10 benefícios de andar de bicicleta para boa forma e saúde

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Os benefícios de andar de bicicleta são muitos. É uma atividade que ajuda a perder peso, manter a boa forma e também a prevenir diversos problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite, osteoporose e muitas outras.

  Continua Depois da Publicidade  

Pedalar é fácil e divertido. Além disso, você pode fazer essa atividade em academias, usando uma bicicleta ergométrica, ou na rua e em parques. O ciclismo ainda permite que você controle a sua velocidade e aumente ou diminua a intensidade das pedaladas, o que possibilita que você tenha uma performance cada vez melhor. Porém, lembre-se de sempre respeitar o seu limite.

Confira abaixo quais são os benefícios de andar de bicicleta.

1. Ajuda a perder peso

Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta ajuda a emagrecer e a manter a boa forma, já que é um exercício que aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo, o que faz com que você perca peso até quando está descansando. No entanto, para emagrecer não basta somente andar de bicicleta, é preciso seguir uma dieta saudável e balanceada.

Segundo profissionais de educação física, quem pedala por uma hora queima em média 300 calorias. Entretanto, é importante saber que o gasto calórico pode variar de acordo com a intensidade do exercício e o peso do praticante.

2. Previne doenças cardiovasculares

Outro benefício de andar de bicicleta regularmente, é que essa atividade ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como derrame, pressão alta e ataque cardíaco, já que melhora o funcionamento do pulmão e estimula a circulação sanguínea, o que também auxilia na prevenção de outros problemas de saúde.

Além disso, o ciclismo ajuda a fortalecer os músculos do coração e a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com um estudo publicado pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, adultos que andam de bicicleta com frequência possuem menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

3. Fortalece o sistema imunológico

Praticar atividades físicas, como andar de bicicleta pode ajudar a prevenir diversos tipos de câncer, como de cólon, de mama e do intestino. Segundo um estudo publicado no American Cancer Society Journals, fazer exercícios físicos pode diminuir as chances de desenvolver câncer.

4. Previne a diabetes

A diabetes tipo 2 é um dos problemas de saúde mais comuns atualmente, e o número de pessoas com essa doença deve aumentar nos próximos anos. A falta de atividade física é uma das principais razões para as pessoas desenvolverem essa condição.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com um estudo realizado na Finlândia, pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, inclusive andar de bicicleta, tem 58% menos chances de desenvolver diabetes.

5. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Andar de bicicleta também melhora a saúde das articulações e ainda ajuda a prevenir quedas e fraturas, por aumentar o equilíbrio.

Além disso, esse exercício físico é ideal para quem quer prevenir a osteoartrite, pois é caracterizado como de baixo impacto, ou seja, não força as articulações.

Outro benefício de andar de bicicleta regularmente é que essa atividade ajuda a prevenir a osteoporose, já que fortalece os ossos.

6. Mantém a mente saudável

Andando de bicicleta

Entre os benefícios de andar de bicicleta está o de melhorar a saúde mental, já que praticar exercícios físicos estimula a liberação de neurotransmissores, como serotonina e endorfina, ligados às sensações de prazer e bem-estar.

Sendo assim, pedalar ajuda a combater condições como depressão, ansiedade e estresse. Para aumentar ainda mais esse benefícios, escolha um local para se exercitar que seja calmo e, se possível, que tenha uma bela paisagem.

7. Aumenta o tônus muscular

Um dos benefícios de andar de bicicleta mais importantes é fortalecer os músculos das pernas, contribuindo, dessa forma, com a mobilidade do quadril e dos joelhos.

Além disso, andar de bicicleta também melhora a definição das pernas, das coxas e do quadril. Entretanto, esses efeitos podem ser notados mais rápido se você combinar o ciclismo com a musculação.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Melhora o condicionamento físico

Outro benefício do ciclismo é que essa atividade aumenta a resistência física. Sendo assim, seus praticantes conseguem aumentar a intensidade do exercício sem se cansarem.

Um bom condicionamento físico deixa o corpo mais resistente, ajuda a queimar mais gordura e fortalece a saúde cardiovascular.

9. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta também melhora a coordenação motora, que é a capacidade do corpo de desenvolver movimentos. A atividade envolve o corpo como um todo e, além disso, favorece os reflexos.

10. Não é uma atividade cara

É importante que você saiba que, para desfrutar dos benefícios dessa atividade, não é necessário gastar muito, já que uma bicicleta tradicional sem muitos acessórios pode ser adequada para ciclistas iniciantes. Além disso, em algumas cidades é possível alugar bicicletas por um valor acessível.

Vale lembrar que o hábito de andar de bicicleta não só colabora com uma vida mais saudável, mas também pode auxiliar na rotina, sendo um meio de transporte alternativo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, já que reduz a poluição do ar.

Além disso, se você optar por se locomover de bicicleta no seu dia a dia, você vai conseguir evitar possíveis engarrafamentos e ainda vai chegar ao seu destino com um maior nível de endorfina, se sentindo bem disposto e ativo para as atividades diárias.

Fontes e referências adicionais

Você costuma andar de bicicleta com frequência? Quantas vezes por semana utiliza a sua? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (107 votos, média 4,10)
Loading...

Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

53 comentários em “10 benefícios de andar de bicicleta para boa forma e saúde”

  1. Olá, tenho 97 anos. Pedalo desde meus 5 anos e desde sempre me senti bem forte e saudável! Hoje eu caminho, ando de bicicleta(uns 120 km por dia) e faço pilates. Minha saúde está perfeita! Meus médicos dizem que talvez ainda viva até meus 120 anos. Recomendo muito que andem de bicicleta

    Responder
  2. Gente da bike boa tarde , meu no é José Carlos , tenho 56 anos

    Eu ando de bike quase minha vida toda , mas nos últimos 10 anos , tenho pedalado uns 15 km por dia , 3 x por semana a ,minhas condições aeróbica são ótima , mas minhas costas comecei a sentir dores entrei em uma academia para fortalecer as costas .( k delicia é andar de bike é uma sensação quase de voar )

    Responder
    • Achei o máximo o comentário do amigo acima. ( Andar de bike é uma sensação quase de voar). Me empolguei….faço sempre bike na academia….mas agora vou comprar uma bicicleta para andar por aí….Abraço!!!!

      Responder
  3. Tenho 57 anos pedalo todos os dias e no final de semana ondo uns 40 km em estrada de terra só curtindo a natureza visto que tem muitas cachoeiras na minha cidade faz mais de um ano que não faço uso de nenhum medicamento visto que eu era hipertenso minha pressão hoje e 13/8

    Responder
    • Tenho 57 anos, há aproximadamente 06 anos comecei a pedalar, por não me sentir mais confiante pra jogar futebol. Me adaptei bem ao pedal por não haver impacto. Há 03 anos, sofri acidente automobilistico, passei por cirurgia na cervical, tive boa recuperação, voltei a pedalar, e atualmente pedalo em média 50 km/dia, 06 dias por semana.
      É só alegria e saúde total!!!!!

      Responder
  4. Pedalo quase todos os dias faço no mínimo 90km por semana, minha vida mudou muito depois que voltei a pedalar regularmente, só benefícios, recomendo a todos.

    Responder
  5. Pedalo todos os dias. É meu exercício diário. Já emagreci 3 quilos pedalando há quatro meses. E justo, percebi que a gordura da minha barriga diminuiu bastante

    Responder
  6. Bicicleta é liberdade, fora que vc começa a perceber melhor a cidade, que muita das vezes de carro vc ñ vê, pela tensão do transito. Fora que vc se movimenta, diminui o risco de doenças, melhor a respiração, previne doenças cardiovasculares, melhora sua cordençao motora, não polui, conhece trilhas, outros caminhos, esquece do preço da passagem e conhece uma galera massa que compartilha da mesma ideia ?

    Responder
  7. Carlos Henrique me perdoe a sinceridade, mas não entenderia se você tivesse sido aprovado em um concurso escrevendo desse jeito! Amigo falo para tentar ajudá-lo estude a língua portuguesa, caia matando na gramática… Escrever um pouco errado é até normal meus textos com certeza tem erros de português, mas o seu quase nem dá pra entender o que você escreveu, me desculpe mas alguém precisava e dizer.

    Responder
  8. Adotei a bicicleta como meio de transporte para garantir que iria fazer exercícios já que detesto academia de ginástica e tenho tendencia absurda para ganhar peso… Desde a primeira semana de agosto até atualmente já vi excelentes resultados em meu corpo desde visível como ganho de massa muscular até a disposição e melhor condicionamento físico. O único problema é em Recife não haver quase existência de ciclofaixa e por isso torna-se perigoso, pois os motoristas costumam não respeitar ciclistas por aqui, normalmente são selvagens e mal educados. Mas eu e minha bicicleta estamos em total sintonia deveria ter feito isso muito antes se soubesse que iria ser tão bom 🙂

    Responder
  9. Olha estava com um desanimo total depois de uma reprovação em um concurso fiquei 100% enviado no meu quarto o que mim ajudou foi a bike comprei uma e no mesmo dia voltei a pedala comecei a criar animo e estou sorrindo de novo #pedala que cura!!! acompanhe meus pedal em fortaleza no youtube.

    Responder
  10. Boa tarde a todos tenho 53 anos pedalamos em grupos nos finais de semana juntamente com minha esposa q tbm ama pedalar foi muito bom p nós p saúde p perder peso..

    Responder
  11. Boa noite tenho hoje 63 e ando de bicicleta desde 5 anos de idade não ando de ónibus urbano só de bicicleta a minha meta diária é um percurso de aproximadamente 30km.

    Responder
  12. Tenho 38 anos, e não sabia muito andar de bicicleta até ganhar uma. Treinei bastante, e duas vezes por semana vou para o trabalho pedalando, estou me adaptando ao trânsito depois passarei a ir todos os dias. Descobri que amo pedalar?

    Responder