10 principais sintomas de gordura no fígado

atualizado em

O fígado é um órgão extremamente importante, e é responsável por muitas funções, como a metabolização de medicamentos e a desintoxicação do organismo, que podem ficar comprometidas pela presença de gordura nele, um problema chamado esteatose hepática.

A razão mais comum para o desenvolvimento de gordura no fígado é a obesidade – a chance de indivíduos obesos desenvolverem a condição é 75% maior.

Embora uma dieta gordurosa e ganho de peso possam ser os maiores culpados, diabetes (ou resistência à insulina), hiperlipidemia (muitos lipídios no sangue) e abuso de álcool podem aumentar as chances.

Um estudo de 2016 publicado no periódico científico Hepatology estimou que a gordura no fígado está afetando cada vez mais pessoas e que a doença hepática gordurosa afeta aproximadamente 25% da população mundial.

Então, vamos conhecer a seguir todos os sintomas de gordura no fígado, para que você possa tomar providências com relação a isso e evitar complicações.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é gordura no fígado?

estágios da gordura no fígado que levam á cirrose

A esteatose hepática, ou gordura no fígado, é o acúmulo de gorduras no interior do órgão. Ela pode ser dividida em dois tipos:

  • Alcóolica, quando é provocada pelo consumo exagerado de álcool;
  • Não-alcóolica.

E, de acordo com o Ministério da Saúde, o problema ainda pode ser dividido em graus, de acordo com a gravidade.

  • Grau 1 ou leve;
  • Grau 2 ou moderada;
  • Grau 3 ou grave.

Essa classificação é feita através de exames de imagem, que mostram a quantidade de gordura acumulada no fígado.

Fatores de risco

Embora não haja uma causa exata para a gordura no fígado, alguns fatores podem influenciar o seu desenvolvimento, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Genética.

Os principais sintomas de gordura no fígado

Quando está em um grau leve, o acúmulo de gordura no fígado não causa sintomas. Mas, conforme a doença evolui, alguns sintomas começam a aparecer, como veremos a seguir.

1. Fadiga

Esse é um sintoma bem inespecífico, que pode ocorrer em vários problemas de saúde. Mas ele também é bastante comum quando há um acúmulo de gordura no fígado.

2. Icterícia

Boa parte das doenças que afetam o fígado podem causar icterícia, que é a coloração a amarelada da pele e dos olhos.

Ela ocorre pelo acúmulo de uma substância chamada bilirrubina, que tem uma cor alaranjada. E esse acúmulo acontece porque fígado não é mais capaz de excretá-la como antes.

3. Cor da Urina

Outro efeito desse acúmulo de bilirrubina no corpo é a modificação da cor da urina, que fica bastante escura.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Cor das fezes

Normalmente a bilirrubina é excretada nas fezes pelo fígado. E quando há um problema hepático, como a esteatose em grau avançado, essa excreção não ocorre normalmente.

Assim, as fezes ficam com uma coloração mais clara que o normal, ou até mesmo com tons de cinza.

5. Inchaço e dor abdominal

O aumento do volume abdominal pode ser um dos sintomas de gordura no fígado em estágio avançado. Ele ocorre tanto pelo aumento do volume do fígado, quanto pelo acúmulo de líquidos, chamado de ascite.

A ascite leva a um abdômen aumentado e duro, e um umbigo que parece empurrado para fora, por conta da retenção de líquidos.

Além disso, o inchaço do abdômen pode causar dor e desconforto, e as vezes até mesmo dificuldade para respirar, dependendo do grau.

  Continua Depois da Publicidade  

Consequências da gordura no fígado para a sua saúde

O acúmulo de gordura no fígado, quando não tratado, pode afetar o funcionamento do órgão. E uma das mais graves consequências é a cirrose, que ocorre quando o fígado é gravemente lesionado.

Além disso, o mau funcionamento do fígado pode ocasionar outros problemas de saúde , como:

  • Acúmulo de líquido abdominal;
  • Encefalopatia hepática, que é um problema neurológico que pode levar ao coma;
  • Inchaço das veias do esôfago que podem romper e sangrar, chamado de varizes esofágicas;
  • Insuficiência hepática, quando o fígado para de funcionar;
  • Câncer de fígado.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para o excesso de gordura no fígado. Mas existem formas de melhorar e mesmo reverter o quadro.

De forma geral o tratamento envolve evitar os fatores de risco, como o sobrepeso, consumo de álcool e o sedentarismo. E apenas em graus mais avançados é necessário o uso de medicamentos.

Além disso, existem algumas maneiras naturais de tentar minimizar a gordura nesse órgão tão importante para o corpo humano. Portanto não deixe de conferir os 12 chás para gordura no fígado que são rápidos, práticos e muito fáceis de se fazer.

E também existem outras maneiras naturais de cuidar da gordura no fígado. Uma delas é fazer uma boa dieta. Conheça a melhor dieta para tratar a gordura no fígado e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.

Dicas para proteger o fígado

Cuidar da sua alimentação é uma das melhores formas de evitar essas complicações. Algumas dicas úteis são:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter um peso saudável;
  • Adotar uma dieta equilibrada, sem exageros;
  • Evitar o consumo exagerado de álcool.

Vídeo: 8 sintomas de gordura no fígado

Assista abaixo a vídeos sobre os sintomas de gordura no fígado e os melhores alimentos para o órgão:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já percebeu algum dos sintomas de gordura no fígado em si? Qual deles? Já procurou ajuda médica para diagnosticar? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

124 comentários em “10 principais sintomas de gordura no fígado”

  1. Tenho dores abdominais e uma perda muscular fora do normal.
    Tonturas frequentes também pode ser um sintoma?

    Responder
  2. Tenho esteatose de grau elevado, sinto pontadas quando como doce ou carne de porco, o que mais me incomoda, é a barriga inchada, já não sei mais o que fazer, sou uma eterna gestante de tanto que me perguntam, devido o tamanho da minha barriga.

    Responder
  3. Bom dia, ao decorrer da madrugada minha barriga dói muito, são dores fortes, vou no banheiro umas duas vezes na madrugada e passo o dia do mesmo jeito, com dor na barriga e diarréia, meu xixi últimamente esta mais escuro assim como o cÔcô, isso acontece quando tomo algo que contém leite, ou quando como pão e até quando como doce. O que pode ser?

    Responder
  4. Gordura no fígado não é causada por gordura não. É causada por execesso de carboidratos e açúcares.

    Responder
  5. Também esto com gordura no fígado o meu médico me receitou um medicamento,mais tenho ânsia de vômito e só eu me alimenta que vem a volta de e muito ruim

    Responder
  6. Descobri que tenho gordura no fígado, o dobro da referência do exame, e o médico passou FORFIG por 04 meses mas após 7 dias de remédio passei a ter muito enjôo e enxaqueca constante…o que faço?…paro de tomar o remédio ou continuo passando mal mesmo?

    Responder
  7. Tinha 97 quilos, a dois meses fiz consulta de medicina natural foi diagnosticada com nódulos no fígado. É grave?

    Responder
  8. Descobri a gordura no fígado por acaso investigando gastrite, por causa das dores que sentia no lado direito da barriga. Fiz ultrassom do abdômem total e descobrir que estava no grau 1. Fiz aeróbico, reduzi o consumo de carboidratos e tomei bastante água e chá verde com composto de ervas (Herbalife), que já reduziu bastaste a gordura, e eliminei 7 quilos de abril a outubro. E hj busco cuidar da alimentação de forma saudável e continuo eliminando peso pra n voltar a gordura no fígado e n engordar. Aprendi a mim alimentar e hj trabalho com nutrição alimentar Herbalife e tenho melhorado minha disposição a cada dia. Aconselho a procura de um médico ao menor sintoma, e n achar bobagem ou ouvir conselhos de colegas de tome isso ou aquilo. Façam exames, busquem o diagnóstico correto e façam o que é orientado. Sua saúde agradece. Jesus abençoe vcs!!!

    Responder
  9. estou com dor do lado direito no adbome, as x vai e volta se eu como pouco ou fico sem comer some, se eu comer bastante volta, bebo bastante agua e suco de limao, minhas fezes estao com uma cor normal urina normal tb, ja tive hepatite com 15 anos, não bebo, hoje tenho 43 anos, uma saude boa , mas essa dor vai e volta…

    Responder
  10. há esqueci de dizer, cuidei da minha sogra com câncer de fígado, e nos exames dela deu hepatite c no resultado disse indeferido, sem a resposta se ela tinha ou não a hepatite, ela faleceu em julho desse ano, tenho medo de ela ter tido hepatite e não ter sido diagnosticada, e de repente eu ter contraído.

    Responder
  11. Bom dia, estou com diarreia a 3 meses, ela fica mais intensa na parte da manha, junto vem muito enjoo, e quando me alimento depois de 1 hora mais ou menos, sinto dores fortes no centro do abdome, junto de enjoo, chegando a ter vômitos e logo diarreia, na cor bem amarela ou esverdeada, fiz endoscopia, deu gastrite erosiva de antro, estou tomando omeprazol e ranitidina 2x ao dia, mais as dores persiste e a diarreia nem se fala, estou fazendo dieta e com isso já perdi 6 kl, sinto muita canseira e sono, coceira nas pálpebras, preciso de uma ajuda, fiz usg de abdome total, e o médico disse que tem gordura no fígado.

    Responder
    • Ola Danilo já teve seu diagnostico? Pois estou com praticamente os mesmo sintomas, tenho gordura no figado moderada e o medico me pediu exames para ver se há hepatite apesar de acreditar que não. O seu já foi diagnosticado?

      Responder
  12. Oi sou Aryane tenho vinte e dois anos tenho muita dor de estômago a aperta a barriga dói oq pode ser ka fiz enduscopia e nao deu nada

    Responder
  13. eu tinha gordura no figado e minha barriga ficava inchada mas eu parava de comer quando ocorria isso e esperava ela mucha voltei a andar e para com essa vida sedentária e comer corretamente. parei de comer pão doce que tem muito frutose parei de comer comida de bar restaurante .. é muito diferente vc comer comida em casa do que comer o que vc não sabe o que esta comendo , só o fato de comer uma comida em restaurante que não tem cheiro ja é suspeito! os tempero e condimentos desses lugares são industrial perigo a vista.. vamos a dieta pra quem não quer ficar doente, de manha tome um chá simples se voce for muito obeso ou estiver acima do peso ou em menos de um ano ganhou 13 quilos que nem eu ..se for para o serviço acorde mais cedo e saia de casa meia hora antes , pra andar vários pontos antes de pegar sua condução ande meia hora todos dias… andar sem pressa ..na hora do almoço se for ao restaurante ou bar, pegue arroz e salada e legumes um file de frango ou peixe.. a tarde coma bolacha de água e sal com café ou chá ou uma barrinha de cereal ou leve uma fruta pra comer no serviço.. a noite não podemos ficar com fome mas também não podemos comer demais o que fazer? sera que uma sopinha com legumes resolve? salada e legumes ? arroz puro com salada de tomate e verdura a mistura coma peixe, ovo cozido,frango e tudo isso pode ser de dia também e beba água não deixe de beber água pelo menos é isso que estou fazendo já faz seis meses e perdi 5 quilos e já fui fazer exames e estou no caminho certo . não esqueça gordura tem em quase tudo , mas o açúcar também mata! não seja fã de refrigerantes, não fume, não beba, nada de gorduras , mas onde tem gordura? óleo vegetal , manteiga,pão doces ,queijo ,leite,frituras em geral, corte todo tipo de gorduras massas então devagar com molhos e condimentos e lembre se tudo que é demais mata! se todo mundo seguisse a regra de comer de tudo um pouco seria ótimo mas ninguém segue essa regra. coma frutas de época , legumes e verduras e procure muita fibras na alimentação e não esqueça da água! lembre se não tome medicamentos sem orientação do seu medico .. muitas causa pode estar relacionado a medicamentos tomado sem orientação medica, cuidado com isso! eu não bebo ,não fumo, não tenho pressão alta e nem baixa, não tenho problema de diabete, não sei o que é dor de pescoço ,enxaqueca,dor nas vista, dor no corpo se você cuida do seu templo que é seu corpo ele respondera com saúde.. boa sorte!

    Responder
    • Ótima dica, descobri que tenho gordura no fígado a 2 meses e estou mudando meus hábitos para melhorar disso e clao continuar co a vida saudável.

      Boa Sorte!!

      Responder
    • Parabéns ,pelo seu comentário, perfeito,tbm tenho gordura no fígado e tive que reeducar meu modo de me alimentar ,faço tudo conforme vc descreveu e me fez muito bem ,sou cuidadora fui chamada para cuidar uma senhora com 86 anos em faze terminal tumor cabeça do pâncreas, na primeira semana de trabalho ela teve uma crise ,pois comia de tudo até feijoada ,pois e dona de um restaurante,e portuguesa,muito teimosa e brava ,comia de tudo,bilirrubina altisssima ,foi colocado um stent ,pois. Devida à tanta gordura o canal da bílis entupiu,, aí eu comecei meu trabalho, tirei toda alimentação errada ,os médicos deram 2meses vida ,foi encaminhada cuidados paliativos,, mudei tudo ,só frutas legumes ,torradas chás ,nada mais só azeite ,alho cebola,sem um pingo de sal,todo tipo de legumes todos mesmos,carne só frango na sopa ,arroz integral,saladas verdes todas, ela se transformou outra pessoa ,já se passaram 6meses ,faz acompanhamento com doutor jekumura Hospital AC Camargo ,recebi os parabéns pois até os cabelos unhas fortaleceram devido a alimentação,, e hj vejo. O quanto a nossa alimentação e importante para nosso corpo,já tive várias outros casos parecidos que a Alimentação foi essencial. Na recuperação ,do acamado!!!

      Responder
    • EXCELENTE MATÉRIA… OS CASOS RELATADOS TAMBÉM AJUDAM EM DIVERSAS SITUAÇÕES… TENHO ” ESTEATOSE HEPÁTICA-MODERADA ” = GORDURA NO FÍGADO E JÁ FAÇO UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO, INCLUSIVE COM AJUDA DE REMÉDIO APROPRIADO, PARA A ELIMINAÇÃO DAS GORDURAS ACUMULADAS, AO LONGO DE MUITOS ANOS… COMO JÁ EXTIRPEI A VESÍCULA, ACABOU QUE O MEU FIGUEIREDO SE DEU MAL… rsrsrs…. PARABÉNS ”…

      Responder
  14. Boa noite, fiz uma ultra abdominal total,o médico afirmou que tenho gordura no fígado,porém não sinto nem um desses sintomas.. gostaria de saber se só a dieta pode amenizar ou sanar o problema …¿?

    Responder
  15. fui constatado com gordura no figado a um ano atras fiz o tratamento que o medico pediu mas continuo com dores na barriga abaixo da costela direita o que eu faco me ajudem por favor.

    Responder
  16. Boa noite estou com gordura no figado apareceu na ultrason e sinto dor no abdomem por baixo do seio sera que e do figado lado direito indo para a lateral do estomago

    Responder
  17. Sinto uma dor fraca porém contínua no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, isso já há muitos meses. Também sinto a boca amarga por muitas vezes e em geral dá dor de cabeça quando isso acontece, tenho me sentido bem cansada também. Será que é fígado gordo? Estou um pouco obesa.

    Responder
  18. Oi, gostaria de saber que especialista médico devo procurar para avaliar se tenho ou não gordura no fígado. Alguém sabe me dizer? Abraços.

    Responder
  19. Bom dia, fiz exames de rotinas e deu positivo na urina BILIRRUBINA o que é isso? A medica me passou um outro exame de sangue para ver o que! AGUARDO A RESPOSTA. OBRIGADO!

    Responder