Especialista da Área:

10 Ideias de Jantar Que Não Engorda

🕐 27/12/2019

Confira algumas ideias de jantar que não engorda para incluir na sua rotina e ajudar a não escapar da dieta depois de um dia inteiro de trabalho ou estudos.

Embora a prática frequente de atividades físicas seja importante para quem necessita emagrecer ou não engordar, a pessoa precisa também seguir uma dieta controlada, equilibrada, nutritiva e saudável.

Até porque não adianta muita coisa queimar 700 calorias na academia e depois recuperá-las em um jantar regado a pizza e refrigerante, não é mesmo? É preciso tomar cuidado com todas as refeições para não desperdiçar os esforços em prol da boa forma.

Aproveite para conhecer algumas receitas saudáveis para o jantar rápidas e fáceis e veja também opções de lanche que não engorda para inserir durante o dia entre as refeições principais.

10 ideias que jantar que não engorda

Vamos conhecer algumas sugestões de jantar que não engorda, mas antes de chegarmos a elas, precisamos reiterar que nenhuma refeição faz milagres por si só. Para perder peso ou evitar engordar é realmente necessário cuidar da dieta como um todo.

Quando se tem um objetivo em relação ao peso corporal, é necessário que todas as refeições caminhem juntas na distribuição de calorias, nutrientes e quantidade e diversidade de alimentos.

Agora que o recado foi passado, podemos conhecer o que jantar para não engorda. Veja as ideias que separamos:

1. Frango com vegetais

A recomendação aqui é reservar o consumo de carboidratos para as outras refeições do dia e fazer um jantar low carb. Nossa dica é montar um prato com um filé de frango grelhado, folhas de alface, meia xícara de cenoura ralada, meio tomate em rodelas e ¼ de pepino.

2. Jantar sem carne

Calma, não estamos dizendo que você precisa tonar-se vegetariano e abandonar de vez o consumo de carnes. A sugestão simplesmente é reservar o consumo do alimento para as refeições anteriores e montar um jantar que não engorda com dois ovos cozidos, uma colher de sopa de arroz integral e uma xícara de couve-flor cozida.

3. Macarrão com vegetais

Para quem curte uma massa: uma xícara de macarrão integral com uma xícara de pimentão fatiado, meia xícara de cebola e uma colher de chá de azeite de oliva é uma boa opção para quem busca o que jantar para não engorda

4. Salada de carne

A quarta sugestão de jantar que não engorda consiste em misturar em uma tigela duas colheres de sopa de quinoa, meia xícara de brócolis picado, ¼ de pimentão vermelho, 85 g de carne bovina magra em cubinhos e duas colheres de chá se azeite de oliva.

5. Jantar à brasileira

Você é daqueles que cresceu comendo aquele prato bem brasileiro de arroz, feijão, bife e batata frita? Pois saiba que com algumas substituições, podemos deixá-lo um pouquinho mais fit.

Nossa sugestão é usar uma colher de sopa de arroz integral, uma colher de sopa de feijão cozido, um bife magro (sem gordura) e meia batata-doce assada em fatias fininhas para montar o prato.

6. Sopa de abóbora

Para os dias mais frios, vale a dica de preparar uma sopa de vegetais como a sopa de abóbora preparada com abóbora japonesa, cebola, caldo de legumes light, especiarias a gosto e sal.

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora japonesa;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 caldo de legumes light;
  • Especiarias a gosto;
  • Sal (opcional).

Modo de preparo:

Cortar a cebola em tirinhas finas; Colocar o caldo de legumes light em uma panela grande, levar ao fogo e juntar as tirinhas de cebola para dourá-las até que fiquem transparentes. Adicionar água e a abóbora cortada em pedaços.

Cozinhar bem a abóbora em pedaços na panela com água, de modo que um garfo consiga passar facilmente por ela. Depois que ela estiver bem cozida, retirar os seus pedaços da panela com o auxílio de uma escumadeira ou garfo e descascar.

Retornar a abóbora à panela, utilizando a mesma água do cozimento. Temperar com o sal (se assim desejar) e as especiarias de sua preferência. Deixar cozinhar até ficar bem mole;

Em seguida, bater tudo no liquidificador e devolver a mistura à panela para esquentar. Se desejar uma sopa mais rala, adicione água, se a sua preferência for por uma sopa mais cremosa, deixe-a cozinhar durante mais tempo. Então, desligar o fogo e servir-se.

7. Sanduíche de atum

Muita gente não consegue fazer uma refeição completa na hora do jantar. Então, que fazer um lanchinho com um sanduíche de atum light?

Use duas fatias de pão integral, meia lata de atum light, uma colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem, meia cebola pequena em cubos, folhas de rúcula a gosto, três tomates cereja e duas fatias de mussarela de búfala para compor seu lanche.

Aprenda outras receitas de sanduíche de atum light para dar uma variada.

8. Salmão com mandioca e vegetais

A nossa oitava dica de jantar que não engorda consiste em montar um prato com um filé de salmão grelhado, meia xícara de mandioca cozida cortada em cubos, meia xícara de repolho refogado e meia xícara de beterraba cozida em fatias.

9. Folhas de couve recheadas

Recheie folhas de couve com arroz integral, frango desfiado sem pele e cogumelos.

Nossa sugestão é usar umas duas ou três folhas de couve – vai depender do tamanho das folhas da couve que você encontrar – e dividir igualmente entre essas folhas duas colheres de arroz integral, três xícaras de frango desfiado sem pele e duas xícaras de cogumelos assados.

10. Abobrinha recheada

Já que estamos falando em recheados, a nossa última dica para um jantar que não engorda é preparar uma receita de abobrinha recheada com duas abobrinhas cozidas cortadas ao meio recheadas com carne moída magra refogada, ¼ de cebola picada, ½ tomate picado e folhas de manjericão a gosto.

Atenção

As sugestões de jantar que não engorda que passamos na lista acima são apenas exemplos de como essa refeição pode funcionar na dieta de quem deseja ou necessita evitar o ganho de peso.

Como cada pessoa possui necessidades e objetivos individuais, o ideal é que você monte o seu jantar e todas as outras refeições da sua dieta com o auxílio de um nutricionista.

O profissional é qualificado para montar cardápios que te ajudem a alcançar as suas metas em relação à forma física, ao mesmo tempo em que fornecem os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar apropriadamente.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião e as orientações de um profissional de saúde.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas 10 ideias de jantar que não engorda que separamos acima? Pretende aderir a alguma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário