10 Benefícios do Simulador de Caminhada para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Você pode dar adeus ao sedentarismo e não precisará gastar muito. O simulador de caminhada é similar ao elíptico, mas para ser adquirido não necessita de grande investimento. A preocupação com o bem estar, atualmente, leva o público a adquirir produtos que facilitem a prática de atividades.

Os benefícios do simulador de caminhada não podem ser desfrutados apenas por aqueles que se dedicam horas nas academias. Os fabricantes disponibilizam alguns modelos que facilitam o uso e torna o aparelho acessível para um público amplo. E mais, não pense que os benefícios do simulador de caminhada tangem apenas a boa forma, muito pelo contrário, pois as passadas poderão favorecer a sua saúde e a de sua família.

1. Sistema cardiorrespiratório

Você poderá notar que ao utilizar o aparelho regularmente, você poderá construir uma melhor resistência cardiorrespiratória. Dentre os benefícios do simulador de caminhada, essa resistência é o que pode ser notado a curto prazo, pois logo a partir da segunda semana você poderá notar quer estará menos ofegante, principalmente realizando esforços que antes eram um desafio.

2. Fortalece todo o corpo

Os movimentos realizados com o exercício permitem que você aprimore o desenvolvimento de seu corpo, ou seja, aumentando a intensidade dos exercícios, controlando a sua evolução, facilmente identificará que seu corpo ficará gradativamente mais forte e resistente a múltiplos estímulos que antes você, possivelmente, não estaria apto a lidar.

Devemos destacar que fortalecendo o seu corpo, você não estará aprimorando-o apenas para mais treinos com o simulador de caminhada, e sim para superar metas com qualquer atividade física.

3. Queima calorias

Conquistar a boa forma é o desejo de inúmeras pessoas, por isso é importante que você saiba que um treino de 45 minutos sobre o simulador de caminhada pode permitir que você queime em média 500 calorias, o que pode ser um grande benefício se comparado à outras atividades físicas. No entanto, deve-se reconhecer que a quantidade de calorias que você queima vai depender da intensidade aplicada em seu treino. O simulador de caminhada pode ser ajustado de acordo com a intensidade que você desejar, ou seja, respeite o seu condicionamento físico e evolua de acordo com as suas particularidades.

4. Exercício de baixo impacto

Os seus treinos com o simulador de caminhada devem ser reconhecidos como uma atividade de baixo impacto. Isso significará que os movimentos não aplicarão pressão sobre os seus joelhos e articulações, enquanto outros exercícios não preservam de forma tão eficiente. Esse exercício é muito recomendado para pessoas que sofrem com artrite.

5. Conveniência

O simulador de caminhada pode ser a alternativa ideal para aqueles que não dispõem de tempo para se dedicar aos exercícios físicos. Ele pode ser mantido em um espaço reservado de sua casa, podendo assim se exercitar e conciliar a rotina atribulada do dia a dia. Alguns benefícios do simulador de caminhada é que você evitará engarrafamentos e perda de tempo para deslocamento aos ginásios e academias, tempo o qual pode ser destinado a outras tarefas, além de que os exercícios ainda podem ser feitos em frente à TV, conversando com a família, ao telefone…

6. Custo

Os benefícios do simulador de caminhada não só atingem a boa forma e a saúde, mas também o seu bolso. Sim, você poderá economizar e ter um aparelho de qualidade em sua casa. As academias disponibilizam simuladores de caminhada, mas eles também podem ser encontrados pelo valor mínimo de R$ 159,90.

Não tem esse investimento inicial? Então prepare-se para iniciar as suas caminhadas, pois já é possível encontrar simuladores em praças e espaços públicos destinados ao exercício físico, iniciativa aplicada em diversos municípios.

7. Livre de condições externas

Contrariando as caminhadas ao ar livre, que podem ser afetadas pelas condições climáticas, o simulador de caminhada possibilita que você se exercite dentro de um local fechado, o que evita que você se exponha a chuvas, frio, ou qualquer adversidade de temperaturas.

8. Para todas as idades

Não pense que há restrição para o uso do aparelho, pois os benefícios do simulador de caminhada podem ser desfrutados por qualquer faixa etária. A adaptação e controle de tensão aplicada possibilitam que desde crianças a idosos possam manter uma vida fisicamente ativa.

9. Constroi tônus muscular

Os benefícios do simulador de caminhada não o destacam apenas pela função aeróbica, mas os treinos ainda podem auxiliar na construção de tônus muscular. O treino agirá sobre os músculos localizados principalmente na região glútea e das coxas. Você poderá aumentar e diminuir a tensão do aparelho, assim simulando subidas ou descidas de acordo com a inclinação desejada.

Caso você mantenha a posição correta, você ainda poderá trabalhar os seus músculos da região abdominal. Quando você der “passadas” mais rápido, estará objetivando uma queima de gordura mais intensa, já quando você reduzir o ritmo, aumentará a tensão, assim trabalhando mais os músculos.

10. Alivia o estresse

Assim como qualquer outro tipo de exercício, a simulação de caminhada pode ser um calmante eficiente. Quando praticamos um exercício físico, a mente deve estar ligada ao corpo, o que permite que você se desligue, mesmo que temporariamente, de seus problemas e eventuais questionamentos de trabalho, estudo, ou até mesmo vida pessoal. As atividades físicas são tidas como terapias, é o momento em que você se desliga de tudo para obter apenas bem estar e saúde.

Você já tinha noção de todos esses benefícios do simulador de caminhada para a boa forma e saúde? Já utilizou um aparelho desse para fazer exercícios físicos? Comente abaixo seus resultados!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (225 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

11 comentários em “10 Benefícios do Simulador de Caminhada para Boa Forma e Saúde”

  1. Realmente o aparelho é muito bom as práticas das atividades físicas. Temos ele em casa e usamos diariamente ajustados a nosso rotina diária. Toda a família usa ele, cada um no seu horário. Muito eficiente.

    • B.dia, o meu chegou sábado,11/07/2020, montei e comecei já à noite, tranquilo não faz zoada, de início tô fazendo 15 minutos de manha e a noite, ontem trinta minutos, agora 13/07, fiz 17 minutos, farei mais de noite, lembrando que tenho 68 anos e peso 100, kgs, pesava 116 há cinco meses atrás, continuo na dieta, e, agora com o simulador vai melhorar, estamos gostando muito, eu e esposa.

  2. Já conheço,tive um e adorava mas como moro em apto tive que me desfazer dele pois começou a fazer muito barulho.

  3. Eu estou usando agora o meu. Já comprei há mto tempo mas a preguiça não deixava. Ele trabalha o corpo todo. Abdômen, pernas, braços, é só mudar a posição e exercitar. Ótimo pra quem precisa se exercitar e não gosta de academias.

  4. eu tenho um e,já faz dois meses que estou usando e estou gostando muito dele ,e estou me sentindo muito melhor com mais dispossição ,eu recomendo para todos.