10 Dicas do Programa Medida Certa Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

O quadro Medida Certa do Fantástico começou em 2011 e tem sido um sucesso desde então. Os primeiros “participantes” foram os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli, que estavam bem fora de forma na época. Após os 90 dias de duração do programa, Zeca perdeu 12,2 kg de gordura, além de ganhar 4,9 kg de massa muscular. Já Renata Ceribelli eliminou 9,5 kg de gordura e perdeu 14 cm de circunferência abdominal.

Outros famosos passariam pelo quadro, como o jogador Ronaldo, a cantora Preta Gil e o comediante Fábio Porchat. Após os três meses, todos eles conseguiram perder peso com o Medida Certa (Ronaldo eliminou 17 kg, e Fábio Porchat diminuiu seu percentual de gordura corporal de 28,5 % para 11,5%).

A boa notícia é que você também pode utilizar os ensinamentos do programa para eliminar os quilinhos indesejados. Veja 10 dicas do programa Medida Certa para emagrecer e manter a saúde abaixo.

1. Mudança nos Hábitos alimentares

Para emagrecer, todos os participantes do Medida Certa tiveram que modificar seus hábitos alimentares. No geral, todos eles tinham em comum uma vida muito agitada e sem horários adequados para se alimentar corretamente, além de uma grande frequência em restaurantes e churrascarias.

Muitos deles ficavam horas sem se alimentar, o que só aumentava a probabilidade de comer exageradamente na próxima refeição. Outros, como o jogador Ronaldo, consumiam carne, frituras e doces em excesso. E nenhum deles ingeria uma quantidade razoável de frutas e verduras durante o dia.

Portanto, para atingir o peso adequado, todos entenderam que precisavam modificar seus hábitos, e não somente entrar em dieta e cortar calorias. Além de limitar o consumo de alimentos prejudiciais, era importante reprogramar o corpo, de maneira a incorporar hábitos saudáveis.

Infelizmente, não existe milagre: para emagrecer, é necessário identificar em primeiro lugar os fatores que levaram ao excesso de peso, e logo em seguida tentar resolvê-los um a um. Dietas milagrosas emagrecem, mas trazem junto o efeito sanfona e invariavelmente prejudicam a saúde em longo prazo.

O caminho para emagrecer com saúde envolve esforço pessoal, reconhecimento dos seus erros e acertos, e uma modificação na dieta. Não se trata somente de proibir esse ou aquele alimento, mas sim de reorganizar sua alimentação e fazer mudanças que você consiga manter para a vida toda.

2. Atividade Física Diária

Além de cuidar da alimentação, para emagrecer é fundamental praticar com regularidade uma atividade física. Pode ser ginástica na academia, corrida, ciclismo, caminhada, não importa: o importante é se mexer, pelo menos 40 minutos, cinco vezes por semana.

Para quem não mora perto de nenhuma academia ou está sem condições para pagar a mensalidade, não tem desculpa: faça alongamentos e saia para caminhar. Quando estiver bem condicionado, você poderá começar a dar pequenos trotes e em breve poderá até estar correndo.

Se você está muito acima do peso, a natação pode ser uma ótima dica, pois além de ajudar a emagrecer, não causa impacto nas articulações, diminuindo as dores.

Durante todo o tempo em que participaram do Medida Certa, todos os integrantes tiveram o acompanhamento do preparador físico Márcio Atalla. Bom, a primeira coisa que você pensa é: “mas aí então fica fácil, com personal trainer até eu consigo. Mas só que eu não posso pagar um.”

Sim e não. A presença de um profissional ao seu lado ajuda o praticante a se motivar e a manter a regularidade da atividade, mas por si só não é garantia de sucesso. O esforço quem faz é você, não tem jeito. E, verdade seja dita, para caminhar não é necessário um personal trainer. Nem para subir as escadas do prédio ou para andar da loja até a vaga mais distante, onde estará seu carro.

3. Comer de 3 em 3 horas

Ficar longos períodos sem se alimentar tem um efeito contrário ao imaginado. Você acredita que está emagrecendo, mas na verdade o que ocorre é o seguinte: quando seu corpo percebe que há menos energia (alimento) disponível, a primeira coisa que ele faz é entrar no modo “sobrevivência”. Ou seja, ele reduz o gasto calórico, para economizar energia, e passa a segurar tudo que entra. Isso significa simplesmente que seu metabolismo fica mais lento, e você passa a estocar tudo que come. Além de não emagrecer, você ainda fica sem energia para realizar suas atividades e acaba desistindo em pouco tempo de seguir a dieta.

Para evitar esse efeito, coma de 3 em 3 horas, incluindo sempre uma fonte de proteína em todas as suas refeições. As proteínas têm digestão mais lenta, e portanto irão prolongar sua sensação de saciedade por mais tempo.

4. Beber Água

Todos os participantes do Medida Certa recebiam a recomendação de beber pelo menos 2 litros de água por dia, todos os dias. A água é essencial para todos os processos do nosso organismo, e para emagrecer é fundamental que você esteja bem hidratado. Quando você se exercita, por exemplo, a água ajuda a manter a contração adequada dos músculos, atuando também na lubrificação das articulações.

O processo de queima de calorias necessita de água para ocorrer eficientemente. Ou seja, pouca água é igual a uma menor queima de gorduras. Além disso, esse processo gera toxinas, que precisam de água para ser eliminadas do organismo.

Uma alimentação adequada necessita de muitas fibras, mas se elas não tiverem água para absorverem, podem causar constipação.

Apenas evite beber água ou outros líquidos durante a refeição, pois embora ela ajude na saciedade, poderá diluir o suco gástrico e causar uma sensação de estufamento. 

5. Não jantar logo antes de dormir

Tente sempre que possível fazer sua última refeição três horas antes de se deitar para dormir, e escolha alimentos leves e saudáveis. Além de azia e insônia, fazer uma grande refeição à noite pode dificultar na perda de peso, pois o metabolismo está mais lento e você ficará sem se movimentar por mais 8 horas.

Já dizia o ditado que nosso café da manhã deve ser de rei e nosso jantar de mendigo. Pois a afirmação está mais do que correta, pois a manhã é a parte do dia em que nosso metabolismo está mais elevado, além de ainda termos o dia todo para utilizar a energia consumida.

Não se trata de afirmar que comer à noite engorda mais do que comer de manhã, mas sim de fazer as melhores escolhas e optar por consumir a maior parte de suas calorias durante o dia. Sem contar, é claro, que muitas pessoas deixam para comer à noite o que evitaram bravamente o dia todo, como doces e outras guloseimas.

6. Comer 3 frutas por dia

Além de inúmeros nutrientes, as frutas são ricas em fibras, que ajudarão você a manter a saciedade por mais tempo. Além disso, as frutas possuem um alto teor de água, o que deixará você satisfeito com menos calorias.

Devido às suas fibras, as frutas melhoram o funcionamento intestinal, auxiliando na eliminação das toxinas e reduzindo as inflamações. E um dos grandes benefícios das frutas: ajudam a diminuir a vontade de comer doces, pois possuem frutose, um açúcar natural. 

7. Evitar fritura e doces

Apesar de ser a dica mais óbvia do Medida Certa para emagrecer, essa pode ser a mais difícil. As frituras estão por todo lugar, e quase todo mundo tem vontade de comer doce logo após as refeições, ou então antes de dormir.

O problema com os doces e frituras é que, além de não trazerem benefícios à saúde, ainda não deixam você saciado. Você come um doce e logo quer comer mais um, e não consegue sair do ciclo vicioso.

Para diminuir a vontade de comer doces, experimente não dizer para si mesmo que está proibido de comê-los. Isso só aumentará sua vontade e deixará você cada vez mais refém do açúcar. Uma dica é trocar o doce por uma fruta, e se permitir comer um docinho em uma ocasião especial, ou no fim de semana.

Quanto às frituras, experimente trocá-las por carnes e peixes grelhados, com temperos naturais e um pouquinho de azeite. Você verá que o sabor se mantém e as calorias serão bem menores.

8. Comer Devagar

O apresentador Zeca Camargo afirma em um dos episódios do Medida Certa que costuma comer com pressa quase todos os dias de manhã. Além de prejudicar a digestão, comer rápido demais não deixa você saciado. Um dos motivos é que nosso cérebro leva pelo menos 20 minutos para receber a mensagem de que já comemos o suficiente e que estamos satisfeitos.

Quando comemos muito rápido, facilmente passaremos do nosso ponto de saciedade, comendo mais calorias do que de fato necessitamos. Pesquisas recentes sugerem que é possível perder até 8 kg em um único ano somente comendo mais devagar.

9. Usar pratos menores

 

Você já deve ter notado que nos restaurantes “a quilo” os pratos são muito maiores do que o normal. Não há muita ciência por trás disso: quanto maior o prato, maior a quantidade de comida que você acaba consumindo.

É possível comer até 25% a menos somente reduzindo o tamanho do prato ao se alimentar. A dica é utilizar somente a parte interna do prato, e não fazer “montinhos” de comida.

O mesmo raciocínio vale para copos e talheres. Garfos menores deixarão a refeição mais lenta, permitindo que você tenha mais tempo para enviar um recado de saciedade para seu cérebro.

E vale lembrar, é claro, que não adianta usar louças pequenas e acabar levantando e repetir o prato.

10. Tudo na medida certa

Quem já fez dietas sabe muito bem como nossa mente pode nos atrapalhar às vezes. Funciona mais ou menos assim: você normalmente nem come muito um determinado alimento, mas é só começar a dieta e falar em cortá-lo que lá vem a vontade de comer imediatamente o bendito.

O segredo para evitar que isso ocorra reside na moderação. Como disse a apresentadora Renata Ceribelli, “tudo pode, desde que na medida certa”. Se você sabe que um alimento é muito calórico, deixe para comer somente de vez em quando, ou em uma ocasião especial.

Você não precisa cortar os alimentos “ruins” para sempre da sua dieta, mas deixe que eles sejam a exceção, e não a regra na sua alimentação. Não é necessário cortar o fast food para sempre, mas também não precisa comer três vezes por semana. O mesmo vale para pizzas, chocolates, bebidas alcóolicas, etc. Ou seja: “Tudo posso, mas nem tudo me convém”.

Você gosta de acompanhar os famosos no programa Medida Certa do Fantástico? Qual foi o seu participante favorito? Eles te inspiram a buscar uma boa forma também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “10 Dicas do Programa Medida Certa Para Emagrecer”

  1. Eu queria. Muito participação do medida. Certa. Todos. Domingo.que eu assistir. Eu sonhor participa

  2. Sou cantora, tenho 45 anos, sou backing vocal da cantora Negra Li, tenho 1.78 de altura e estou pesando 98,9, nunca tive este peso em minha vida, sempre fui cantora, trabalhei para a banda Raça Negra, Negritude Junior, Jimmie Bo Horne e outros, tenho 2 filhos a Julia de 11 anos e Daniel de 8 anos, para meu tipo de trabalho preciso estar em forma, pois sou espelho para meus fãs, mas não somente pelo trabalho, não estou tendo muita disposição para brincar com meus filhos, sinto dores nas costas e joelho e estou muito preocupada com minha saúde, pois ja não consigo nem me abaixar para brincar ou tirar fotos com os fãs, por favor me ajudem, gostaria muito de participar do programa medida certa. obrigada
    e minha participante favorita foi a cantora Gabi Amaranto.

  3. Tenho 36 anos, peso 105kilos engordei depois. Da minha primeira gravidez, e não consigo emagrecer, preciso de ajuda, fiquei diabeteca,e impertensa, meu maior sonho é emagrecer, vivo depressiva, e não consigo me relaciona com a sociedade devido o preconceito que tenho comigo mesmo, socorro me ajuda,

  4. Adirei os resultados do medida certa em preta gil e gabi gotaria de emagrecer tambem ja nao sei mais o que fazer

    • meu nome e vilma nunes da silva de oliveira peso 98 kilos gostaria muito de emagrecer mais nao tenho condicoes de pagar academia me ajuda globo com medida certa de esta oportunidade pra quem nao tem condicoes esses artistas tem condicoes . eu nao me de uma chance

      • Ola gente! So para dizer que o emagrecer é fundamental praticar com regularidade uma atividade física. Pode ser nos campos de futebol isso vai ajudar voce bastante..corrida, ciclismo, caminhada, não importa: o importante é se mexer, pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. Ou até mesmo jejuar 2 vezes por semana isso também é muito bom, como por exemplo: nas quinta-feira e segunda-feia.
        Leia mais para obter mas informações…