Especialista da Área:

10 Ideias de Almoço Que Não Engorda

Quando uma pessoa decide que precisa emagrecer ou manter o peso, seja por questões de saúde, seja por aparência, ela certamente sabe que precisará modificar as suas refeições. Por isso, vale a pena conhecer essas ideias de almoço que não engorda para fazerem parte da sua rotina.

Pode ser mais difícil do que parece montar um almoço que não engorda, especialmente para quem vive na correria, toma o café da manhã cedo e só faz a próxima refeição na hora do almoço.

Isso porque, ao ficar tanto tempo sem se alimentar, ao chegar a hora do almoço, a pessoa pode não dar conta de pensar direito e, cego pela fome, lotar o prato com porções exageradas de alimentos errados.

Mas como saber o que almoçar para não engordar? Uma estratégia inteligente é apostar em alimentos que saciem o corpo, como aqueles que possuem fibras e proteínas. Outra tática útil é deixar a refeição pronta antecipadamente, para não correr o risco de comer além de conta e os itens errados.

Vale a pena também conhecer essas ideias de lanche que não engorda para os intervalos entre as maiores refeições e ainda algumas dicas de jantar que não engorda para finalizar o dia de forma saudável.

Além disso, é fundamental que a refeição também seja nutritiva, fornecendo parte dos nutrientes e da energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

10 ideias de almoço que não engorda

1. Ovo com salada

Um almoço que não engorda pode ser feito com 2 ovos cozidos grandes + 2 folhas grandes de alface + 1 xícara de brócolis cozidos sem gordura adicionada + 30 g de lentilha cozida + 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 379, 5 calorias.

2. Salmão com folhas e batata

150 g de salmão grelhado + 100 g de couve-manteiga refogada + 1 batata-doce média com casca feita no forno + 1 folha de alface média + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 450, 5 calorias.

3. Frango com vegetais

100 g de peito de frango grelhado + 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura adicionada + 1 xícara de repolho refogado + 1 espiga de milho verde cozido.

Total estimado de calorias: 407 calorias.

4. Atum com feijão e pepino

120 g de atum ralado ao natural + 60 g de feijão preto cozido + 1 pepino grande descascado e fatiado + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 215,2 calorias.

5. Arroz com feijão, carne e batata

Uma boa opção de almoço que não engorda é: 1 colher de sopa de arroz integral cozido + 60 g de feijão carioca cozido + 100 g de contrafilé grelhado + ½ batata inglesa pequena cozida + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 305,6 calorias.

6. Peru com tomate e queijo

2 fatias de queijo minas frescal + 100 g de carne assada de peru + 1 tomate grande cortado em rodelas + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 349 calorias.

7. Sopa creme de abóbora

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora madura em cubos;
  • 1 cebola grande picada;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 3 colheres de sopa de maisena;
  • ½ litro de leite;
  • 1 litro de água;
  • Sal a gosto;
  • 1 xícara de chá de queijo fresco (tipo minas) picado;
  • Salsa picadinha a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhar a abóbora com a água e o sal até ela fica macia – aproximadamente uns 15 minutos – e reservar. Dissolver a maisena no leite e também reservar

Em outra panela, dourar a cebola no óleo, juntar a abóbora com a água do cozimento, porém, reservar alguns pedaços e cozinhar mais um pouco. Bater o conteúdo obtido no liquidificador e devolvê-lo ao fogo. Adicionar a maisena dissolvida no leite e mexer até ferver; Retirar do fogo, acrescentar o queijo, os pedaços reservados de abóbora e a salsa. Servir.

Total estimado de calorias: 220 calorias em cada porção de 300 g.

Confira outras receitas de sopa de abóbora light.

8. Arroz integral com carne e vegetais

Outra opção de almoço que não engorda interessante utiliza 2 colheres de sopa de arroz integral cozido + 100 g de patinho grelhado picadinho + 1 xícara de cenoura ralada + 1 xícara de pimentão verde fatiado + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 308 calorias.

9. Frango com grão-de-bico

2 fatias grossas de frango grelhado + 50 g de grão-de-bico seco cozido + 10 raminhos de agrião + sal a gosto.

Total estimado de calorias: 221 calorias.

10. Arroz com sardinha e vegetais

2 colheres de sopa de arroz integral + 60 g de sardinha em óleo (drenada) + 1 xícara de espinafre + 1 colher de sopa de ervilha cozida + 1 xícara de cenoura ralada + sal a gosto.

Total estimado de calorias: aproximadamente 246,3 calorias.

Cuidados

As ideias para um almoço que não engorda apresentadas aqui servem somente de exemplo para que possamos ter uma noção a respeito de como esse tipo de refeição pode ser composta.

Entretanto, como este artigo serve apenas para informar e jamais pode substituir uma opinião profissional, e lembrando que cada pessoa tem suas necessidades e características que podem exigir abordagens diferentes na dieta, o ideal é que você consulte um nutricionista para te auxiliar e ensinar a montar cardápios de refeições que te ajudem a alcançar o seu objetivo em relação ao peso.

Vale lembrar ainda que, se você praticar alguma atividade física para favorecer a perda de peso, é possível que haja a necessidade de ter ajustes ainda mais específicos na dieta, de modo que você tenha combustível para aguentar os exercícios – mais uma razão para procurar a ajuda do nutricionista.

Além disso, o acompanhamento profissional é fundamental não somente para conseguir emagrecer, mas também para que o processo de diminuição do peso corporal aconteça de maneira saudável, sem prejudicar o corpo ou provocar doenças.

Atenção

Não podemos deixar de esclarecer ainda que as calorias atribuídas aos cardápios de almoço sugeridos não foram obtidas por meio de análises, e sim são estimativas feitas por meio de cálculos baseados nas informações nutricionais de portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de uma série de alimentos e bebidas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas ideias de almoço que não engorda que separamos? Pretende adotar algumas delas na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário