Publicidade

 

Jump

Aula de Jump Emagrece? Benefícios e Dicas

Fazer aula de jump tem sido uma grande moda nas academias. Em geral, é uma aula bem animada e dinâmica. Os alunos relatam que é uma forma mais divertida de emagrecer. Mas será que a aula de jump emagrece mesmo? Vamos explorar os benefícios do jump e ver algumas dicas importantes para você obter resultados.

Publicidade

Emagrecer e manter o peso não são tarefas difíceis, basta ter persistência, disciplina e foco. Para entrar e manter-se em forma sabemos que é imprescindível que duas coisas andem juntas: uma boa dieta e um bom programa de exercícios. Saber utilizar o poder dos exercícios físicos em seu benefício é metade do caminho para que seja bem sucedido em suas metas.

Cada exercício traz consigo um objetivo, cada um deles tem uma função específica e trabalha a parte ou as partes do corpo que você precisa. Antes de falarmos dos benefícios de determinado exercício, vamos ver a diferença entre os dois tipos de exercícios: aeróbicos e anaeróbicos.

Exercícios aeróbicos x Exercícios anaeróbicos

Exercício aeróbico, também conhecido como cardio, são exercícios de intensidade baixa a moderada. Aeróbico significa literalmente “com oxigênio” e se refere ao uso do oxigênio no processo que fornece energia aos músculos. Nesse tipo de exercício, o oxigênio é usado para queimar gorduras a fim de produzir trifosfato de adenosina, o “carregador” de energia básica para as células.

Exemplos de exercícios aeróbicos: corrida, natação, patinação, dança, ciclismo, pular corda, jump.

Exercício anaeróbico é aquele praticado com alto índice de esforço, como ginástica localizada e musculação. Neste tipo de exercício a respiração celular acontece sem a presença de oxigênio. Entre as funções desse tipo de exercício, destacam-se a flexibilidade e estimulo à resistência.

Mais exemplos de exercícios anaeróbicos: pilates, yoga, flexão, agachamento, salto.

Publicidade

O propósito deste artigo é abordar os benefícios e dar dicas sobre o exercício aeróbico jump. Outro de nossos propósitos é mostrar que fazer aula de jump emagrece realmente.

O que é jump?

O próprio nome já nos dá uma pista: pular, em inglês. A aula de jump é aquela aula divertida, com coreografias simples feitas em um mini trampolim sob a orientação de um profissional. Esse exercício é muito difundido nas academias e é um dos que as pessoas adoram.

E se você acha que a aula de jump emagrece e traz benefícios à saúde, você está certo! Também conhecido como aero jump, é uma aula aeróbica, que combina muitos tipos de saltos com corridas estacionadas e com coreografias. É uma ótima maneira de entrar em forma divertindo-se.

A aula de jump emagrece?

As aulas de jump certamente irão ajudar no processo de emagrecimento, pois trata-se de um exercício que queima muitas calorias e consequentemente, ajuda a perder peso. Estima-se que em uma sessão de jump a queima de calorias varie entre 400 e 500 calorias.

Se a pessoa está em um tratamento para redução de peso e está com uma dieta indicada para esse fim, com a alimentação bem balanceada e associada a um exercício aeróbico, a perda de peso será ainda mais rápida. Além de facilitar a perde de peso, o jump ainda ajuda a tonificar e fortalecer músculos das pernas e glúteos. Tão logo aprenda os movimentos básicos, você pode combiná-los e criar diferentes sequências para trabalhar áreas específicas do corpo, ou mesmo variar os exercícios para deixá-los mais interessantes.

Publicidade

Com essa resposta, sempre deve vir o lembrete de que nunca se deve esperar milagre de um exercício. A eficácia do exercício dependerá de fatores como regularidade da prática e associação com outros elementos de um programa de redução de peso. Ir uma vez por semana à academia e fazer uma hora de jump e esperar que somente isso promova o emagrecimento é ter uma possível decepção futura. Com a dieta, o exercício, paciência e disciplina você logo verá com que rapidez os resultados aparecem.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Benefícios da prática do jump

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Fortalece os ossos e músculos;
  • Melhora o equilíbrio, já que ao fazer o exercício precisa equilibrar-se na mini cama elástica;
  • Trabalha a coordenação motora;
  • Ajuda com a oxigenação do organismo e melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta a resistência à fadiga;
  • Traz melhorias ao sistema cardiovascular;

Algumas dicas para se você decidir pela aula de jump para emagrecer

  • Sempre antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, faça uma avaliação médica, para ter certeza de que está tudo bem e de que pode praticar determinado exercício.
  • Peça sempre ajuda a um profissional de educação física. Mesmo comprando um mini trampolim para fazer o jump em casa, deve-se consultar um profissional. Caso não vá ter acompanhamento de um personal trainer, contate um antes de começar, pelo menos para que ele prepare um programa de exercícios para você e treine por alguns dias, para preparar-se para fazer a atividade física. Mesmo na academia, busque sempre o acompanhamento do professor/treinador.
  • Comece devagar, até o organismo ir acostumando a sessões mais prolongadas. Lembre-se que trampolins têm superfícies instáveis e até acostumar, vá devagar, evitando assim que machuque tornozelos ou joelhos.
  • Caso sinta alguma dor muscular, pare e procure ajuda para verificar se é alguma lesão. Não force, respeite seus limites.
  • Verifique se o mini trampolim está seguro antes de começar. Ele deve estar em um lugar plano, estável e firme o suficiente para aguentar o peso.
  • Não esqueça do aquecimento antes de começar a praticar exercícios, é muito importante e essencial.
  • Caso não consiga acompanhar as sequências e as coreografias, não se preocupe. Vá com calma e aos poucos você pega o jeito e acostuma-se à cama elástica.
  • Divirta-se! Este é o tipo de exercício que você praticará sem notar o tempo passar.

Você já fez aula de jump em alguma época? Achou que a aula de jump emagrece ou você prefere outras atividades físicas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (104 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Elsa de Lima Fernandes

    Adoro fazer aula de jump, pulo todos os dias durante 01 hora , com uma dieta e o jump emagreci 20kg, claro levei um ano e meio mais ou menos mas estou muito contente.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×