Verme Dá Sono? Cansaço é da Verminose?

Especialista:
atualizado em 24/06/2020

Confira se ter verme dá sono, ou seja, se o cansaço é um sintoma da verminose, ou se não faz sentido ter essa sensação

Um verme é um organismo ou pequeno animal que vive dentro ou fora de outro organismo e se alimenta também de um organismo. Ele não é capaz de viver por si mesmo, e as doenças parasitárias incluem infecções por protozoários (organismos unicelulares, como a malária), helmintos (vermes) e artrópodes (como a sarna).

Os parasitas podem se multiplicar em seu corpo e contribuir para muitos casos de diarreia extrema e quando não tratados, desidratação. Esses vermes vivem dentro dos intestinos e normalmente não resultam em morte, porém contribuem para uma vida com problemas crônicos de saúde, problemas digestivos, sensação de fome constante, alterações de humor, dor abdominal, nebulosidade cerebral e perda de peso, entre outros em casos específicos.

Aproveite e confira os remédios para verme mais usados de acordo com cada tipo de infecção.

Mas será que verme dá sono também?

Cerca de 75% a 80% das pessoas infectadas com vermes desenvolvem sintomas, enquanto outras permanecem livres, mas mesmo assim ainda podem transmitir a infecção.

Um estudo realizado na Noruega que acompanhou pessoas depois de consumirem água contaminada causando um grande surto de giardíase em uma pequena cidade deste mesmo país mostrou um risco elevado de síndrome de fadiga crônica e síndrome do intestino irritável.

O estudo, que acompanhou durante cinco anos essas pessoas, descobriu que os parasitas não eram apenas os responsáveis pela fadiga, mas também pareciam causar apneia obstrutiva do sono, ansiedade e depressão.

As taxas de todos esses transtornos, além da síndrome da fadiga crônica, estavam em níveis mais altos do que na população saudável enquanto que a síndrome da fadiga crônica. No entanto, havia sido mais comumente identificada em todos os pacientes que ainda sofriam de fadiga cinco anos após a exposição ao parasita.

E, como você já deve saber, a sensação de fadiga (cansaço) é extremamente relacionada à sensação de sono. Esse é um dos motivos pelos quais é comum as pessoas infectadas perceberem que o verme dá sono.

Vermes podem causas DDA, fadiga crônica e mudança de humor

Os vermes competem com o seu próprio corpo pelos nutrientes que você come. Quando há hiperinfecção de vermes, a absorção competitiva de nutrientes pode acabar privando o seu corpo dos nutrientes que são extremamente importantes para manter a sua boa saúde.

Os parasitas parecem consumir frequentemente as vitaminas do complexo B presente em seus alimentos e suplementos vitamínicos. Sem as vitaminas B adequadas, você não pode regular corretamente as suas respostas ao estresse, nem produzir hormônios e nem energia, criando uma cadeia de deficiências sistêmicas, alterando o equilíbrio do pH ácido/alcalino do organismo.

Manter um equilíbrio normal de pH é importante, porque a levedura e outros micróbios não podem sobreviver e superpovoar, a menos que o equilíbrio do pH do corpo esteja alterado. Um ambiente alcalino promove a saúde, enquanto que um ambiente ácido promove a disfunção.

Matar os parasitas pode ajudar muito a restabelecer o equilíbrio do pH, e para isso, há muitos produtos no mercado, bem como plantas e ervas que normalmente são usadas para este tratamento.

As infecções por vermes não são de forma alguma as únicas causas do cansaço e extrema fadiga. A maioria dos pesquisadores concorda que a síndrome da fadiga crônica é o resultado de múltiplas causas e desencadeantes.

Por exemplo, certos vírus podem desencadear fadiga crônica, assim como deficiências nutricionais, como por exemplo a deficiência de ferro. A síndrome do intestino solto e esgotamento da glândula adrenal também são desencadeadores de fadiga crônica.

Como você pode ver, pode-se dizer que o verme dá sono, bem como outros sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com outras condições de saúde, mas trata-se de algo que pode ser muito sério que deve ser tratado o quanto antes.

Sendo assim, não deixe de consultar o seu médico para que ele possa fazer o tratamento correto e lembre-se sempre de se prevenir, lavar bem os alimentos e não consumir bebidas que possam estar infectadas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já percebeu que ter verme dá sono? Já foi diagnosticado com algum tipo deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário