10 benefícios da esteira para boa forma e saúde

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Fazer exercícios na esteira traz vários benefícios à saúde, ajuda a perder peso, melhora o condicionamento físico e previne doenças cardiovasculares. Além disso, é uma atividade fácil de ser feita.

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Caminhar ao ar livre é uma atividade popular e saudável. No entanto, nem todas as cidades oferecem espaços adequados para esse exercício e, dependendo do horário que você tem disponível para treinar, pode não ser seguro andar ao ar livre. Por isso, caminhar na esteira pode ser uma boa opção.

Além disso, você pode escolher fazer esteira em uma academia ou comprar uma e praticar essa atividade na sua casa. Sendo assim, esse exercício pode ser facilmente adaptado às suas necessidades. Confira abaixo os principais benefícios da esteira.

1. Sistema musculoesquelético

Benefícios da esteira

Caminhar regularmente em uma esteira pode ajudar você a manter os sistemas muscular e esquelético mais saudáveis, ou seja, você estará fortalecendo seus músculos, ligamentos, articulações, tendões e ossos.

Além disso, caminhar na esteira ajuda a prevenir a perda óssea, o que faz com que esse exercício seja muito recomendado para pessoas de idade mais avançada.

Exercitar-se na esteira também contribui para deixar os músculos das pernas e os glúteos mais tonificados, principalmente se você estiver usando o equipamento no modo inclinado.

2. Flexibilidade das articulações

Como a caminhada é um exercício de intensidade moderada, ela não força as articulações e ainda ajuda a mantê-las flexíveis. Esse benefício é válido principalmente para aqueles que sofrem com artrite.

Sendo assim, caminhar na esteira tem como um benefício adicional reduzir o impacto sobre os joelhos, quadril e tornozelos. A redução do impacto permite que você ande com menos estresse sobre as articulações.

Já as caminhadas ao ar livre podem prejudicar as articulações, pois a maioria das calçadas apresenta uma superfície irregular, que podem gerar impactos. Por isso, é mais indicado que pessoas com problemas nas articulações façam exercício nas esteiras.

3. Aptidão cardiovascular

Fazer exercícios na esteira ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, pois fortalece o coração, reduz a pressão arterial e o colesterol, o que diminui o risco de um ataque cardíaco e de um acidente vascular cerebral.

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Além disso, alguns fabricantes disponibilizam esteiras com monitores cardíacos, dessa forma, você pode verificar a sua frequência cardíaca durante o exercício.

4. Redução do risco de doenças

Utilizar regularmente a esteira para caminhadas pode reduzir o risco de algumas doenças, como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão arterial;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Artrite degenerativa;
  • Câncer de cólon e de mama.

No entanto, para conseguir esses benefícios é recomendado caminhar por pelo menos 150 minutos por semana, ou 30 minutos cinco vezes por semana. Essa é uma das melhores formas de prevenir doenças.

5. Controle de peso

Outro benefício da esteira é que ela ajuda a perder peso, já que aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo, o que faz com que o seu corpo queime mais gorduras mesmo quando você estiver descansando.

Alguns modelos de esteira apresentam contadores de calorias, dessa forma, você pode ter uma noção de quantas calorias são perdidas a cada treino.

6. Conveniência

Mulher na Esteira

As caminhadas sobre a esteira podem evitar diversos inconvenientes que são comuns em atividades ao ar livre, como chuva, qualidade do ar e, em alguns casos, falta de segurança.

Além disso, com a esteira é possível realizar outras atividades enquanto você se exercita, como assistir televisão e ler, desde que você consiga manter o equilíbrio. Caso você tenha uma esteira em casa é ainda melhor, já que você vai conseguir fazer o seu exercício a qualquer hora do dia.

7. Longevidade

Quem nunca se deparou com algum idoso, bem disposto, que poderia dar um show em algum jovem de rotina sedentária? Diversas pesquisas comprovaram que fazer exercício físico contribui positivamente para uma melhor qualidade de vida e, principalmente, para uma maior longevidade.

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8. Ajustável

Diferente dos exercícios físicos de alta intensidade, ou daqueles que são tidos como monótonos demais, a esteira possibilita que você ajuste a velocidade e a inclinação, o que torna o treino mais dinâmico e desafiador.

Além disso, caso você queira fazer simulações de trilhas ou de grandes percursos com grau de dificuldade maior, você pode aumentar a inclinação. Você também pode correr na esteira, caso tenha condicionamento físico para realizar essa atividade.

Entretanto, não é fácil conciliar uma rotina de exercícios com as tarefas do dia a dia. Por isso, a esteira pode ser uma aliada, pois, mesmo que você não se sinta tão disposto para se exercitar, você poderá reduzir a inclinação e praticar uma caminhada leve e em baixa velocidade, o que ajuda a manter o seu corpo saudável.

9. Aquecimento perfeito

Há quem desconsidere o aquecimento antes das atividades físicas, mas isso não deve acontecer, já que essa prática ajuda a evitar algumas lesões e prepara melhor o corpo para atividades de médio e alto impacto. Sendo assim, os benefícios da esteira se estendem aos praticantes de musculação e esportes intensos.

Uma caminhada lenta com 3% a 5% de inclinação pode ser considerada um reforço para aquecer o corpo, principalmente antes de exercícios adutores. Educadores físicos afirmam que quanto mais lento o aquecimento, melhor é a ativação muscular que ele promove.

10. Apoio

Andar na esteira ajuda a evitar quedas, já que ela conta com um corrimão. Não só os modelos disponibilizados em academias, mas as esteiras domésticas também apresentam esse suporte que pode auxiliar praticantes que lidam com dificuldade de equilíbrio, reflexo, e até mesmo coordenação motora.

Também é fundamental lembrar que você deve respeitar o seu condicionamento físico, ou seja, não tentar realizar caminhadas com intensidade superior à sua resistência física.

Além disso, há momentos em que o corpo está cansado e pode necessitar de uma pausa emergencial, por isso, não utilize apenas o corrimão como apoio, mas também aperte o botão de emergência. Dessa forma, o rolamento será interrompido imediatamente, e esse simples ato pode ajudar a evitar acidentes.

Você já tinha noção de todos esses benefícios da esteira para a sua saúde e boa forma? Costuma fazer caminhadas nela? Com que frequência? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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9 comentários em “10 benefícios da esteira para boa forma e saúde”

  1. Frequentava academia e agora caminho 1 hora por dia na esteira, para perder peso. Preciso eliminar 15 kg. Caminho 69 min, em uma distância de 6 a 6,5 km, acusa 500 calorias. Isso é possível?

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  2. No começo foi muito difícil não me habituava não conseguia não gostava e todo mundo falando pra mim que era muito bom fazer esteira e derrepente do nada comecei a fazer e estou conseguindo fazer 60 minutos de esteira e amando percebi que o meu stress melhorou muito Iracema.

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  3. É muito bom o uso da esteira!! Tenho feito 30min. e com inclinação 3%..Eu caminho eu não ” corro” na esteira! E após a esteira faço musculação! Tudo com muita moderação dentro do meu limite.Tem melhorado muito a minha disposição , tenho dormido bem melhor e ajuda na minha depressão.

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  4. Olá, comprei uma esteira, halteres e estou me exercitando em casa há quase 4 meses, perdi no total 15 kilos. Isso claro, aliado tambem a uma reeducação alimentar, pois comia muitas frituras, doces e gosduras, mas nada de tão dificil.
    Estou muito contente com os resultados, a esteira mudou minha vida, sai do desentarismo e obesidade.
    Faço esteira 5 vezes por semana 40 minutos por dia.
    No inicio, nao passava dos 20 minutos.
    Antes eu suava muito, não conseguia respirar, agora estou até correndo. Indico a todos

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  5. Comecei a praticar exercícios recentemente na academia, não quero emagrecer apenas fortalecer e perder umas gordurinhas localizadas. Faço 30′ de esteira 2 vezes por semana alternando com outros exercícios durante os outros dias, Queria saber se é o suficiente ou é muito tempo de esteira pra quem quer manter o peso. Tenho 45 anos e peso 57k.

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  6. Sou praticamente viciado em caminhada em esteiras e rua , gosto muito , caminho por dia 1 hora de esteira na academia antes da musculação , me sinto muito bem e não quero parar , tenho 59 anos , tenho problemas no menisco ( não vou operar ) portanto não posso correr na esteira apenas caminho , de 2ª a 6 ª feira 1 hora por dia de esteira a 5 meses e estou ótimo nos exercícios .

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  7. Vou fazer 80 anos em outubro desse ano. Faço esteira todos os dias e ginastica 2 x por semana. Peço 56 k ,não tenho barriga nem sou flácida, e faço o mesmo exercício que pessoas de 20 e 30 anos.
    Meu marido não quer que eu continue com a ginástica. Posso ficar só com a esteira meia hora por dia?

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