Andando de bicicleta

10 Benefícios de Andar de Bicicleta Para Boa Forma e Saúde

Para estar em forma e saudável, é necessário que você mantenha uma vida fisicamente ativa, isso todos nós sabemos. A atividade física regular poderá te ajudar a se proteger contra doenças graves como obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite e muitas outras. Dentre as atividades, é importante destacar o ciclismo, pois vale a pena que você conheça os benefícios de andar de bicicleta, para que essa prática não só seja reconhecida como um meio de transporte, mas uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde que estão associados a um estilo de vida sedentário.

Sendo considerado um exercício de baixo impacto, divertido e versátil, comece a considerar a bicicleta como uma companheira de atividade, e então adote uma rotina compatível para alncançar a boa forma e saúde.

1. A obesidade e controle de peso

Andar de bicicleta pode ser uma opção perfeita para você controlar ou reduzir o seu peso, uma vez que a sua taxa metabólica pode aumentar, assim contruindo músculos e ainda queimando gordura corporal. Se você está se dedicando à perda de peso, andar de bicicleta pode ser facilmente combinado com um plano alimentar saudável, e assim, reduzindo as calorias consumidas, você poderá garantir a redução de medidas.

O ciclismo é uma forma confortável de fazer exercícios, e você ainda pode otimizar seu tempo e intensidade, evoluindo gradativamente , até lentamente, sempre respeitando seus limites. Pesquisas afirmam que é possível queimar cerca de 2000 calorias por semana ao andar de bicicleta todos os dias. O recomendado é 1 hora, assim você poderá eliminar em média 300 calorias. A pesquisa concluiu que ao final de um ano, é possível queimar cerca de cinco quilos de gordura apenas pedalando.

2. Previne doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares, como derrame, pressão alta e ataque cardíaco podem ser prevenidas através da prática de ciclismo. Um dos benefícios de andar de bicicleta regularmente é que é possível estimular e melhorar a saúde dos pulmões, coração e principalmente da circulação sanguínea, assim reduzindo o risco dessas doenças e muitas outras.

Andar de bicicleta pode fortalecer os músculos do coração, diminuir a pulsação em repouso, e ainda reduzir os níveis de gordura no sangue. Algumas pesquisas realizadas demonstraram que pessoas que se deslocam para o trabalho pedalando têm duas a três vezes menor exposição à poluição, se comparadas às pessoas que se dirigem por meio de transporte público ou carro, ou seja, a função pulmonar é beneficiada.

Diversas pessoas se submeteram a um estudo dinamarquês, e este foi realizado durante 14 anos, onde foi possível identificar que pessoas com idade entre 20 e 93 anos poderiam se prevenir de doenças cardíacas apenas adicionando o ciclismo regularmente à rotina.

3. Câncer e ciclismo

Dentre os cânceres, pesquisas recentes demonstraram que andar de bicicleta pode reduzir a possibilidade de ocorrência de câncer de cólon, de mama e do intestino.

4. Diabetes e ciclismo

Dentre os problemas mais comuns da saúde pública, a taxa de diabetes tipo 2 é o que tende a aumentar ainda mais. A falta de atividade física é tida como uma das principais razões para as pessoas desenvolverem essa condição. Pedalar pode contribuir para que os níveis de açúcar na corrente sanguínea se mantenham estáveis, e assim, o risco de desenvolvimento dessa condição é reduzido. É dito que pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem até 40% do risco de desenvolver diabetes.

5. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e atrite

Andar de bicicleta pode melhorar a força, o equilíbrio e também a coordenação motora. Contribuindo para a saúde das articulações, ainda pode prevenir quedas e fraturas gratuitas. Esse é um exercício físico ideal para você prevenir osteoartrite, pois é caracterizado como de baixo impacto, e não é aplicado alto estresse sobre as articulações. Andar de bicicleta regularmente pode ajudar a prevenir a osteoporose, já que não é um exercício de levantamento de carga.

6. Mente saudável junto com um corpo saudável

Condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse, podem ter consequências reduzidas, pois assim como os demais exercícios físicos, andar de bicicleta favorece aos níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor, favorecendo assim o seu bem-estar. Escolher um local com paisagem deslumbrante para pedalar pode ser uma oportunidade perfeita para você romper o estresse da rotina diária da sua vida, além de rejuvenescer a sua alma.

7. Tônus muscular

Andar de bicicleta melhora a função muscular gradualmente. Um dos benefícios de andar de bicicleta mais importantes é fortalecer os músculos da perna, sendo ótimo para a mobilidade de quadris e joelhos e funcional para a construção de força de uma forma holística. Você vai gradualmente começar a ver uma melhoria no tônus muscular das pernas, coxas, posterior de pernas e quadris. Esses efeitos podem ser notados mais rápido ao conciliar musculação com o ciclismo.

8. Constroi Estamina

Andar de bicicleta pode ser considerado uma atividade importante para a construção de resistência física. As pessoas que gostam de pedalar podem notar que a cada percurso seguinte pode ser mais extenso que o anterior, principalmente se contar com um belíssimo ambiente ou circunstâncias que tornem a atividade ainda mais prazerosa.

9. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta é fácil e ainda melhora a coordenação motora. A atividade envolve todo o corpo, portanto, braços, pernas, mãos, e principalmente ainda favorece o reflexo, assim reduzindo o tempo de reação a alguma adversidade.

10. Sem alto investimento

É importante que você saiba que para desfrutar dos benefícios de andar de bicicleta, não é necessário gastos com altos investimentos. Uma bicicleta tradicional e sem grandes apetrechos pode ser conveniente para ciclistas iniciantes, sem contar com o serviço de bicicletas públicas que algumas cidades do país vêm adotando.

Vale lembrar que o hábito de andar de bicicleta não só colabora com uma vida mais saudável, mas também pode auxiliar na rotina, sendo um meio de transporte alternativo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, já que reduz a poluição do ar. Se você decidir por adotar para si os benefícios de andar de bicicleta, ainda poderá evitar possíveis engarrafamentos e chegará ao seu destino com maior nível de endorfina.

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Você é uma pessoa que usufrui frequentemente dos benefícios de andar de bicicleta? Quantas vezes por semana utiliza a sua? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


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39 comentários

  1. na verdae até na depressã andar de bicicleta me ajudou muito.me sinto mais forte e confiante

  2. Eu vou ao trabalho de bicicletas e as vezes pedalo aos fins de semana!
    Sem dúvidas é um dos melhores meio de prevenir doenças sem contar que amooooo pedalar!

  3. Tem 18 anos pedalo dez dos 7 e acho uma coisa sem igual pois meu condiçionamento físico é efiçiente sem falar na minha aptidão

  4. Tenho 54 anos de idade, só ando de bicicleta, sou doadora de sangue, desde os oito anos de idade ando de bicicleta. Adoroooo

  5. também amo pedalar, esse é único exercício físico que faço por paixão. Eu procuro pedalar todos os dias, mas nem sempre é possível, mas mesmo quando não tenho tempo, ando pelo menos uns 20 a 30 minutos por dia, me sinto muito bem ,renovada.

  6. Tenho 68 anos de idade e ando de bicicleta há mais de vinte anos. Adoro andar de bicicleta porque além de ser um desporto divertido é também um desporto muito saudável . Faz bem ao coração, pulmões, má circulação e é eficaz para a ansiedade, depressão e para a mente. Gostava de andar mais vezes, mas a preguiça é mais forte. De qualquer forma aconselho a todas as pessoas para praticarem ciclismo, pois é uma mais valia para a nossa saúde além de ser um desporto divertido quando utilizado conjuntamente com os amigos.

  7. Tenho 68 anos de idade e ando de bicicleta há mais de vinte anos. É um desporto muito saudável, pois faz bem à mente, ao coração, aos pulmões, à ansiedade, depressão, colesterol, faz baixar a pressão arterial, obesidade e para a má circulação. Aconselho a todo o mundo que pratique ciclismo porque é uma mais valia para o corpo no que concerne a uma boa saúde, além de ser um desporto divertido.

  8. denivaldo lobo dos santos

    vou ao serviço todos os dias de bik,ida e volta dão doze km,na cidade de belem do pará que por sinal tem agora uma boa ciclovia para se andar,vá de bik é melhor.

  9. Ando de bicicleta todas as tardes,cerca de sete km.Sinto uma melhora no condicionamento físico,melhora o sono e a disposiçâo.

  10. Boa noite!

    Comecei a pedalar, a mais ou menos 1 mês e meio.
    Estou adorando iniciei indo trabalhar, ida e volta 21 km por dia.
    estou muito feliz economizando gasolina poluindo menos e dando um Up na minha saúde.
    super indico mas atenção com itens de segurança capacete, luzes dianteira e traseiras, óculos e o mais importante um bom freio indico muito o freio a disco, respondem muito rápido são ótimos.
    é isso galera abraços e boa pedalada a todos..

  11. Eu mesmo estava com gordura no fígado comecei anda bicicleta andava 250 km por semana em 2 mes perdi 9 kg meu exame de sangue deu tudo ok graça a deus
    Minha saúde melhorou muito

  12. Boa noite. Meu nome é Claudia e tenho 59 anos. Pratico ciclismo à 12 meses. É uma atividade espetacular. Faço parte de grupos de ciclista e temos rotas para andar. É tudo de bom para curtir a natureza e fazer amigos e nos exercitar para termos saúde em abundancia. Hoje se disser que tenho que fazer uma escolha entre um carro e a bicicleta com certeza ficaria com a bicicleta. Amoooooo pedalar…

  13. Vou trabalhar todos os dias que bicicleta, é muito agradável, sem contar que é um meio de locomoção que não polui o nosso meio ambiente, minha aptidão física melhorou significativamente. Recomendo a todos!

  14. Vou ao trabalho de bike de seg a sexta o que dá por dia uns 40 minutos pedalando. Amooo!

  15. RICARDO LOPES BARBOSA

    Tenho 35 e até o momento nunca tinha sentido nada ai que esses dois dias minha pressão do nada ficou 14/8 tenho o peso ideal para mas minha altura fasso trilha de 40,67, até de 192 kms ai le pergunto se eu continua pedalar ser a se minha pressão vai volta a controla o o que eu devo fazer a pesa que minha alimentação ja mudei por completo.

  16. Ramon Goes de Oliveira

    Vou trabalhar todos os dias de bike, o que dá uns cinco kms!
    Faço em 30 minutos, adoro pedalar, ando sempre pela ciclovia!
    Tenho 55 anos e me sinto, como se tivesse 20!

  17. Bom dia à todos! Tenho 60 anos e faço 40 minutos de caminhada todo dia, e depois, serviços de mercados e bancários e passeios, é tudo de bicicleta! Me sinto ótimo!

  18. Voltei a prática do ciclismo e é totalmente revigorante, me deixa alegre, bem e estou recordando os meus tempos de criança. Aprendi muito cedo e rápido a pedalar. Amo.

  19. Pedalar é algo que me deixa leve, me desestressar, me faz tão bem, e por esse motivo que estás a ser o meu grande amor. ❤🚲

  20. francisco carlos de souza

    tenho 59 anos ando de bicicreta todos os dias 10 km mais ou menos guando esta chovendo eu vou para esteia que tenho em casa ando 40 minutos me sinto muito bem graças a deus

  21. Tenho 38 anos, e não sabia muito andar de bicicleta até ganhar uma. Treinei bastante, e duas vezes por semana vou para o trabalho pedalando, estou me adaptando ao trânsito depois passarei a ir todos os dias. Descobri que amo pedalar🚲

  22. Comecei a andar o ano passado e foi a melhor coisa que ja fiz por mim.Recomendo vivamente.

  23. Boa noite tenho hoje 63 e ando de bicicleta desde 5 anos de idade não ando de ónibus urbano só de bicicleta a minha meta diária é um percurso de aproximadamente 30km.

  24. Aparecido garcia De Marins

    Boa tarde a todos tenho 53 anos pedalamos em grupos nos finais de semana juntamente com minha esposa q tbm ama pedalar foi muito bom p nós p saúde p perder peso..

  25. Olha estava com um desanimo total depois de uma reprovação em um concurso fiquei 100% enviado no meu quarto o que mim ajudou foi a bike comprei uma e no mesmo dia voltei a pedala comecei a criar animo e estou sorrindo de novo #pedala que cura!!! acompanhe meus pedal em fortaleza no youtube.

  26. Welliton prates da silva

    Realmente andar de bisicletá é muito bom mesmo.

  27. Adotei a bicicleta como meio de transporte para garantir que iria fazer exercícios já que detesto academia de ginástica e tenho tendencia absurda para ganhar peso… Desde a primeira semana de agosto até atualmente já vi excelentes resultados em meu corpo desde visível como ganho de massa muscular até a disposição e melhor condicionamento físico. O único problema é em Recife não haver quase existência de ciclofaixa e por isso torna-se perigoso, pois os motoristas costumam não respeitar ciclistas por aqui, normalmente são selvagens e mal educados. Mas eu e minha bicicleta estamos em total sintonia deveria ter feito isso muito antes se soubesse que iria ser tão bom 🙂

  28. Carlos Henrique me perdoe a sinceridade, mas não entenderia se você tivesse sido aprovado em um concurso escrevendo desse jeito! Amigo falo para tentar ajudá-lo estude a língua portuguesa, caia matando na gramática… Escrever um pouco errado é até normal meus textos com certeza tem erros de português, mas o seu quase nem dá pra entender o que você escreveu, me desculpe mas alguém precisava e dizer.

  29. Elinalva Honorato do Nascimento

    Amo pedalar 🚵🚵🚵 só não pedalo nos dias que estou de plantão!

  30. Adoro bike ando 52km por dia idade é volta pra trabalhar

  31. Ando 52 km idade e volta pra trabalhar isso já resume o quanto eu gosto da bicicleta pedalou muito

  32. Estou com 40 anos e pedalo desde os 12 anos com frequência

  33. Bicicleta é liberdade, fora que vc começa a perceber melhor a cidade, que muita das vezes de carro vc ñ vê, pela tensão do transito. Fora que vc se movimenta, diminui o risco de doenças, melhor a respiração, previne doenças cardiovasculares, melhora sua cordençao motora, não polui, conhece trilhas, outros caminhos, esquece do preço da passagem e conhece uma galera massa que compartilha da mesma ideia 💓

  34. Pedalo todos os dias. É meu exercício diário. Já emagreci 3 quilos pedalando há quatro meses. E justo, percebi que a gordura da minha barriga diminuiu bastante

  35. Givanildo Xavier Pereira

    Pedalo quase todos os dias faço no mínimo 90km por semana, minha vida mudou muito depois que voltei a pedalar regularmente, só benefícios, recomendo a todos.

  36. Eu as vezes andar peladar de bike a madrugada!!! 2 horas ida e volta

    Mais ou menos 30 km!

  37. Tenho 57 anos pedalo todos os dias e no final de semana ondo uns 40 km em estrada de terra só curtindo a natureza visto que tem muitas cachoeiras na minha cidade faz mais de um ano que não faço uso de nenhum medicamento visto que eu era hipertenso minha pressão hoje e 13/8

  38. Gente da bike boa tarde , meu no é José Carlos , tenho 56 anos

    Eu ando de bike quase minha vida toda , mas nos últimos 10 anos , tenho pedalado uns 15 km por dia , 3 x por semana a ,minhas condições aeróbica são ótima , mas minhas costas comecei a sentir dores entrei em uma academia para fortalecer as costas .( k delicia é andar de bike é uma sensação quase de voar )

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