Especialista da Área:

10 Benefícios do Feijão Moyashi – Receitas, Como Fazer, Propriedades e Dicas

Você já ouviu falar no feijão moyashi? Ele também é conhecido como broto de feijão e é um super alimento, muito usado na culinária oriental.

Abundante em nutrientes que vão fortalecer a sua saúde, o broto de feijão moyashi é muito saboroso e vai incrementar suas receitas, além de ser um ótimo aliado para quem quer perder peso.

Vamos explicar quais são os benefícios do feijão moyashi, quais são suas propriedades e como prepará-lo, além de fornecer deliciosas receitas com o broto de feijão que vão te deixar com água na boca.

O que é o feijão moyashi?

O feijão moyashi é um ingrediente muito popular na culinária asiática. O significado de moyashi, em japonês, é justamente broto de feijão e este ingrediente tem propriedades ainda mais nutritivas do que o feijão em si.

Isso porque o processo de germinação maximiza o potencial nutricional dos alimentos, o que é bastante benéfico para a nossa saúde.

Como fazer o broto de feijão moyashi?

O broto de feijão moyashi é muito fácil de ser preparado e combina bem com diversos ingredientes, já que possui um sabor suave.

O feijão moyashi pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e locais que vendam ingredientes japoneses. Ele já vem pronto, ou seja, brotando, e basta refogar por alguns minutos para comê-lo.

Como não tem um sabor marcante, é comum em receitas com molhos fortes e picantes, típicos da culinária asiática. Muito frequentemente faz parte de pratos com vegetais, sopas e macarrão.

Propriedades do broto de feijão

O broto de feijão tornou-se popular devido a suas propriedades nutricionais aliadas a baixíssimas calorias e quase nada de gordura. Este ingrediente é perfeito para quem está querendo emagrecer com saúde, sem deixar o sabor de lado.

Informações nutricionais

Valores para uma xícara de chá de broto de feijão, cerca de 100 gramas do alimento:

  • 31 calorias;
  • 6,2 gramas de carboidratos;
  • 3,2 gramas de proteína;
  • 0,2 gramas de gorduras;
  • 1,9 gramas de fibras;
  • 34,3 miligramas de vitamina K;
  • 13,7 miligramas de vitamina C;
  • 63,4 miligramas de ácido fólico;
  • 56,2 miligramas de fósforo;
  • 0,9 miligramas de ferro;
  • 21,8 miligramas de magnésio;
  • 155 miligramas de potássio. 

Benefícios do feijão moyashi

1. Prevenção de alguns distúrbios cerebrais

O broto de feijão contém ácido fólico, um composto muito importante para a regulação de aminoácidos específicos dos quais o nosso sistema nervoso necessita.

Alguns estudos apontam que a deficiência de ácido fólico em uma dieta pode aumentar os níveis de homocisteína, o que pode ser um precursor perigoso para doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

Uma xícara de chá de brotos de feijão, aproximadamente 100 gramas do ingrediente, oferece 16% da recomendação diária de ácido fólico.

2. Ajuda na perda de peso

Os brotos de feijão possuem baixas calorias, quase nada de gordura e são muito abundantes em nutrientes que nosso organismo necessita. Isso tudo representa os importantes benefícios do feijão moyashi para a perda de peso.

Além disso, o broto de feijão é rico em fibras e colabora para um bom funcionamento do metabolismo e do sistema digestivo. Uma xícara de feijão moyashi contém apenas 31 calorias e dois gramas de fibra.

3. Sistema digestivo

Por conta de suas fibras, os brotos de feijão moyashi são muito eficientes em ajudar o trato digestivo a funcionar de maneira correta, evitando constipação e melhorando o fluxo intestinal.

Em cada 100 gramas de broto de feijão, 2 gramas são de fibras. O valor diário recomendado de fibras fica entre 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens.

4. Proteção contra lesões

A vitamina K, encontrada nos feijões moyashi, colabora para melhorar a coagulação do sangue. A deficiência desta vitamina, embora incomum, pode causar excesso de sangramento em caso de lesões.

Uma xícara de brotos de feijão contém pouco mais de 34 miligramas de vitamina K, cerca de 43% da dose diária recomendada desta substância.

5. Saúde óssea

A vitamina K também é responsável pelos benefícios do feijão moyashi para a saúde dos ossos, já que sua presença melhora a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo doenças como a osteoporose.

Além disso, outros minerais encontrados nos brotos de feijão, como o magnésio, cobre e zinco também são muito benéficos para a saúde dos ossos.

6. Sistema imunológico

Um dos pilares de um bom sistema imunológico é a vitamina C, nutriente essencial para a prevenção de diversas doenças. Ela que estimula a produção de glóbulos brancos que podem combater a presença de invasores de toxinas. Em uma porção de broto de feijão, você garante 23% da vitamina C diária recomendada.

Além da vitamina C, o feijão moyashi contém ferro, mineral associado à prevenção de infecções no nosso organismo. Em uma pesquisa recente, especialistas descobriram que o ferro ajuda a matar organismos maléficos, como bactérias, vírus, entre outros.

7. Reduz o estresse

Alguns estudos apontam benefícios do feijão moyashi para a redução do estresse. Uma pesquisa publicada na revista Food & Function afirma que bioflavonoides presentes no alimento podem proteger o organismo do estresse.

Além disso, um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, indicou que a vitamina C, também presente nos brotos de feijão, pode agir como redutora de ansiedade e depressão, principalmente em mulheres.

8. Propriedades anticancerígenas

Algumas substâncias do feijão moyashi tem poderes de incapacitar a proliferação de células cancerígenas.

De acordo com uma pesquisa recente, os brotos de feijão moyashi possuem elementos fitoquímicos benéficos. Um deles, a kanavanina, é um aminoácido poderoso que pode impedir alguns tipos de câncer, como no pâncreas, cólon e leucemia.

9. Diminuição do colesterol ruim

Quando grãos são germinados, como é o caso do broto de feijão, eles ganham um aumento impressionante de 450% no seu nível de saponina.

Esta substância é capaz de eliminar o mau colesterol, o LDL, sem afetar o colesterol bom. Por isso, há importantes benefícios do feijão moyashi para quem já sofreu de problemas no coração ou tem níveis de colesterol muito altos.

10. Aumento na expectativa de vida

A isoflavona, uma substância encontrada no feijão moyashi, tem os mesmos efeitos no corpo humano que o hormônio estrogênio. Uma dose regular de isoflavona pode prevenir câncer de mama e outros problemas como a menopausa e osteoporose.

Além disso, uma dieta rica em isoflavona pode ser o motivo pelo qual os japoneses têm uma expectativa de vida tão longa.

11. Efeito desintoxicante

Outra vantagem em consumir os brotos de feijão moyashi é que eles ajudam a remover impurezas, principalmente por conter muitas fibras e alto teor de água em sua composição.

Este é o principal motivo pelo qual estes brotos podem ser eficazes contra o câncer no sistema digestivo. Quando as impurezas são removidas rapidamente do nosso organismo, as substâncias tóxicas não conseguem ser absorvidas pelo nosso corpo. Isso vai prevenir que o acúmulo destas toxinas possa estimular células cancerígenas.

12. Benefícios do feijão moyashi para gestantes e seus bebês

Excelente fonte de vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, o broto de feijão pode ajudar na formação de tubos neurais e de glóbulos vermelhos nos bebês ainda no útero.

A deficiência do ácido fólico em mulheres grávidas pode gerar bebês desnutridos e facilitar a aparição de distúrbios neurais nos recém nascidos. 

Receitas

1. Brotos de feijão com espinafre à moda coreana

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de brotos de feijão;
  • 3 xícaras de chá de espinafre;
  • 1 colher de sopa de gergelim;
  • ½ colher de sopa de óleo de gergelim;
  • 3 dentes de alho;
  • ½ colher de sopa de pimenta-do-reino;
  • ¼ colher de sopa de pimenta calabresa;
  • Cebolinha picada a gosto;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Leve uma panela com água ao fogo para ferver. Coloque sal e acrescente o espinafre e o broto de feijão por menos de um minuto, apenas para branqueá-los.

Use uma peneira para tirar os ingredientes da água e enxague com água fria até que dê para pegar as folhas com as mãos. Esprema toda a água do espinafre e dos brotos e retire o excesso da água com folhas de papel toalha. Reserve-os em um recipiente grande.

Para o tempero, misture em um recipiente menor a pimenta calabresa, alho picado, vinagre de arroz, óleo de gergelim e gergelim. Misture bem e se quiser um molho agridoce, você pode acrescentar um pouco de melaço de cana para adoçar.

Adicione este molho à mistura de espinafre e broto de feijão e acrescente um pouco de cebolinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture.

Coloque mais cebolinha para decorar. Sirva em temperatura ambiente ou frio.

2. Macarrão chop suey com feijão moyashi

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de vinagre;
  • ½ xícara de chá de açúcar;
  • ¾ xícara de chá de água;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 4 colheres de sopa de ketchup;
  • 450 gramas de repolho cortado em tiras;
  • 3 cebolas picadas;
  • 100 gramas de broto de feijão;
  • 10 vagens cortadas;
  • 2 cenouras cortadas em tiras finas;
  • 2 xícaras de macarrão espaguete;
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de molho de pimenta;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture bem o vinagre, o açúcar, a água, o amido de milho já diluído e o ketchup. Leve esta mistura ao fogo e deixe ferver. Mexa bem até que o molho engrosse e reserve.

Prepare o macarrão de acordo com as instruções da embalagem e, se quiser, frite-os.

Aqueça o azeite de oliva em uma panela e adicione os vegetais, começando pela cebola. Refogue por cerca de cinco minutos. Se quiser, você pode acrescentar carne ou frango em cubinhos neste refogado, antes de incluir os vegetais.

Junte o molho já feito, o macarrão, molho de pimenta e sal e cozinhe por alguns minutos. Está pronto para servir.

3. Wrap de vegetais com broto de feijão

Ingredientes:

  • 1 xícara de broto de feijão;
  • ¼ xícara de chá de cebola picada em pequenos pedaços;
  • ¼ xícara de chá de pimentão cortado em fatias finas;
  • ¼ xícara de chá de cenoura cortada em fatias finas;
  • ½ xícara de chá de brócolis cozido e cortado;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de chá de molho de pimenta;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 4 wraps.

Modo de preparo:

Em uma frigideira, aqueça o azeite e adicione a cebola. Quando já estiver quase transparente, adicione o alho e refogue bem.

Acrescente o pimentão, cenoura e brotos de feijão e refogue por alguns minutos.

Junte ao refogado o brócolis e o molho de pimenta e misture bem. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto.

Prepare os wraps conforme indicado na embalagem e recheie-os com os vegetais refogado.

Você já conhecia a maioria desses benefícios do fijão moyashi para a saúde e boa forma? Pretende experimentar alguma dessas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...

1 comentário em “10 Benefícios do Feijão Moyashi – Receitas, Como Fazer, Propriedades e Dicas”

  1. Eu não sabia nem que era com esse feijão que se fazia o broto, fiquei muito feliz quando fui pesquisar sobre ele e descobrir sobre todas essas coisas.

Deixe um comentário