Óleo de mirra

11 Benefícios do Óleo de Mirra – Para Que Serve e Propriedades

Pouco tempo depois de nascer, Jesus Cristo recebeu a visita de magos do Oriente que O adoraram e ofereceram presentes a Ele. Entre esses presentes estavam ouro, incenso e mirra. Isso está relatado no livro de Mateus na Bíblia Sagrada.

Este último presente recebido pelo então menino Jesus vem de uma árvore pequena e cheia de espinhos que é encontrada no Oriente Médio e na região nordeste da África.

A partir da resina da mirra, é extraído o chamado óleo de mirra, que é utilizado tanto para fins terapêuticos quanto para fins cosméticos e inclusive em cerimônias religiosas. Vamos conhecer a partir de agora para que serve o produto, quais são suas propriedades e os benefícios que ele pode trazer.

As propriedades do óleo de mirra 

O óleo extraído da mirra é conhecido por apresentar as seguintes propriedades:

  • Antissépticas;
  • Antibacterianas;
  • Antioxidantes;
  • Descongestionantes;
  • Adstringentes
  • Antifúngicas;
  • Calmantes;
  • Rejuvenescedoras;
  • Hidratantes;
  • Antiparasitárias;
  • Expectorantes;
  • Carminativas;
  • Anti-inflamatórias. 

Para que serve – 11 benefícios do óleo de mirra

1. Efeito antioxidante

Uma pesquisa do ano de 2010 publicada no jornal Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Alimentar e Química, tradução livre) identificou que o óleo de mirra apresenta uma elevada capacidade antioxidante.

O estudo foi realizado com coelhos e essa capacidade antioxidante do produto mostrou ser capaz de proteger o fígado dos animais contra danos. Ainda que o experimento tenha sido feito com animais, há potencial de que o efeito também seja observado nos seres humanos.

2. Saúde da pele

Durante muito tempo, o óleo de mirra foi utilizado para tratar ferimentos e prevenir infecções. Atualmente, ele pode ser aplicado para auxiliar o tratamento de irritações pequenas na pele como pé de atleta, tinha (micose) e acne.

A dica é colocar algumas gotinhas do produto em uma toalha limpa antes de aplicar diretamente no local afetado na pele.

Ainda falando sobre os efeitos do óleo de mirra na pele, os antigos egípcios utilizam o produto para manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento.

O óleo ajuda a suavizar a pele rachada e é usado como ingrediente em produtos cosméticos para ajudar em relação à hidratação e fragrância.

3. Relaxamento

Com suas propriedades calmantes, o óleo de mirra pode ser utilizado em massagens. Outras formas de aproveitar os efeitos relaxantes do produto são adicioná-lo a um banho quente ou simplesmente aplicá-lo diretamente na pele.

4. Saúde do sistema respiratório

O óleo de mirra possui efeito expectorante e, portanto, pode ajudar a aliviar os sintomas de resfriados e tosses. O produto ajuda a aliviar a congestão e a diminuir o catarro. Ele também pode auxiliar em casos de inflamação na garganta.

5. Saúde do sistema digestivo

O óleo de mirra também é conhecido por contribuir com o tratamento de alguns problemas digestivos. Entre eles estão: a perturbação estomacal, a diarreia, a indigestão, a flatulência e as hemorroidas.

6. Saúde bucal

Este benefício dá-se graças às propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do produto. Acredita-se que o óleo de mirra pode ajudar a aliviar a inflamação na boca e nas gengivas, que surge em decorrência de condições como gengivite e úlceras bucais.

Ele também ajuda a refrescar o hálito, tanto que é encontrado na composição de pastas de dente e enxaguantes bucais.

7. Auxílio ao tratamento de úlceras

Uma pesquisa do ano de 2010, publicada Journal of Immunotoxicology (Jornal de Imunotoxicologia, tradução livre) identificou que o óleo de mirra não somente diminui a incidência de úlceras, como também melhora o seu tempo de cura.

8. Melhoria do sistema imunológico

O óleo de mirra também pode contribuir com o fortalecimento e a ativação do sistema imunológico do organismo humano, ajudando a manter o corpo longe de infecções.

9. Eliminação dos gases

Quando dizemos que o produto possui propriedades carminativas, isso significa que ele ajuda o corpo a se livrar dos gases. Isso é importante porque os gases podem roubar o apetite, desacelerar a digestão, causar dor no estômago, na cabeça e no peito e aumentar a pressão arterial.

10. Estimula o suor

O óleo de mirra também estimula a transpiração e o suor. Isso é útil porque, por meio deles, o corpo se livra de toxinas, do excesso de água e de sal. Além disso, o suor também limpa os poros da pele e ajuda a liberação de gases que fazem mal ao organismo.

11. Sistema circulatório

O produto também estimula a circulação sanguínea e auxilia para que a quantidade adequada de oxigênio chegue aos tecidos do corpo. O resultado disso é que o corpo atinge uma boa taxa metabólica e o sistema imunológico é estimulado.

Além disso, ao melhorar a circulação em todo o corpo, os nutrientes e oxigênio chegam com mais eficiência em todos os cantos e o organismo fica saudável e funciona bem.

Como usar o óleo de mirra

Ele pode ser aplicado na pele, ser usado por meio de compressas e inalado com o auxílio de um destilador de óleos essenciais.

Ele também pode ser ingerido oralmente em sua forma in natura, ou seja, sem que tenha passado por processamentos. A indicação é utilizá-lo em saladas ou pratos frios. Entretanto, é importante consultar o médico a respeito da dosagem indicada de uso do produto. 

Cuidados com o óleo de mirra 

O óleo de mirra não é indicado para mulheres que estejam grávidas ou se encontrem em processo de amamentação de seus bebês. Ele também não deve ser utilizado de maneira excessiva.

O óleo pode intensificar a glândula tireoide, o que serve de alerta para quem sofre com problemas relacionados a ela, como é o caso do hipertireoidismo, em que há uma hiperatividade que produz um número excessivo de hormônios tireoidianos.

Para se certificar de que não tem alergia ao produto, recomenda-se fazer o seguinte teste de sensibilidade: aplicar uma pequena quantidade do óleo no braço e aguardar durante uma hora. Caso haja alguma reação indesejada como uma irritação, seu uso deve ser interrompido.

Antes de usar o produto para tratar alguma condição, consulte o seu médico, e não substitua o tratamento indicado pelo profissional apenas pelo uso do produto porque isso pode prejudicar a sua saúde.

Referências adicionais:

Você já conhecia o óleo de mirra e seus benefícios para o nosso organismo? Pretende utilizá-lo agora para aproveitá-los? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

7 comentários

  1. Muito boa pesquisa!! Obrigada. Abç

  2. Quantas gotas de mirra pode por no condicionador???

  3. Preciso deste óleo para eliminar gazes e para digestão, estou com problemas de intestino e gastrites preciso saber como tomar

  4. O óleo de mirra serve para quem acabou de ser machucar, e pode-se por em cima da ferida???

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*