Aos 41 anos, Wanessa Camargo enfrentou crises de ansiedade violentas. A cantora precisou procurar ajuda médica e fazer exames após acordar diversas vezes durante a madrugada completamente sem fôlego.
A artista realizou o exame de polissonografia para ver se estava com apneia – pausas na respiração durante o sono -, quando descobriu que, na verdade, era sua saúde emocional que estava adoentada.
“Quando procurei na internet saber sobre os sintomas, vi que muita gente passava pelo mesmo. Achei que eu estivesse com apneia do sono porque eu parava de respirar. Isso me dava uma sensação horrorosa, não conseguia dormir mais. Conseguia dormir só às 7h da manhã”, contou, em entrevista à Quem.
A exaustão e a ansiedade eram os grandes rivais de Wanessa: “As pessoas não dormem bem e acordam exaustas, isso vai gerar um problema para a vida dela. Fui atrás para ver o que estava acontecendo. Com o exame de polissonografia, descobri que o meu sono era bom e a minha parada respiratória era acordada. Descobri que tinha a ver com a ansiedade e que não tinha apneia. Eu estava parando de respirar devido à ansiedade. Isso acendeu um alerta”.
Apoio
Agora, Wanessa diz que se sente melhor. “No meu caso, tive que continuar trabalhando gerenciamento de estresse, alimentação e confiar mais… Isso me acendeu um lado espiritual. Já estou melhorando bastante e conseguindo dormir bem”, afirmou.
A passagem pelo “BBB 24”, reality show da TV Globo, contribuiu para o diagnóstico. Wanessa foi expulsa do programa. “No começo, pensei: ‘Não acredito que estou vivendo isso’. Mas depois aprendi a confiar que as coisas sempre são para o bem, para você crescer e evoluir. No começo era uma coisa horrível, mas saí tão fortalecida e entendi o porquê de eu ter vivido aquilo”, explicou.
“A Wanessa que entrou ali chorou durante uma semana porque achava que não merecia estar ali. Era muito insegura e achava que não tinha força. Depois que saí de lá e passei por tudo aquilo, olhei para mim com orgulho. Vi a força que eu tinha que ter para passar por tudo aquilo e não cair. Saí muito mais forte. Aprendi que para me derrubar, só José e João (filhos). O resto, manda aí, que vamos enfrentar”, garantiu.
A artista enfatiza que tirou a força dos herdeiros. “Foi pelos meus filhos que pensei: ‘Tudo isso é tão pequeno perto do que realmente importa na vida da gente’. Neste momento, também percebi o quanto sou amada. (…) Tive decepções ao ver o que pessoas que me conheciam a todo esse tempo fizeram, mas, ao mesmo tempo, tive tanta afirmação de gente legal, que assim que saí do confinamento, mandou mensagem para mim. Então, acho que fez bem para a minha vida, carreira e alma”, avaliou.