Verme Dá Gases? É um Sintoma de Vermes?

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Confira se ter verme dá gases mesmo ou se esse tipo de problema intestinal não é um dos sintomas de vermes.

Os vermes intestinais, também conhecidos pelo nome de vermes parasitas, são organismos que se alimentam do organismo humano. Alguns exemplos das variedades que podem atacar o nosso corpo incluem: ancilóstomos, solitária, áscaris lumbricoides (lombriga) e trichinella.

Uma pessoa pode ser infectada por um verme intestinal quando ingere uma carne mal cozida de um animal infectado como porco, vaca ou peixe, por exemplo. Mas essa não é a única maneira possível de pegar o verme.

O corpo humano também pode ser atingido por um verme parasita quando alguém consome água contaminada, tem contato com terra ou fezes contaminadas, é exposto a um saneamento precário ou tem uma higiene ruim.

Por brincarem em ambientes que podem conter terra contaminada, como caixas de areias e parquinhos na escola, as crianças são consideradas um grupo suscetível à contaminação pelos vermes intestinais.

Os idosos são outros que apresentam um risco maior de contrair o problema, devido ao fato de possuírem um sistema imunológico baixo. Além disso, quem vive em países em desenvolvimento, em que a água ingerida pode vir de fontes contaminadas e os níveis de saneamento são ruins, são os que apresentam as maiores chances de serem infectados pelos vermes intestinais.

A partir do momento que um indivíduo ingere ou tem contato com uma substância contaminada, o parasita em questão se desloca até o seu intestino, onde se reproduz e se torna maior em tamanho e quantidade. É justamente aí que os sintomas dos vermes podem aparecer e um médico pode receitar alguns dos remédios para vermes mais usados.

Será que ter verme dá gases?

Para descobrirmos se ter verme dá gases ou se eles podem provocar a flatulência exagerada quando contaminam uma pessoa, nós precisamos conhecer os sintomas associados aos vermes intestinais.

Pois bem, de maneira geral, os sinais comuns de que uma pessoa possui vermes parasitas incluem: perda de apetite, fadiga, dor ou sensibilidade abdominal, inchaço, náusea, diarreia, vômito, perda de peso sem explicação, dor de estômago, passagem de pedaços do verme pelas fezes e obstruções severas no intestino que dificultam ter um movimento intestinal.

Como se não bastasse, os vermes intestinais podem provocar a disenteria – problema que aparece quando uma infecção intestinal causa diarreia com sangue e muco nas fezes -, além de coceira ou erupção cutânea em torno do reto ou da vulva.

Entretanto, cada espécie de verme pode provocar sintomas diferentes, que podem variar de paciente para paciente.

Além disso, é possível também que um indivíduo contaminado por um verme intestinal por anos não apresente qualquer tipo de sintoma.

Mas onde é que os gases entram ou não nisso tudo? A flatulência é ou não é um sintoma de vermes? Bem, segundo informações, os gases podem ser sim um sintoma comum manifestado pelas pessoas que foram infectadas por esses organismos.

Aconselha-se ficar atento caso experimente desconfortos provocados por gases depois de viajar para uma localidade diferente, que seja conhecida pela ocorrência de problemas associados aos vermes parasitas, já que eles podem ser responsáveis pelo incômodo.

Esses gases podem vir acompanhados de dores abdominais – que como vimos acima, são outro sintoma relacionado aos vermes intestinais.

Em alguns casos, a presença de um verme dá gases e náuseas, fazendo com que a pessoa infectada tenha a impressão que está com a barriga cheia.

Entretanto, é necessário ponderar

Os gases são uma manifestação normal do organismo, que pode ser exacerbada pela ingestão de determinados alimentos ou surgir por conta do uso de certos medicamentos ou do ato de engolir ar, por exemplo.

Portanto, não é o simples e isolado fato de ter flatulência que significa necessariamente que uma pessoa tem gases. Por outro lado, se ela foi exposta a refeições e situações com riscos elevados de contaminação pelos vermes parasitas e apresenta outros sintomas associados a eles, então o sinal vermelho de precaução precisa sim ser aceso.

Mais importante do que saber se um verme dá gases

É tomar bastante cuidado para não consumir água ou alimentos contaminados, não entrar em contato com terra ou fezes infectadas, ter uma boa higiene e acesso a um bom saneamento para diminuir as chances de pegar vermes intestinais.

No entanto, quando a pessoa já apresentar algum dos sintomas gerais associados a esses organismos ou algum outro sinal ou problema fora do comum, é fundamental procurar rapidamente o auxílio médico para verificar se não pode ter sido contaminado por um desses vermes parasitas.

Uma vez que a contaminação tiver sido diagnosticada, é de suma importância que o paciente siga todas as orientações do médico em relação ao tratamento, que certamente serão baseadas no tipo de verme encontrado e individualizadas conforme as necessidades e características do organismo da pessoa que foi contaminada.

Vale registrar que os vermes intestinais podem provocar complicações como a elevação do risco de desenvolver sintomas da anemia e obstruções intestinais.

Esses vermes também podem dificultar a absorção de proteínas por parte do organismo e algumas variedades trazem o risco de desenvolvimento da cisticercose humana, uma doença com potencial para ser grave que pode danificar os olhos e provocar convulsões.

As complicações são desenvolvidas com maior regularidade em indivíduos que têm uma supressão no sistema imunológico, como aqueles infectados pelo HIV ou AIDS. É importante saber ainda que as infecções por vermes intestinais representam um risco maior para uma mulher grávida.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que ter verme dá gases? Já passou por isso alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário