10 Benefícios da Esteira Para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Quem não deseja manter a boa forma sem sair de casa? Pois é, as academias disponibilizam diversas esteiras, e esta pode ser facilmente adquirida para atividades físicas em sua própria casa. Fatores como economia de tempo, comodismo e até redução de insegurança justificam as escolhas daqueles que desfrutam dos benefícios da esteira em casa ou em academias reservadas para atividades esportivas.

As caminhadas ao ar livre são opções populares e acessíveis, já que são de baixo custo, mas sabemos que não é tão fácil adequar a rotina diária às condições físicas das cidades e aos gostos de todos, os quais optam pela aquisição de sua própria esteira. Vejamos abaixo alguns benefícios da esteira que contribuirão para você se manter em forma e com a saúde em alta.

1. Sistema musculoesquelético

Caminhar regularmente em uma esteira pode ajudar você a manter o sistema musculoesquelético mais saudável, o que beneficia músculos, ligamentos, articulações, tendões e ossos. Reconhecida como um exercício de rolamento, a caminhada sobre a esteira pode exercer uma força que atua sobre os ossos, o que ajuda a prevenir a perda óssea, sendo um dos principais benefícios da esteira para pessoas de idade mais avançada, principalmente.

Ao praticar as caminhadas, você reconhecerá que os músculos das pernas e da região glútea se tonificarão. O ideal é que você ajuste a esteira para uma posição de relativa inclinação, assim melhorando os efeitos sobre as pernas.

2. Flexibilidade das articulações

Sendo as caminhadas um exercício de intensidade moderada, uma das maiores contribuições é manter as articulações flexíveis. Esse benefício é válido principalmente para aqueles que sofrem com artrite. Caminhar sobre a esteira tem como um benefício adicional reduzir o impacto sobre os joelhos, quadril e tornozelos.

A redução de choque permite que você ande com menos estresse sobre as articulações, se houver uma comparação com as caminhadas ao ar livre. A possibilidade de lesões articulares causadas por superfícies irregulares é superior quando comparamos às caminhadas sobre a esteira.

3. Aptidão cardiovascular

Fazer os exercícios sobre a esteira pode melhorar a sua aptidão cardiovascular, assim fortalecendo o seu coração, e potencialmente reduzindo a sua pressão arterial. Ao utilizar a esteira regularmente, você ainda reduzirá o nível de colesterol, então diminuindo o risco de um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Vale ressaltar que alguns fabricantes disponibilizam esteiras com monitores cardíacos, o que ajuda a otimizar e controlar o seu condicionamento cardiovascular.

4. Redução do risco de doenças

Utilizar regularmente a esteira para caminhadas pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, pré-diabetes, hipertensão arterial, depressão, artrite degenerativa, insônia, e até câncer de cólon e mama. A ideia é que você pratique ao menos 150 minutos de caminhada por semana, essa é uma das melhores formas para você reduzir o risco de morrer prematuramente, ou adquirir doenças que podem ser evitadas com os benefícios da esteira usada regularmente.

5. Controle de peso

Os benefícios da esteira estendem-se àqueles que visam a gestão do peso corporal, pois as atividades feitas possibilitam a queima de excesso de calorias, assim mantendo a taxa metabólica em alta. Há modelos de esteiras que possuem contadores de calorias, os quais estimam o número de calorias queimadas durante o seu treino. Essas informações adicionais podem ser úteis para você manter um planejamento de treinos e dieta, principalmente para aqueles que estão tentando perder peso para conquistar a boa forma.

6. Conveniência

As caminhadas sobre a esteira podem evitar diversos inconvenientes que são comuns em atividades ao ar livre. Quando você se determina a se exercitar em um local aberto, deve verificar como está o tempo, a qualidade do ar, e diversos outros fatores que se tornam considerações importantes, caso você tenha asma ou alergias sazonais.

Um dos benefícios da esteira em sua casa é que você poderá desfrutar de maior liberdade para se exercitar. Caso você se reconheça como um multitarefa comprometido, poderá recuperar atrasos de leituras e assuntos atuais, pois o uso da esteira permite que você faça outras tarefas enquanto se exercita, o que é um dos pontos mais atrativos.

7. Longevidade

Quem nunca se deparou com algum idoso, bem disposto, que poderia dar um show em algum jovem de rotina sedentária? Diversas pesquisas comprovaram que os exercícios físicos contribuem positivamente para uma melhor qualidade de vida, e principalmente, para que essa se estenda de forma mais produtiva e saudável.

Não é à toa que vemos idosos se dedicando a caminhadas, sempre respeitando as suas limitações e condicionamentos físicos. Os benefícios da esteira podem ser desfrutados não só em academias, pois mesmo sem sair de casa você poderá manter o corpo saudável e ainda viverá mais.

8. Ajustável

Diferenciando-se dos exercícios físicos que são de alta intensidade, ou aqueles que são tidos como monótonos demais, a esteira possibilita que você ajuste a velocidade e inclinação desejada para o seu treino.

Caso você queira fazer simulações de trilhas ou grandes percursos com grau de dificuldade maior, você pode aumentar a inclinação. Sabemos que conciliar uma rotina de exercícios com as tarefas diárias não é algo tão fácil, e muitas vezes pode se tornar um argumento para burlar o treino no dia; por isso, a esteira pode ser uma aliada, pois, mesmo que você não se sinta em um dia tão produtivo para se exercitar, você poderá reduzir a inclinação e praticar uma caminhada leve e de baixa velocidade, o que não prejudica o seu corpo e o mantém em equilíbrio.

9. Aquecimento perfeito

Há quem desconsidere o aquecimento antes das atividades físicas, mas essa prática pode evitar algumas lesões, assim preparando melhor o corpo para futuras atividades de maiores impactos. Os benefícios da esteira se estendem àqueles praticantes de musculação e esportes intensos. Uma caminhada lenta com 3% a 5% de inclinação pode ser considerada um reforço para aquecer o corpo, principalmente referente a treinos de exercícios adutores. Educadores físicos afirmam que quanto mais lento, melhor é, pois é a melhor forma de obter a ativação muscular.

10. Apoio

Ele pode passar despercebido, mas o corrimão das esteiras já auxiliaram muitas pessoas a evitarem acidentes e lesões mais graves. Não só os modelos disponibilizados em academias, mas as esteiras domésticas também contam com esse suporte que pode auxiliar praticantes que lidam com dificuldade de equilíbrio, reflexo, e até mesmo coordenação motora.

É fundamental ressaltar o respeito que deve haver sobre o próprio condicionamento físico, ou seja, não desafie seu corpo a realizar caminhadas com intensidade superior à sua resistência física. Sabemos que há momentos em que o corpo está fadigado e pode necessitar de uma pausa emergencial, por isso, não utilize apenas o corrimão como apoio, mas principalmente o botão de emergência, dessa forma o rolamento será interrompido imediatamente, evitando acidentes e preservando sua saúde e corpo.

Você já tinha noção de todos esses benefícios da esteira para a sua saúde e boa forma? É um praticante assíduo de caminhadas na esteira? Com que frequência? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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9 comentários em “10 Benefícios da Esteira Para Boa Forma e Saúde”

  1. Frequentava academia e agora caminho 1 hora por dia na esteira, para perder peso. Preciso eliminar 15 kg. Caminho 69 min, em uma distância de 6 a 6,5 km, acusa 500 calorias. Isso é possível?

  2. No começo foi muito difícil não me habituava não conseguia não gostava e todo mundo falando pra mim que era muito bom fazer esteira e derrepente do nada comecei a fazer e estou conseguindo fazer 60 minutos de esteira e amando percebi que o meu stress melhorou muito Iracema.

  3. É muito bom o uso da esteira!! Tenho feito 30min. e com inclinação 3%..Eu caminho eu não ” corro” na esteira! E após a esteira faço musculação! Tudo com muita moderação dentro do meu limite.Tem melhorado muito a minha disposição , tenho dormido bem melhor e ajuda na minha depressão.

  4. Olá, comprei uma esteira, halteres e estou me exercitando em casa há quase 4 meses, perdi no total 15 kilos. Isso claro, aliado tambem a uma reeducação alimentar, pois comia muitas frituras, doces e gosduras, mas nada de tão dificil.
    Estou muito contente com os resultados, a esteira mudou minha vida, sai do desentarismo e obesidade.
    Faço esteira 5 vezes por semana 40 minutos por dia.
    No inicio, nao passava dos 20 minutos.
    Antes eu suava muito, não conseguia respirar, agora estou até correndo. Indico a todos

  5. Comecei a praticar exercícios recentemente na academia, não quero emagrecer apenas fortalecer e perder umas gordurinhas localizadas. Faço 30′ de esteira 2 vezes por semana alternando com outros exercícios durante os outros dias, Queria saber se é o suficiente ou é muito tempo de esteira pra quem quer manter o peso. Tenho 45 anos e peso 57k.

  6. Sou praticamente viciado em caminhada em esteiras e rua , gosto muito , caminho por dia 1 hora de esteira na academia antes da musculação , me sinto muito bem e não quero parar , tenho 59 anos , tenho problemas no menisco ( não vou operar ) portanto não posso correr na esteira apenas caminho , de 2ª a 6 ª feira 1 hora por dia de esteira a 5 meses e estou ótimo nos exercícios .

  7. Vou fazer 80 anos em outubro desse ano. Faço esteira todos os dias e ginastica 2 x por semana. Peço 56 k ,não tenho barriga nem sou flácida, e faço o mesmo exercício que pessoas de 20 e 30 anos.
    Meu marido não quer que eu continue com a ginástica. Posso ficar só com a esteira meia hora por dia?