10 Receitas de Leite Vegano Light

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

O leite vegano pode ser preparado de várias maneiras. Como o leite de vaca, cabra e outros de origem animal estão banidos do cardápio vegano, saiba que é possível preparar muitas versões de leite de origem vegetal. Algumas ideias são o leite de arroz, gergelim, amendoim, castanhas, nozes, amêndoas, sementes de girassol, linhaça, quinoa, soja, aveia e até inhame! O preparo de alguns pode ser um pouco demorado, pois os grãos e sementes (a grande maioria) devem ser deixados de molho na água por 8 a 12 horas para retirar toxinas.

Entretanto, o preparo do leite em si é rápido, pois depois de deixar de molho basta bater no liquidificador com água e coar, obtendo assim o líquido que será o seu leite. Esse leite vegetal costuma estragar rápido, durando de 1 dia a no máximo 3 dias na geladeira, por isso, o ideal é fazer em pequenas quantidades para consumo diário.

Além de consumir puro, em vitaminas, cereais, você pode usar esses leites como base de preparo de diversas receitas que levam leite como massas e sobremesas (bolos, tortas, mousses, pudins, etc). Cada leite possui um sabor único derivado do ingrediente utilizado e você pode saborizar com essência de baunilha, canela, cravo, noz-moscada ou o que preferir. Confira as receitas de leite vegano light nutritivas e saudáveis e experimente para aproveitar em seu dia a dia na cozinha. Bom preparo!

1. Receita de leite vegano light de arroz

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz integral;
  • 1 litro e 1/4 de água;
  • 1 colher de sopa de aroma de baunilha.

Modo de preparo:

Coloque o arroz, a água e a baunilha numa panela e leve para cozinhar em fogo médio por 15 minutos. Em seguida leve o arroz com a água do cozimento para o liquidificador e use o modo pulsar de 3 a 10 vezes para o leite soltar da água. Coe com uma peneira e pano para extrair o líquido. Guarde na geladeira e consuma em até 3 dias.

2. Receita de leite vegano light de soja

Ingredientes:

  • 1 xícara de grãos de soja;
  • 5 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Deixe os grãos de soja cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro por 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador com as 5 xícaras de água filtrada.

Quando estiver homogêneo, coe com um pano de algodão reservado especialmente para isso. Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Conserve na geladeira e consuma em até 3 dias.

3. Receita de leite vegano light de amendoim

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras de chá de amendoim cru e com casca;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Lave os amendoins e coloque em uma tigela. Cubra com água e deixe descansar por 12 horas. Escorra e lave rapidamente. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Quando ferver, desligue e deixe descansar por 5 minutos. Escorra, lave e bata em um liquidificador com 1 litro de água filtrada até ficar homogêneo. Coe em uma peneira fina. Mantenha na geladeira.

4. Receita de leite vegano light de amêndoas

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas sem sal e cruas;
  • 2 a 4 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Deixe as amêndoas de molho em um recipiente com água por pelo menos 8 horas. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las. Passado esse período, escorra a água e leve as amêndoas para bater no liquidificador. Adicione as xícaras de água e bata bem. Coe o leite com um pano limpo fino ou uma peneira. Esprema bem para tirar o máximo do leite e conserve na gelar. Pronto para consumir!

5. Receita de leite vegano light de gergelim

Ingredientes:

  • 1 xícara de gergelim preto;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Deixe o gergelim de molho na água por 8 a 12 horas pelo menos. Passado esse tempo escorra e descarte a água. Leve o gergelim para bater no liquidificador com a água filtrada até ficar homogêneo. Se quiser mais líquido, adicione um pouco mais de água. Coe com um coador de pano ou passe em peneira fina. Pronto, seu leite está pronto para consumo!

6. Receita de leite vegano light de linhaça

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de linhaça;
  • 1 copo de água filtrada.

Modo de preparo:

Para fazer o leite de linhaça deixe as sementes de linhaça hidratando em água durante 8 horas. Escorra e elimine essa água. Depois, bata bem no liquidificador a linhaça com água, utilizando. Coe com uma peneira ou coador de pano. Reserve o líquido para consumo. Se preferir, troque a água por óleo de coco para dar mais sabor ao leite.

7. Receita de leite vegano light de semente de abóbora

Ingredientes:

  • 1 xícara de sementes de abóbora;
  • 4 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

O preparo do leite é simples e semelhante aos outros processos. Primeiro é necessário deixar as sementes de molho em água por 12 horas. Passado esse tempo, escorra o líquido e leve as sementes para bater no liquidificador com a água filtrada. Nunca use a mesma água do descanso. Bata e em seguida coe. Utilize o líquido para preparo de receitas ou consuma puro.

8. Receita de leite vegano light de aveia

Ingredientes:

  • 2 xícaras de aveia em pó;
  • 4 xícaras de água.

Modo de preparo:

Esse leite é mais simples, pois a aveia não precisa ser deixada de molho por horas como os outros ingredientes (sementes e grãos). Para preparo basta bater a água com a aveia no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Coe e leve o leite para a geladeira. Consuma em no máximo 3 dias.

9. Receita de leite vegano light de quinoa

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água filtrada;
  • 4 colheres de sopa de quinoa.

Modo de preparo:

Coloque tudo dentro do liquidificador bata e deixe de molho durante 15 minutos. Depois bata durante 1 minuto novamente e está pronto. Não é necessário coar.

10. Receita de leite vegano light de inhame

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de sementes de girassol;
  • 1 inhame pequeno cozido.

Modo de preparo:

Deixe as sementes de girassol de molho durante doze horas trocando a água a cada 2 horas e lavando bem as sementes. Escorra e descarte essa água. Bata as sementes com casca e o inhame já descascado no liquidificador com água filtrada. Coe passando numa peneira e consuma em um dia. Esse leite é muito rico em vitamina E.

O que você achou dessas receitas de leite vegano light que separamos acima? Qual delas mais chamou sua atenção para fazer em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “10 Receitas de Leite Vegano Light”

  1. Bom dia ! Sou diabética,qual é o leite vegano mais indicado para mim ? posso tomar o de amendoa ? dee ser gostoso. e o de soja posso ? mande os mais indicado ok ? Aguardo. Um abraço.