper o consumo imediatamente e procurar ajuda médica se os sintomas piorarem ou persistirem. Consulte um médico antes de consumir o produto para saber se realmente é necessário e se não te causará nenhuma reação ou problema.

Pesquisas sobre a Pharmaton

Embora os produtores da Pharmaton dizem que os suplementos são uma boa maneira de aumentar a nutrição de uma dieta, o professor da Harvard Medical School chamado Dr. JoAnn Manson afirma que a melhor forma de obter as vitaminas e minerais necessários para o corpo é através de produtos ricos em nutrientes como grãos integrais, feijões, legumes, proteínas magras e baixo teor de gordura ou de leite desnatado.

Ele reitera que o ideal é evitar contar com qualquer suplemento – incluindo Pharmaton – como um substituto para uma dieta saudável. O especialista aponta que outras atitudes, como adquirir hábitos de vida saudáveis como dormir melhor, praticar atividades físicas regulares, ter uma dieta equilibrada, reduzir o consumo de álcool e cafeína podem reduzir o estresse e o cansaço de forma natural, sem precisar apelar para suplementos vitamínicos.

Você já tomou esse produto? Acha que a vitamina Pharmaton engorda mesmo? Como foi com você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (259 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

19 comentários em “Vitamina Pharmaton Engorda?”

  1. Quando tomo Pharmaton me dá cólicas fortíssimas e as vezes diarréia. Tomo pela manhã. A partir de hoje vou passar a injerir no almoço pra ver se não dá cólicas, assim como Gildásio fez. 😉

  2. Eu sinto uma fome horrorosa e tomo a duas semanas e dor de cabeça também. Ainda não senti diferença nenhuma continuo com um cansaço terrível
    Mas ja ouvi falar muito bem dessa vitamina
    Não sei o que fazer pois quero ter energia para aguentar trabalhar e fazer algo mais

  3. Acho que com algumas semanas de uso do Pharmaon, ele começa a alterar (aumentar) a glicemia, principalmente para quem já tem tendencia ou com idade superior aos 60 anos..

  4. Vou começar a tomar indicaçao medica ,eu sou bem magrinha e queria tambem ganhar uns quilinhos

  5. Já tomei dois Vidro cada um com 30 como dei um tempo pra tomar outro com Gisen no início deu diarreia parei e comecei um por dia depois do almoço adorei

  6. Comecei a tomar hj dia 15 jan 2017 e espero que não tenha efeitos colaterais como insônia e aumento de peso ou dores de cabeça

  7. Tomei por muito tempo o pharmaton e me sentia muito bem mesmo. A partir do momento que foi incluído o ginsen , parei de tomar, pois sou hipertensa e sentia dor de cabeça. Sugestões. …poderiam tb voltar a fazer o pharmaton sem ginsen .

  8. Comecei a tomar o Pharmaton e senti dor de cabeça e muito enjoo. Insisti por 03 dias mas não passou. Parei de tomar no quarto dia e os sintomas desapareceram. Fiquei chateado porque gostaria muito de tomar.

  9. Tomei e não fez bem para minha cabeça: fiquei com tontura vários dias após parar de tomar e com uma sensação muito estranha na cabeça, como se estivesse dopada. Meu pai teve a mesma reação. Acredito que não reagimos bem ao ginseng, deve mexer com a circulação na cabeça.
    Mas meu noivo não teve essa reação, então deve ser algo da minha familia, vai entender!

  10. Estou tomando a duas semanas e estou sentindo muito nauseas e tontura. o que devo fazer ? é normal ou eu devo parar de tomar?

  11. Vou começar a tomar hoje espero que resulte e podia ajudar a trazer uns kilos !
    Tenho uma vida muito ativa e preciso engordar urgente!!!
    Aceito dicas 🙂

  12. Estou tomando Pharmaton e estou sentindo muito bem, porque antes estava mentalmente e fisicamente cansada , percebi que estou mais animada , faço musculação e trabalho mais de 8 horas por dia..
    para aguentar o PharmatoN é o melhor indicado

      • Comecei a tomar há uma semana e estou me sentindo mal na cabeça. Como se estivesse com labirintite, até pensei que fosse! Nas primeiras cápsulas senti enjoos, dores de cabeça. Agora só as torneiras é muito zumbindo nos ouvidos! Não vou tomar mais. Pato a partir de hoje.

  13. Estou tomando a vários meses e não engordou,pelo contrário fui me arrastando no médico, depois da prescrição de pharmaton, minha vida mudou, estou ótima prático esportes e tenho 53 anos. 🙂

  14. Pharmaton não engorda não sei onde goram buscar essa ideia ridícula… é um multivitamínico muito bom. 5 estrelas