10 remédios caseiros para vermes intestinais

Especialista da área:
atualizado em 13/01/2022

Você já sentiu nojo de algum alimento que comeu, juntamente com uma sensação de enjoo e náuseas? Pode ser que você tenha tido uma má digestão, ou que esteja com algum verme intestinal. A base científica dos bons remédios caseiros para vermes intestinais é usar plantas com propriedades antiparasitárias, que detêm, eliminam e previnem a infestação por vermes. 

  Continua Depois da Publicidade  

Uma forma interessante de usar os remédios caseiros para vermes intestinais é a preventiva, cujo objetivo é manter o intestino livre desses parasitas. Para esse tipo de aplicação, os remédios devem ser tomados em doses pequenas e de forma regular, ou a cada 6 meses. 

Para o tratamento de uma infestação por vermes já instalada no intestino, os remédios caseiros atuam como bons complementos da medicação convencional prescrita pelo médico.

Os remédios caseiros não oferecem riscos à saúde, porém no caso de crianças, gestantes e lactantes, é recomendado comunicar e buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, inclusive os caseiros. 

Veja como fazer alguns tipos de remédios caseiros para vermes intestinais e escolha aquele que for mais adequado para você! 

O que são vermes intestinais?

Antes de conferir as receitas de remédios caseiros, veja alguns detalhes sobre as verminoses.

Os vermes estão em todo lugar, no solo, rios, mares, nas fezes animais ou humanas, em insetos, caramujos e nos alimentos vegetais e animais. Nem todos os vermes causam verminose. Os que causam doenças são os vermes parasitas, como a lombriga e a tênia. 

  Continua Depois da Publicidade  

De modo geral, as verminoses estão associadas com más condições de higiene, como falta de saneamento básico, ingestão de água contaminada ou de alimentos mal lavados ou mal cozidos. 

Pode até parecer que as verminoses só acontecem no campo ou em locais com falta de saneamento básico, mas você pode ingerir um parasita ou seu ovo, ao comer uma salada mal lavada ou uma carne de porco mal cozida, em um restaurante no centro da cidade. 

O perigo também está em casa, por isso é importante lavar e cozinhar bem os alimentos, além de usar duas tábuas: uma somente para cortar alimentos que serão consumidos crus, e outra para carnes que serão cozidas, assim você evita a contaminação cruzada. 

Como saber se estou com verminose?

Problema no intestino
Existem alguns sintomas bastante comuns de problemas no intestino

Quando um parasita se aloja e infesta o intestino, pode causar alguns sintomas bem comuns: 

  • Cólicas abdominais
  • Inchaço abdominal e gases
  • Enjoo, náuseas e vômitos
  • Diarreia com ou sem sangue
  • Algumas vezes, é possível notar a presença de vermes nas fezes.
  • Emagrecimento não intencional
  • Mudança no padrão de apetite, algumas pessoas perdem a fome, outras sentem fome constante.
  • Tontura e fraqueza

Quais são as verminoses mais comuns?

  • Amebíase: ameba
  • Giardíase: giardia
  • Ascaridíase: lombriga
  • Ancilostomíase: amarelão
  • Enterobíase ou oxiuríase: coceira anal
  • Teníase: tênia

Remédios caseiros para vermes intestinais

Coco

O coco é rico em ácido láurico que, em nosso estômago, se transforma em monolaurina, uma substância que auxilia no combate dos parasitas. Há duas formas de consumir o coco como remédio caseiro: 

  • Comer uma colher de sopa de coco ralado em jejum.
  • Tomar 3 colheres de óleo de coco por dia.

Alho

Alho contém ótimas propriedades contra vermes

O alho é um excelente alimento para a saúde e contém propriedades vermífugas e estimulantes do sistema imunológico, sendo um ótimo aliado no combate dos vermes intestinais. 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Patê de alho com abacate: corte dois dentes de alho cru em pedaços bem pequenos e misture a um abacate amassado. Adicione duas colheres de chá de suco de limão. 
  • Alho com azeite: corte dois dentes de alho em lâminas bem finas e adicione ao seu recipiente de azeite. Mantenha o recipiente na geladeira. Você pode usar esse azeite aromatizado em todas as suas preparações. 
  • Xarope de alho: em um liquidificador, coloque 300 mL de água filtrada, suco de meio limão, uma colher de chá de mel, uma pitada de pimenta caiena e dois dentes de alho cru. Bata tudo no liquidificador por 1 minuto e tome essa mistura ao longo do dia. 

Erva-de-santa-maria

A erva-de-santa-maria, ou mastruço, é um potente remédio natural contra vermes, principalmente o oxiúros. 

  • Chá: ferva 250 mL de água filtrada e depois adicione 1 colher de sopa de folhas e sementes de erva-de-santa-maria. Deixe em infusão por 10 minutos e depois coe e beba, quando estiver morno. 
  • Pasta: amasse, em um pilão, uma colher de sopa de folhas frescas da erva. Quando ficar bem amassada, adicione mel, formando uma pasta. Crianças de 10 a 20 kg podem consumir uma colher de sobremesa por dia. Crianças de 20 a 40 kg, uma colher de sopa por dia e os adultos podem consumir até 3 colheres de sopa, diariamente. Faça esse tratamento por 3 dias consecutivos. 

Hortelã

É de conhecimento popular que a hortelã é eficaz no combate aos vermes e esta informação foi comprovada por pesquisadores da Universidade de Brasília, que encontraram altas concentrações de óxido de piperitenona, que tem ação vermífuga.

  • Leite: coloque 10 folhas de hortelã em 100 mL de leite e ferva. Você pode adicionar uma colher de mel, se quiser adoçar. Beba o leite ainda morno, em jejum, e repita a dose após 7 dias. 

Mamão

As sementes de mamão puras ou combinadas com arruda, são um potente vermífugo natural.

  • Chá: ferva 250 mL de água filtrada, juntamente com 1 colher de sopa de folhas de arruda e meia colher de sopa de sementes de mamão. Coe e beba ainda morno. 
  • Sementes: deixe as sementes de um mamão secarem e depois triture-as com um moedor ou liquidificador. Misture o pó de sementes com mel. Meia hora antes de cada refeição, misture uma colher deste preparado em um copo com água e suco de meio limão. 
  • Vitamina com sementes: bata um mamão com as sementes em liquidificador e beba em jejum. Aguarde, pelo menos, meia hora para tomar café. 

Cúrcuma

Cúrcuma Açafrão da Terra
A cúrcuma é outro importante agente natural contra os vermes

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz com excelentes propriedades medicinais, atuando, principalmente, no nosso sistema de defesa contra doenças. Ela possui compostos com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e vermífugas. 

  • Chá: ferva 150 mL de água filtrada e adicione 1 colher de sobremesa de cúrcuma em pó, deixando repousar por 10 minutos. Beba esse chá 3 vezes ao dia. 
  • Tempero: a cúrcuma em pó pode ser usada para temperar os alimentos, conferindo os mesmos benefícios do chá. 

Artemísia

A artemísia é uma erva conhecida por eliminar parasitas intestinais, sendo apelidada de erva dos vermes. 

  • Chá: ferva 1 litro de água filtrada e adicione 20 gramas de folhas de artemísia, algo em torno de 2 colheres de sopa bem cheias, e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba ainda morno, 3 vezes ao dia. 

Sementes de erva-doce

As sementes de erva-doce são uma poderosa aliada no tratamento de vermes intestinais, pois possuem propriedades antiparasitárias. 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Chá: adicione 1 colher de sopa de sementes de erva-doce a 1 litro de água e ferva durante 10 minutos, depois abafe e deixe repousar por 30 minutos. Coe e tome um copo a cada 8 horas, de preferência após as refeições. 

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia tem propriedades antiparasitárias, que ajudam na destruição dos ovos e eliminação dos vermes adultos. Além disso, o cravo-da-índia também pode ser usado como tratamento preventivo contra verminoses. 

  • Chá: ferva 250 mL de água filtrada, adicione uma colher de chá de cravo-da-índia recém moído (pó), cubra e deixe em infusão por 20 minutos. Beba esse chá 3 vezes ao dia, durante 1 semana. 

Neem

As folhas de neem têm propriedades antiparasitárias e também atuam na liberação de toxinas presentes no intestino. 

  • Leite ou chá: Aqueça um copo de leite ou de água e adicione 1 colher (de chá) de pó de folhas de neem. Beba o leite ou o chá 2 vezes ao dia, durante 1 semana.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar sobre algum desses remédios caseiros para vermes intestinais? Já testou algum deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário