10 benefícios de andar de bicicleta para boa forma e saúde

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Os benefícios de andar de bicicleta são muitos. É uma atividade que ajuda a perder peso, manter a boa forma e também a prevenir diversos problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite, osteoporose e muitas outras.

  Continua Depois da Publicidade  

Pedalar é fácil e divertido. Além disso, você pode fazer essa atividade em academias, usando uma bicicleta ergométrica, ou na rua e em parques. O ciclismo ainda permite que você controle a sua velocidade e aumente ou diminua a intensidade das pedaladas, o que possibilita que você tenha uma performance cada vez melhor. Porém, lembre-se de sempre respeitar o seu limite.

Confira abaixo quais são os benefícios de andar de bicicleta.

1. Ajuda a perder peso

Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta ajuda a emagrecer e a manter a boa forma, já que é um exercício que aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo, o que faz com que você perca peso até quando está descansando. No entanto, para emagrecer não basta somente andar de bicicleta, é preciso seguir uma dieta saudável e balanceada.

Segundo profissionais de educação física, quem pedala por uma hora queima em média 300 calorias. Entretanto, é importante saber que o gasto calórico pode variar de acordo com a intensidade do exercício e o peso do praticante.

2. Previne doenças cardiovasculares

Outro benefício de andar de bicicleta regularmente, é que essa atividade ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como derrame, pressão alta e ataque cardíaco, já que melhora o funcionamento do pulmão e estimula a circulação sanguínea, o que também auxilia na prevenção de outros problemas de saúde.

Além disso, o ciclismo ajuda a fortalecer os músculos do coração e a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com um estudo publicado pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, adultos que andam de bicicleta com frequência possuem menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

3. Fortalece o sistema imunológico

Praticar atividades físicas, como andar de bicicleta pode ajudar a prevenir diversos tipos de câncer, como de cólon, de mama e do intestino. Segundo um estudo publicado no American Cancer Society Journals, fazer exercícios físicos pode diminuir as chances de desenvolver câncer.

4. Previne a diabetes

A diabetes tipo 2 é um dos problemas de saúde mais comuns atualmente, e o número de pessoas com essa doença deve aumentar nos próximos anos. A falta de atividade física é uma das principais razões para as pessoas desenvolverem essa condição.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com um estudo realizado na Finlândia, pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, inclusive andar de bicicleta, tem 58% menos chances de desenvolver diabetes.

5. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Andar de bicicleta também melhora a saúde das articulações e ainda ajuda a prevenir quedas e fraturas, por aumentar o equilíbrio.

Além disso, esse exercício físico é ideal para quem quer prevenir a osteoartrite, pois é caracterizado como de baixo impacto, ou seja, não força as articulações.

Outro benefício de andar de bicicleta regularmente é que essa atividade ajuda a prevenir a osteoporose, já que fortalece os ossos.

6. Mantém a mente saudável

Andando de bicicleta

Entre os benefícios de andar de bicicleta está o de melhorar a saúde mental, já que praticar exercícios físicos estimula a liberação de neurotransmissores, como serotonina e endorfina, ligados às sensações de prazer e bem-estar.

Sendo assim, pedalar ajuda a combater condições como depressão, ansiedade e estresse. Para aumentar ainda mais esse benefícios, escolha um local para se exercitar que seja calmo e, se possível, que tenha uma bela paisagem.

7. Aumenta o tônus muscular

Um dos benefícios de andar de bicicleta mais importantes é fortalecer os músculos das pernas, contribuindo, dessa forma, com a mobilidade do quadril e dos joelhos.

Além disso, andar de bicicleta também melhora a definição das pernas, das coxas e do quadril. Entretanto, esses efeitos podem ser notados mais rápido se você combinar o ciclismo com a musculação.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Melhora o condicionamento físico

Outro benefício do ciclismo é que essa atividade aumenta a resistência física. Sendo assim, seus praticantes conseguem aumentar a intensidade do exercício sem se cansarem.

Um bom condicionamento físico deixa o corpo mais resistente, ajuda a queimar mais gordura e fortalece a saúde cardiovascular.

9. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta também melhora a coordenação motora, que é a capacidade do corpo de desenvolver movimentos. A atividade envolve o corpo como um todo e, além disso, favorece os reflexos.

10. Não é uma atividade cara

É importante que você saiba que, para desfrutar dos benefícios dessa atividade, não é necessário gastar muito, já que uma bicicleta tradicional sem muitos acessórios pode ser adequada para ciclistas iniciantes. Além disso, em algumas cidades é possível alugar bicicletas por um valor acessível.

Vale lembrar que o hábito de andar de bicicleta não só colabora com uma vida mais saudável, mas também pode auxiliar na rotina, sendo um meio de transporte alternativo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, já que reduz a poluição do ar.

Além disso, se você optar por se locomover de bicicleta no seu dia a dia, você vai conseguir evitar possíveis engarrafamentos e ainda vai chegar ao seu destino com um maior nível de endorfina, se sentindo bem disposto e ativo para as atividades diárias.

Fontes e referências adicionais

Você costuma andar de bicicleta com frequência? Quantas vezes por semana utiliza a sua? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (107 votos, média 4,10)
Loading...

Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

53 comentários em “10 benefícios de andar de bicicleta para boa forma e saúde”

  1. ANDE DE BIKE, PEDALE,SAIA,VÁ,DESFRUTE DESSA LIBERDADE MELHORE SUA SAÚDE, SUA AUTO ESTIMA E FOETALEÇA O SEU CORAÇÃO, NÃO PERCA TEMPO DÊ A PRIMEIRA PEDALADA E NÃO VAI MAIS QUERER PARAR, AH COMO É BOM MAS NÃO ESQUEÇA DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OK ?

    Responder
  2. Já faz algum tempo que almejava comprar uma bicicleta, depois destes comentários positivos fiquei entusiasmada em voltar a pedalar. Costumava pedalar quando era mais jovem, parei cerca de 13 anos atrás, na gravidez do meu filho caçula. Obrigada, os comentários me relembraram e motivaram a retornar.

    Responder
  3. Eu tenho 67 anos, pratico 1:20hs de musculação todos os dias, apesar de andar de Bike desde criança, passei a ir e voltar pra academia
    Também de Bike, me sinto muito bem, não tomo nenhum tipo de remédio, e meus exames de laboratório, são
    Comparados aos de um jovem.
    Fazer uso da Bike regularmente eh muito bom e prazeroso.

    Responder