10 principais sintomas de gordura no fígado

atualizado em

O fígado é um órgão extremamente importante, e é responsável por muitas funções, como a metabolização de medicamentos e a desintoxicação do organismo, que podem ficar comprometidas pela presença de gordura nele, um problema chamado esteatose hepática.

A razão mais comum para o desenvolvimento de gordura no fígado é a obesidade – a chance de indivíduos obesos desenvolverem a condição é 75% maior.

Embora uma dieta gordurosa e ganho de peso possam ser os maiores culpados, diabetes (ou resistência à insulina), hiperlipidemia (muitos lipídios no sangue) e abuso de álcool podem aumentar as chances.

Um estudo de 2016 publicado no periódico científico Hepatology estimou que a gordura no fígado está afetando cada vez mais pessoas e que a doença hepática gordurosa afeta aproximadamente 25% da população mundial.

Então, vamos conhecer a seguir todos os sintomas de gordura no fígado, para que você possa tomar providências com relação a isso e evitar complicações.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é gordura no fígado?

estágios da gordura no fígado que levam á cirrose

A esteatose hepática, ou gordura no fígado, é o acúmulo de gorduras no interior do órgão. Ela pode ser dividida em dois tipos:

  • Alcóolica, quando é provocada pelo consumo exagerado de álcool;
  • Não-alcóolica.

E, de acordo com o Ministério da Saúde, o problema ainda pode ser dividido em graus, de acordo com a gravidade.

  • Grau 1 ou leve;
  • Grau 2 ou moderada;
  • Grau 3 ou grave.

Essa classificação é feita através de exames de imagem, que mostram a quantidade de gordura acumulada no fígado.

Fatores de risco

Embora não haja uma causa exata para a gordura no fígado, alguns fatores podem influenciar o seu desenvolvimento, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Genética.

Os principais sintomas de gordura no fígado

Quando está em um grau leve, o acúmulo de gordura no fígado não causa sintomas. Mas, conforme a doença evolui, alguns sintomas começam a aparecer, como veremos a seguir.

1. Fadiga

Esse é um sintoma bem inespecífico, que pode ocorrer em vários problemas de saúde. Mas ele também é bastante comum quando há um acúmulo de gordura no fígado.

2. Icterícia

Boa parte das doenças que afetam o fígado podem causar icterícia, que é a coloração a amarelada da pele e dos olhos.

Ela ocorre pelo acúmulo de uma substância chamada bilirrubina, que tem uma cor alaranjada. E esse acúmulo acontece porque fígado não é mais capaz de excretá-la como antes.

3. Cor da Urina

Outro efeito desse acúmulo de bilirrubina no corpo é a modificação da cor da urina, que fica bastante escura.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Cor das fezes

Normalmente a bilirrubina é excretada nas fezes pelo fígado. E quando há um problema hepático, como a esteatose em grau avançado, essa excreção não ocorre normalmente.

Assim, as fezes ficam com uma coloração mais clara que o normal, ou até mesmo com tons de cinza.

5. Inchaço e dor abdominal

O aumento do volume abdominal pode ser um dos sintomas de gordura no fígado em estágio avançado. Ele ocorre tanto pelo aumento do volume do fígado, quanto pelo acúmulo de líquidos, chamado de ascite.

A ascite leva a um abdômen aumentado e duro, e um umbigo que parece empurrado para fora, por conta da retenção de líquidos.

Além disso, o inchaço do abdômen pode causar dor e desconforto, e as vezes até mesmo dificuldade para respirar, dependendo do grau.

  Continua Depois da Publicidade  

Consequências da gordura no fígado para a sua saúde

O acúmulo de gordura no fígado, quando não tratado, pode afetar o funcionamento do órgão. E uma das mais graves consequências é a cirrose, que ocorre quando o fígado é gravemente lesionado.

Além disso, o mau funcionamento do fígado pode ocasionar outros problemas de saúde , como:

  • Acúmulo de líquido abdominal;
  • Encefalopatia hepática, que é um problema neurológico que pode levar ao coma;
  • Inchaço das veias do esôfago que podem romper e sangrar, chamado de varizes esofágicas;
  • Insuficiência hepática, quando o fígado para de funcionar;
  • Câncer de fígado.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para o excesso de gordura no fígado. Mas existem formas de melhorar e mesmo reverter o quadro.

De forma geral o tratamento envolve evitar os fatores de risco, como o sobrepeso, consumo de álcool e o sedentarismo. E apenas em graus mais avançados é necessário o uso de medicamentos.

Além disso, existem algumas maneiras naturais de tentar minimizar a gordura nesse órgão tão importante para o corpo humano. Portanto não deixe de conferir os 12 chás para gordura no fígado que são rápidos, práticos e muito fáceis de se fazer.

E também existem outras maneiras naturais de cuidar da gordura no fígado. Uma delas é fazer uma boa dieta. Conheça a melhor dieta para tratar a gordura no fígado e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.

Dicas para proteger o fígado

Cuidar da sua alimentação é uma das melhores formas de evitar essas complicações. Algumas dicas úteis são:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter um peso saudável;
  • Adotar uma dieta equilibrada, sem exageros;
  • Evitar o consumo exagerado de álcool.

Vídeo: 8 sintomas de gordura no fígado

Assista abaixo a vídeos sobre os sintomas de gordura no fígado e os melhores alimentos para o órgão:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já percebeu algum dos sintomas de gordura no fígado em si? Qual deles? Já procurou ajuda médica para diagnosticar? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

124 comentários em “10 principais sintomas de gordura no fígado”

  1. eu , tenho sentido todos estes sintomas conversei com o medico fiz exames e realmente constatou que estou com gordura no fígado, as vezes ata pensei de esta grávida . em mais ou menos 1 mes engordei 4 kg , estou desesperada minhas roupas nao servem mais pra mim, sinto dor leves no abdomem . mas com fé em Deus vou vencer.

    Responder
  2. Sim, todos os sintomas descritos acima eu tenho sentido e fui em busca de ajuda médica e o diagnostico foi gordura no figado já estou em processo tratamento.

    Responder
    • Olá pessoal, Tô sentindo sintomas da gordura no figado fadiga e fraquezas
      Meus braços e pernas sem forças
      Dores abdominais e desconforto no anus
      Não consigo ficar em pé de tanta fraqueza no corpo.
      Eu tomei um chá de boldo que me deu um pouco de conforto, Aí fui pesquisar os benefícios do boldo
      E bateu com meus sintomas

      Responder
  3. Sinto minha barriga inchada na parte superior. So que ao decorrer do tempo (em media 1 semana) sinto que desincha, mas não volta a ser o que era antes 100%. Tambem reparei que minha urina estava mais escura que de costume, mas acho que era por falta de tomar agua, pois comecei a beber mais liquido e agua minha urina esta bem clara. Tambem sinto mais cansaço, so não sei se é porque fico muito tempo parada e ai da uma preguiça ou porque tem algo de errado. o que devo fazer? Estou mudando meus hábitos alimentares, passando a comer mais frutas e legumes e tomando cha verde, pois li que cha verde desincha.

    Responder
  4. Olá, descobri recentemente através de um exame de rotina que estou com gordura no fígado, porém o médico não me deu nenhuma orientação sobre o que fazer. Meu exame de sangue está normal porém o de urina deu sangue oculto na urina, isso também pode ser um sintoma da gordura no fígado ou não? O que devo fazer? Será que o q tenho é grave, uma vez que o médico não deu importância e me mandou tomar diclofenaco apenas por 3 dias? Por favor me ajudem! Estou preocupada e perdida….

    Responder
  5. Estou com gordura no figado moderada medica passou similarina 70mg vou tomar manipulado faz o mesmo efeito?pois nao achei na farmacia normal.obrigada!

    Responder
    • Olá Lidineia boa noite, vc tomou o similarina manipulado ? Qual os sintomas ? Teve diarreia ? Gorduras nas fezes ? Sentiu alguma melhora após ter se medicado com a silimarina ? Grato att Renato

      Responder
  6. SINTO DORES FORTES DO LADO DIREITO DO ABDOMEM, FIZ UM ULTRASSOM E A MÉDICA DISSE QUE TENHO GORDURA NO MEU FÍGADO! MINHA BOCA AMARGA O DIA INTEIRO PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE EU ME ALIMENTO, NÃO SEI SE ISSO TEM ALGUMA COISA HAVER. GOSTARIA DE SABER E SE ISSO É GRAVE?

    Responder
  7. ola bom dia, toda vez que eu durmo eu acordo com forte dores no abdômen na parte superior direita, isso ja vem acontecendo há alguns meses, e também meu peso aumentou bastante de um tempo pra cá e outros sintomas, o que eu deveria fazer??

    Responder
  8. Tenho alguns sintomas: Fezes ebranquicada (poucas vezes)muita enxaqueca muita fadiga se comer algo gorduroso ou beber, fico de cama. Agora meu xixi cheira muito mau(exame de urina nao da nada).Tomo quase que constante Xantinon que me ajudou.
    Quais Exames fazer??? Que especialidade procurar epatologista?
    Muito obrigada.

    Responder
  9. Estou sentindo a minha boca lingua azeda tenho que escovar a lingua varias vezes ao dia nao sinto dor alguma tbm a noite minha saliva fica seca grossa algun de vcs pode me esclarecer ou me ajudar obrigadoo

    Responder
    • PODE SER INTESTINO SUJO FAZER UMA DIETA DETOX COM (CENOURA, COUVE, NABO GENGIBRE) 300ML POR DIA/ EM JEJUM POR 3 DIAS. NAO COMER MASSAS NESSES DIAS.

      Responder
  10. Estou com dores abdominais pois injetei compostos de testosterona para aquisição de massa muscular e que atua diretamente no fígado o que fazer?

    Responder
  11. Meu esposo esta sentindo dores abdominal. Ele esta pesando 152.ele e fumante. Também alcoólatra. Gostaria que alguem mim disse se o que posso fazer

    Responder
    • com certeza ele vai morrer logo faça um seguro de vida pra ele assim vc vai receber um bom dinheiro pra continuar a vida ,que dizer se alguma seguradora se arriscar a fazer um seguro pra ele.pois nesse caso ele e um morto vivo.

      Responder
      • Como pode alguém ser tão ruim a ponto de falar uma coisa dessas para alguém que está sofrendo?
        Deus tenha misericórdia!
        Cuidado as doenças vem para todos, ninguém está livre de nada disso!

        Responder
      • Isso aí não se pode chamar de humano e sim de lixo…com certeza ele nunca ouviu falar de a lei do retorno.Toda plantação tem lá suas colheitas e a dele um dia chega..Isso aí não foi gerado e sim cagado.(com todo respeito a mãe desse lixo.

        Responder
      • Cuidado wesley de castro você pode ir antes que ele…(não querendo dizer que ele morrerá logo)pois somente Deus sabe do dia e hora de nossa partida,mas só pela sua mente podre você terá o retorno…Assim diz a palavra de Deus(O que mata o homem não é o que entra peça boca,mas sim o que sai)pense nisso

        Responder
    • voce não pode fazer nada ele tem que se gostar seguir orientação medica urgente porque quem vai acabar sofrendo é voce

      Responder
  12. ok tive algo parecido;se como carne gordurosa, comidas gordurosa como frituras eu fico o tempo todo tudo aquilo que comi isso é muito ruim

    Responder
  13. As vezes sinto fortes dores no abdome,as fezes com sangue e vomito toda vez que como algo gorduroso

    Responder
  14. me identifico com todos estes sintomas meu resultado revelou que meu caso e moderado a unica coisa que o medico passou foi cortar gordura e caminhar esta correto estou com medo me oriente por favor muito obrigada

    Responder
    • A atividade física certamente é de grande ajuda. Se possível faça pelo menos 5x por semana uma atividade aeróbica. Procure evitar frituras, alimentos processados, alimentos muito ricos em carboidratos refinados (pão, massas, doces) e coma mais vegetais. Você estará assim no caminho certo.

      Responder
      • Meu fígado está inflamado e descobrir através de uma ultra som que é gordura no fígado. A dez dias faço dieta exercício físico mais ainda estou sentindo a inflamação. Quanto tempo demora pra voltar ao normal e desinflamar?

        Responder
        • Raimundo, 10 dias ainda é muito pouco para sentir resultados. Continue firme que dentro de algumas semanas você pode reverter o quadro.

          Responder
    • Pra mim também o médico receitou apenas caminhada, e tbm cortar frituras, mas não passou nenhum remédio, queria pelo menos que ele tivesse passado algum remédio.

      Responder