11 Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 12/02/2020

Você certamente já deve ter ouvido falar do Dr. Pierre Dukan. Esse médico francês é o responsável pela criação do método de emagrecimento que leva o seu nome, a Dieta Dukan, conhecida por priorizar o alto consumo de proteínas em detrimento de outros nutrientes na alimentação.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Dr. Pierre Dukan ao descobrir quais são as suas principais dicas para emagrecer. Confira a seguir:

1. Comer berinjela

Uma recomendação do Dr. Pierre Dukan é incluir a berinjela nas refeições. E não é para menos: o alimento é pobre em calorias – são apenas 25 calorias encontradas a cada 100 g – e rico em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, potássio, vitamina C e fibras, que promovem a sensação de saciedade e ajudam a diminuir o apetite.

2. Cortar algumas frutas da alimentação

Quando pensamos em alimentação saudável, é comum que façamos uma associação às frutas, mas na visão de Dukan nem todas auxiliam à eliminação do excesso de peso e algumas devem desaparecer da dieta.

Uma delas é a banana e a razão apresentada para isso é que ele possui muito açúcar e poucas vitaminas e micronutrientes. As uvas também devem ser deixadas de lado devido ao seu alto teor de açúcar, assim como acontece com as cerejas. Outra fruta que não é indicada pelo médico é o figo.

3. Utilizar vinagre de cidra da maçã 

Segundo o Dr. Pierre Dukan, estudos científicos já mostraram que o vinagre de cidra da maçã auxilia a perda de peso. Assim, sua indicação é ingerir duas colheres de sopa. O ideal é consumir antes de uma refeição, para a auxiliar na quebra de proteínas e gorduras dos alimentos.

Entretanto, fica uma ressalva: por conta da acidez, a quantidade recomendada do ingrediente para cada pessoa pode diminuir. Além disso, quem possui estômago sensível ou histórico de úlceras não deve usar o vinagre.

4. Bebida termogênica 

Outra dica do Dr. Pierre Dukan para emagrecer é uma bebida termogênica, um chá que promove a aceleração do metabolismo e torna o processo de perda de gorduras mais eficiente. Ela é feita à base de pimenta vermelha e recebe o nome de Green-Cayenne. A indicação do médico é que a pessoa tome cinco copos de 200 ml diariamente da bebida, na temperatura mais gelada possível.

Confira como preparar a receita a seguir:

Ingredientes: 

  • 1 litro de água;
  • 20 g de folhas do chá de sua preferência;
  • 2 pitadas de pimenta cayenne (da mesma variedade da malagueta e da tabasco, capsicum frutescens);
  • Suco de 1 limão;
  • 4 sachês de adoçante.

Modo de preparo:

  1. Preparar o chá por infusão;
  2. Misturar a bebida com o limão, a pimenta e o adoçante. Passar para uma jarra e levar à geladeira.

5. O segredo da faca

Para o médico, até a maneira pela qual os alimentos são cortados pode contribuir com o emagrecimento. Por isso, um dos segredos revelados em seu site é arranjar uma faca bem afiada, escrever o seu nome nela e utilizá-la para cortar a carne da maneira mais fina que puder.

É que quanto mais fina ela for, mais os seus sabores serão desenvolvidos, absorvidos pela sua saliva e mais gostoso o alimento será na sua boca. E onde isso pode ajudar a perder peso? Ora, não é bem melhor seguir uma dieta com refeições saborosas do que comer o que o método manda por obrigação e depois ficar com vontade de ter um gostinho bom na boca?

6. Movimentar-se

Não basta cuidar da alimentação, também é importante praticar algum tipo de atividade física enquanto faz uma dieta para emagrecer. Isso porque enquanto uma pessoa está de dieta, o seu organismo entra em um modo de economia de energia. Para alguém que é sedentário, isso significa queimar pouquíssimas calorias.

Por outro lado, o Dr. Pierre Dukan explica que simplesmente fazer caminhadas diárias de 20 minutos já ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar processo de gasto de calorias.

7. Construir músculos

Fazer exercícios que trabalhem e incentivem a construção muscular também ajuda a perder peso. Um treino muscular que exige a resistência máxima gasta uma boa quantidade de calorias, não apenas durante a malhação, mas também depois de seu término.

Isso significa que quanto mais os seus músculos forem trabalhados, mais calorias você conseguirá queimar.

8. Aprender a amar a malhação

Nem todo mundo gosta de malhar e algumas pessoas enxergam a atividade física como uma punição ou tormento. Para o Dr. Pierre Dukan a solução para mudar essa situação é buscar modificar o pensamento em relação aos exercícios.

Em vez de imaginar o treino como um castigo, o jeito é pensar nele como um presente, uma oportunidade de se manter ativo. Outra tática é aproveitar cada chance que tiver para se exercitar e se lembrar que ser uma pessoa inativa é fator de risco para o aumento do peso.

9. Reduzir a retenção de líquido

A retenção de líquido, que causa aquela sensação de inchaço no corpo, não é amiga da perda de peso, já que atrapalha a eliminação de resíduos desnecessários ao organismo e deixa o emagrecimento mais lento.

Para o Dr. Pierre Dukan, há a opção de usar remédios diuréticos para resolver o problema, mas isso deve ser checado com um médico de confiança antes. Outra saída é utilizar meias elásticas de compressão, que trarão suporte às pernas e melhorarão a circulação.

Com isso, a circulação voltará mais rápido ao coração e passará com maior frequência pelos filtros dos rins. De acordo com o médico, essa tática ajudará a afinar as pernas e reduzir o peso corporal.

10. Privilegiar a ingestão de proteínas

Um item que não poderia faltar na nossa lista é a alta ingestão de proteínas na alimentação. Para o Dr. Pierre Dukan, é importante comer altas quantidades deste nutriente porque o organismo demora mais para processá-lo, o que mantém o estômago cheio por mais tempo e ajuda a controlar o apetite.

Além disso, como a quebra das proteínas é mais trabalhosa, ela também faz com que o corpo gaste mais calorias. Por exemplo, a cada 100 calorias de proteínas, são usadas 30 para processá-la. Já a cada 100 calorias de gorduras, somente 12 são utilizadas, e a cada 100 calorias de carboidratos apenas sete são gastas.

11. Cortar carboidratos e gorduras

Segundo a teoria do médico, é necessário limitar a ingestão de carboidratos para reduzir a produção do hormônio insulina. Este hormônio é responsável por enviar a mensagem que a gordura deve ser armazenada no corpo.

Já a gordura deve ser reduzida por ser pouco eficiente na redução do apetite e possuir uma quantidade alta de calorias por grama: enquanto as proteínas trazem quatro calorias por grama, as gorduras apresentam nove calorias na mesma proporção.

Dr. Pierre Dukan foi proibido de praticar a medicina em seu próprio país 

Por mais que seja conhecido mundialmente e sua dieta tenha sido adotada por famosas como a Duquesa de Cambridge Kate Middleton e a cantora e atriz americana Jennifer Lopez, o Dr. Pierre Dukan foi proibido de praticar a medicina na França, seu país de origem, pelo órgão nacional de medicina daquele país.

O médico foi acusado de utilizar a sua dieta para obter lucros e a Agência Francesa para a Segurança Alimentar afirmou que o programa de emagrecimento de Pierre Dukan traz problemas como insuficiência renal e riscos à saúde cardiovascular.

Na Espanha, no ano de 2011, a Associação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas classificou o método como uma fraude. Já a Associação Britânica de Dietistas cita a Dukan em uma lista de “cinco dietas de famosos a serem evitadas”.

Para se defender, o Dr. Pierre Dukan afirma que os seus colegas de profissão preferem manter a medicina atrasada no que se refere ao emagrecimento.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já conhecia o programa de dieta criado pelo Dr. Pierre Dukan para emagrecer? Já tentou fazer essa dieta? Quais foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “11 Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer”

  1. Já conhecia a dieta Dukan, através dos livros publicados pelo Dr. Pierre Dukan. Já fiz a dieta e obtive enorme êxito. Em menos de três meses perdi 10 quilos. A dieta é muito rígida. É penoso segui-la. Mas, como os resultados são rápidos, isso traz a motivação necessária para continuar. Não tive nenhum problema de saúde com a dieta. Ao contrário, observei melhora geral em tudo, principalmente na disposição. Adorei a dieta e a recomendo para quem tem alto grau de motivação. Já para quem é pouco capaz de seguir um programa extremamente rígido de alimentação, aconselho que procure outro caminho para emagrecer.